STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET Neste STK mostraremos como instalar e configurar o driver Genérico Somente Texto com a impressora DR700 Ethernet, no Windows. Premissas: 1. Ter uma mini-impressora modelo DR700 Ethernet 2. Um computador com Windows instalado 3. Ter um servidor DHCP instalado 4. Ter o MAC-ADDRESS da Impressora
Este STK divide-se em 4 partes: 1. Configurando IP Estático e IP Dinâmico na impressora DR700 Ethernet. 2. Amarrando o MAC-ADDRESS da impressora DR700 Ethernet a um IP do servidor DHCP 3. Como instalar a DR700 Ethernet com o driver Genérico Somente Texto 4. Como configurar o Genérico Somente Texto.
1. Configurando IP Estático e IP Dinâmico na impressora DR700 Ethernet A impressora DR700 ETH usa por padrão de fábrica o tipo Dinâmico de IP. Então quando fazemos um auto teste pelo painel da impressora, a mesma irá indicar qual o IP ela reconheceu como disponível na rede. Na imagem abaixo é mostrado um auto teste e em destaque as Configurações de Rede.
Agora sabemos qual é o IP da impressora! Vamos alterar o tipo de IP, de Dinâmico para Estático, seguindo os passos abaixo:
1
Abra o browser de sua preferência e digite o IP encontrado no auto teste. Após digitar e pressionar Enter, será mostrada uma tela de Login como a imagem abaixo:
O login e senha padrão são “admin”. Após se logar, clique na aba Configurações, serão mostradas as opções de IP “Dinâmico” e “Estático”. Como nossa impressora está com IP Dinâmico, vamos alterar para IP Estático e definir um novo IP para nossa DR700 ETH. Não se esqueça de clicar no botão “Salvar” após ter feito a definição do novo IP. Veja como ficou:
2
Observação: Caso sua impressora esteja em IP Estático e você deseja passar para IP Dinâmico, o processo de alteração é o mesmo da ETAPA 1 deste STK. Vejam no auto teste abaixo que as Configurações de Rede foram alteradas.
Feito! Tipo de IP e IP alterados. 2. Amarrando o MAC-ADDRESS da impressora DR700 Ethernet a um IP do servidor DHCP
Obtendo o MAC-ADDRESS da impressora O MAC-ADDRESS da impressora esta impresso em uma etiqueta que esta abaixo da impressora, para isso vire a impressora e anote o MAC-ADDRESS que esta nesta etiqueta, lembrando que o formato do MAC-ADDRESS é semelhante a esse abaixo: 10-88-0F-00-32-2F Apos ter obtido o MAC-ADDRESS da impressora mostraremos a seguir como vinculá-lo com o DHCP de 4 sistemas operacionais sendo eles:
Windows Server 2003 Windows Server 2008 Linux Debian Linux Fedora
3
1. Windows Server 2008 Vinculando um IP ao MAC-ADDRESS Para executar esse passo vamos abrir o DHCP clicando em “Start” -> “Administrative Tools” -> “DHCP”, conforme mostrado na imagem abaixo:
Clique sobre o nome do computador e expanda as opções clicando no sinal de [+] ao lado do nome do computador, expanda também a opção “IPV4” e a opção “Scope[192.168.210.0]testes” deixando a sua tela assim como a imagem abaixo:
4
Após feito isso clique em “Reservatons” com o botão direito do mouse e escolha a opção “New Reservation” abrindo assim a tela demonstrada na imagem abaixo:
Na imagem acima preencha todos os campos: Reservation name: Neste campo você ira fornecer um nome, no nosso caso escolhemos DR700 D-Printer, porem esse nome fica à sua esolha IP address: Neste campo você ira reservar um IP para a sua impressora, no nosso exemplo escolhemos o IP 192.168.210.156 MAC address: Neste campo você ira fornecer o MAC-ADDRESS que você obteve da etiqueta que esta abaixo da sua impressora. Lembramos que o MAC-ADDRESS da impressora devera ser fornecido sem nenhum tipo de separador tais como [:\-{,.] Descripion: Neste campo você fornecera uma descrição sobre o motivo de você reservar esse IP, no nosso caso colocamos que é uma “Impressora Ethernet” Supported types: escolha a opção “DHCP” Após feita as configurações acima clique em “Add” Feito corretamente os passos acima você poderá notar que foi reservado um IP para a sua impressora, e este IP esta vinculado ao MAC-ADDRESS da sua impressora, conforme mostra a imagem abaixo:
5
Agora você poderá fechar o DHCP e em qualquer ponto de rede funcional e ligado ao DHCP que você conectar a impressora ela recebera o IP que você reservou para ela.
