Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados

Mini Curso – Parte I As Forças que controlam a sua vida

www.SuperandoSeusLimites.com.br

Página 2 de 6

Como te falei, essa é a primeira etapa do mini-curso “Superando Seus Limites - Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados” que vou apresentar para você durante os próximos dias. Se entendermos como estamos condicionados a nos comportar podemos começar a mudar nosso comportamento e então ficar mais próximos dos nossos objetivos. Quero TE AJUDAR A TER SUCESSO, MELHORAR DE VIDA E CONQUISTAR SEUS OBJETIVOS. Você tem que saber o que você quer e tomar uma atitude em prol do seu objetivo – isso é o que falta! Então parece ser fácil atingir um objetivo. Eh só saber o que você quer, tomar uma atitude, ver se está funcionando o que você esta fazendo e mudar o que for preciso para atingir sua meta. Se é tão fácil porque as pessoas não fazem isso? A maior razão é MEDO. Medo de fracassar, medo de rejeição , medo do sucesso, medo da dor... Isso mesmo, vou repetir, medo da DOR... Existem 2 forças que movem todas as pessoas – Evitar DOR e Buscar PRAZER. São essas 2 forças que movem qualquer comportamento humano. Vou dar alguns exemplos aqui para você pensar: Por exemplo, uma mulher que acorda e passa maquiagem todo dia, faz isso porque quer se sentir mais atraente ou quer ser notada como mais atraente, isto é, obter mais prazer. Já uma pessoa que fica postergando o que tem que fazer (qualquer que seja a coisa, pode ser, um telefonema que seja) está evitando a dor. Aliás, a procrastinação é o contrario do que queremos que é usar ao máximo nossa força interior e expandir nosso potencial. Quantas vezes não ficamos postergando fazer alguma coisa e somente no prazo final resolvemos fazer – porque neste caso, “não fazer” seria ainda mais doloroso do que fazer.

www.SuperandoSeusLimites.com.br

Página 3 de 6

TUDO QUE FAZEMOS ESTA LIGADO A BUSCAR PRAZER E EVITAR DOR. Por exemplo uma dieta – o prazer de comer versus a dor de ficar gordo. Ou então ou o prazer de não comer versus a dor de não vestir uma roupa que gosta. E ainda, a motivação para “evitar dor” normalmente é maior que para “busca de prazer”. Tem vezes que as decisões são baseadas entre evitar uma dor ou evitar outra dor. Neste caso optamos pela opção que vai nos gerar menos dor. Nós podemos mudar tudo o que associamos com prazer e tudo o que associamos com dor e assim tomar controle da nossa vida. Muito do que estamos acostumados a associar se baseia nas nossas experiências do passado. Por exemplo, uma pessoa que se relacionou muito tempo com outra pessoa e depois de um tempo teve uma decepção, uma traição. Essa pessoa, muitas vezes, não vai mais querer se relacionar novamente porque passa a associar qualquer relacionamento com dor. Ou então vai se relacionar e quando estiver indo tudo bem ou ficando sério, ela vai se auto-sabotar. Auto-sabotar para dar tudo errado. Você já deve ter feito isso em relação a alguma coisa, né? Eu já... Qualquer que seja atitude que você queira tomar – parar de fumar, parar de comer em excesso, trabalhar mais... Em qualquer área – vida pessoal ou nos seus negócios, você tem que saber o que te gera dor e prazer, porque é isso que te direciona. Você tem que ser expert nisso para ter muito mais controle sobre sua vida. Saiba que você é constantemente manipulado por outras pessoas que têm esse conhecimento. Por exemplo, nas propagandas, sempre associam pessoas de sucesso com os produtos, isso é para te condicionar a ter uma sensação boa com o produto. Isso não ruim, mas é assim que funciona. E não é a toa que várias pessoas com muito sucesso tiveram muita dor antes de ter sucesso. Tanta dor que não conseguiram suportar e então

www.SuperandoSeusLimites.com.br

Página 4 de 6

resolveram tomar uma atitude de sair daquilo para evitar a dor. E essa foi a maneira que encontraram para atingir seus sonhos e ter sucesso. O SEU “FOCO” É A SUA REALIDADE. Toda vez que você está focado em alguma coisa, independente de ela estar acontecendo ou não, você já sente aquilo como sua realidade. Por isso, você tem que aprender a reconhecer hoje as associações que você faz automaticamente. O que você associa a dor e a prazer. Só assim, você conseguira começar a mudar as associações que não estejam te fazendo bem e que estejam contra o seu objetivo. Quando tiver postergando alguma atitude, foque em “se eu não fizer tal coisa vai ser mais doloroso do que se eu fizer”. Pense nisso com antecedência, não deixe a pressão da vida te levar. Use a dor e o prazer ao invés de permitir que a dor e o prazer te usem. O SEGREDO DO SUCESSO É TER O CONTROLE DA SUA VIDA. Foque em controlar o prazer e a dor e você vai mudar seu comportamento. Essa é nossa força interior. Será que você ainda não começou aquela dieta porque associa isso com dor? Será que você não está em busca de mais sucesso financeiro porque associa o dinheiro com dor? É, tem gente que associa dinheiro com dor... porque vai dar trabalho ter dinheiro então prefere ficar na zona de conforto. Ou então prefere não se relacionar com alguém a passar por algum desconforto que possa causa dor, sendo que muito provavelmente esse relacionamento seria positivo para você. Todos os dias você tem que usar sua força interior. Funciona como levantamento de peso – começa mais leve e vai aumentando conforme você passa a desenvolver mais força. A mesma coisa se aplica para sua força interior. Você tem que “treinar”, usá-la todos os dias para te mover para direção que você quer. Aliás, esse é nosso objetivo e é isso que vamos treinar aqui. Preste atenção no que está acontecendo com você.

www.SuperandoSeusLimites.com.br

Agora vou te passar um exercício para te ajudar, mas você tem que ser honesto com você mesmo. Só assim vai conseguir alguma mudança. Não deixe de fazer o exercício...Serio! Vai ser muito importante nesse processo de mudança que queremos atingir.

1-

Escreva 4 atitudes que você tem que tomar para sua vida hoje e que tem postergado ultimamente: (pode ser qualquer coisa que você acha que pode ser importante para você e você deixa de lado) – por exemplo, parar de fumar, começar uma dieta, falar eu te amo para alguém, fazer uma ligação de negócios, enviar um currículo.

2-

O que você associou de DOR com cada uma dessas atitudes no passado? (pensa bem, porque com certeza tem alguma coisa aí)

www.SuperandoSeusLimites.com.br

3-

Qual o prazer que você tem de não tomar cada uma dessas atitudes? (por exemplo, no caso de uma dieta, você tem o prazer de comer doce não começando a dieta)

4-

O oposto, escreva o vai te custar se você não tomar cada uma dessas atitudes daqui 1, 2, 3, 5 anos? (pense nisso e escreva de verdade, com emoção. Pode estar ligado a físico, financeiro, pode te custar relações com as pessoas, sua própria autoestima).

5-

O que você vai ganhar se tomar cada uma dessas atitudes agora? (exemplo, vou ganhar controle da minha vida, vou ganhar autoconfiança, vou ganhar um relacionamento mais forte...)

www.SuperandoSeusLimites.com.br