2. Windows Server 2003 Vinculando um IP ao MAC-ADDRESS Para executar esse passo vamos abrir o DHCP clicando em “Start” -> “All Programs” -> “Administrative Tools” -> “DHCP”, conforme mostrado na imagem abaixo:
6
Clique sobre o nome do computador e expanda as opções clicando no sinal de [+] ao lado do nome do computador, expanda também a opção “Scope[192.168.210.0]testes” deixando a sua tela assim como a imagem abaixo:
Após feito isso clique em “Reservatons” com o botão direito do mouse e escolha a opção “New Reservation” abrindo assim a tela demonstrada na imagem abaixo:
Na imagem acima preencha todos os campos: Reservation name: Neste campo você ira fornecer um nome, no nosso caso escolhemos DR700 D-Printer, porem esse nome fica à sua esolha IP address: Neste campo você ira reservar um IP para a sua impressora, no nosso exemplo escolhemos o IP 192.168.210.156
7
MAC address: Neste campo você ira fornecer o MAC-ADDRESS que você obteve da etiqueta que esta abaixo da sua impressora. Lembramos que o MAC-ADDRESS da impressora devera ser fornecido sem nenhum tipo de separador tais como [:\-{,.] Descripion: Neste campo você fornecera uma descrição sobre o motivo de você reservar esse IP, no nosso caso colocamos que é uma “Impressora Ethernet” Supported types: escolha a opção “DHCP” Após feita as configurações acima clique em “Add” Feito corretamente os passos acima você poderá notar que foi reservado um IP para a sua impressora, e este IP esta vinculado ao MAC-ADDRESS da sua impressora, conforme mostra a imagem abaixo:
Agora você poderá fechar o DHCP e em qualquer ponto de rede funcional e ligado ao DHCP que você conectar a impressora ela recebera o IP que você reservou para ela.
3. Linux Debian Vinculando um IP ao MAC-ADDRESS Para executar esse passo vamos abrir o arquivo de configuração do DHCP, no qual vincularemos um IP ao MACADDRESS da impressora, para isso va até a Console do Debian faça o loggin como Administrador e execute o seguinte comando para abrir o arquivo de configuração do DHCP.
nano /etc/dhcpd3/dhcpd.conf Após aberto o arquivo de configuração do DHCP incluiremos esta seguinte estrutura de configuração: host NomeDoHost { hardware ethernet MacAddress; fixed-address IP; }
8
Os campos a serem substituídos na estrutura acima são: NomeDoHost = Este é um nome a sua escolha que será utilizado para identificar a impressora no DHCP, no nosso caso iremos utilizar FS700D-Printer,lembramos que não deve ter espaço no nome. MacAddress = Este é MacAddress da sua impressora que você obteve na etiqueta abaixo dela. IP = Neste campo você colocara o IP que você quer definir para a sua impressora. Desta forma a estrutura ficara assim: Host FS700D-Printer { hardware ethernet 10:88:0F:00:32:2F; fixed-address 192.168.210.156; } Após incluído a estrutura de configuração acima iremos salvar e fechar o arquivo de configuração, para isso aperte CTRL+O e de um enter, depois aperte CTRL+X para fechar. CTRL+O [ENTER] = Salva o arquivo CTRL+X = Fecha o aquivo Feito o procedimento acima iremos dar um restart no DHCP para que as novas configurações entrem em vigor, então digite a seguinte linha de comando para dar o restart: /etc/init.d/dhcp3-server restart
Agora você poderá sair do Servidor e em qualquer ponto de rede funcional e ligado ao DHCP que você conectar a impressora ela recebera o IP que você reservou para ela.
4. Linux Fedora Vinculando um IP ao MAC-ADDRESS Para executar esse passo vamos abrir o arquivo de configuração do DHCP, no qual vincularemos um IP ao MACADDRESS da impressora, para isso va até a Console do Fedora faça o loggin como Administrador e execute o seguinte comando para abrir o arquivo de configuração do DHCP.
nano /etc/dhcp/dhcpd.conf Após aberto o arquivo de configuração do DHCP incluiremos esta seguinte estrutura de configuração:
9
host NomeDoHost { hardware ethernet MacAddress; fixed-address IP; } Os campos a serem substituídos na estrutura acima são: NomeDoHost = Este é um nome a sua escolha que será utilizado para identificar a impressora no DHCP, no nosso caso iremos utilizar FS700D-Printer,lembramos que não deve ter espaço no nome. MacAddress = Este é MacAddress da sua impressora que você obteve na etiqueta abaixo dela. IP = Neste campo você colocara o IP que você quer definir para a sua impressora. Desta forma a estrutura ficara assim: Host FS700D-Printer { hardware ethernet 10:88:0F:00:32:2F; fixed-address 192.168.210.156; } Após incluído a estrutura de configuração acima iremos salvar e fechar o arquivo de configuração, para isso aperte CTRL+O e de um enter, depois aperte CTRL+X para fechar. CTRL+O [ENTER] = Salva o arquivo CTRL+X = Fecha o aquivo Feito o procedimento acima iremos dar um restart no DHCP para que as novas configurações entrem em vigor, então digite a seguinte linha de comando para dar o restart: service dhcpd restart
Agora você poderá sair do Servidor e em qualquer ponto de rede funcional e ligado ao DHCP que você conectar a impressora ela recebera o IP que você reservou para ela.
3. Como Instalar a DR700 Ethernet com o driver Genérico Somente texto. I- No menu Iniciar >> Dispositivos e Impressoras, clique com o direito do mouse, em qualquer ponto em branco da tela e escolha a opção Adicionar Impressora. II- Irá aparecer uma tela, com de configuração, Clique na opção Adicionar uma Impressora Local de rede, sem fio ou Bluetooth, em seguida será aberta a seguinte tela:
10
III- Clique em A impressora que desejo não esta na lista. IV- Selecione nesta próxima tela a opção Adicionar uma impressora usando endereço TCP/IP ou nome de host e clique em Avançar
V- Na próxima janela que sera aberta, no campo Tipo de dispositivo selecione a opção Dispositivo TCP/IP, em Nome do host ou endereço IP digite o IP que a impressora DR700 ETHERNET esta, o campo Nome da porta é preenchido automaticamente, mas você pode alterar para o nome que deseja.
11
VI- Após o Windows detectar a porta TCP/IP que criamos no passo anterior, irá aparecer uma tela pedindo mais informações sobre ela, selecione a opção Personalizado e clique em Configurações.
12
VII- Será exibida a tela para configurar a porta criada, altere o campo Número da Porta para 2000 e clique em OK e depois em Avançar
VIII – Na tela de instalação do driver de impressora, selecione o fabricante Generic, impressora Generic / Text Only e clique em Avançar
IX – Na próxima tela digite o nome que deseja colocar na impressora e clique em Avançar
13
X – Como estamos trabalhando com uma impressora Ethernet, você pode selecionar a opção Não compartilhar esta impressora e clique em Avançar
XI – Na próxima tela mostrada você pode selecionar se a impressora instalada sera a impressora padrão utilizada pelo Windows, para finalizar clique em Concluir. Pronto, a impressora DR700 ETHERNET já esta instalado como uma impressora genérica no Windows!
5. Como configurar o Genérico Somente texto. I- Localize o ícone da impressora genérica que acabamos de instalar, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção preferências de impressão. II- Nesta tela, escolha a aba papel e qualidade e clique na seta que expande exibindo dessa forma a lista de opções, conforme tela a seguir e escolha cortar a folha e clique em OK.
14
Controlando o salto de linhas: Na guia Comandos da Impressoras utilizando o comando C em Iniciar trabalho de impressão estamos configurando a impressora para pular 5 linhas podemos controlar o salto de linhas colocando o numero que for necessário, no exemplo foi colocado 5 mas pode ser qualquer numero por exemplo: 10, 08, 12. Acionando a guilhotina após a finalização da impressão: Caso a impressora tenha guilhotina podemos usar o comando m no campo Finalizar Trabalho de Impressão pois no momento que acabar a impressão conforme a configuração do salto de linhas ela irá cortar o papel.
Clique em aplicar e OK, na sequência faça novo teste de impressão, se parar o avanço na posição correta para o corte então processo concluído. Caso ainda sobre muito papel, veja como configurar o tamanho da página Apêndice A que se encontra no final deste STK.
APÊNDICE A Como criar um novo formulário de papel com medidas especificas: Existem programas específicos que não podem cortar o papel ou terminar a impressão juntamente com a finalização do texto, acarretando na impressão da pagina A4 inteira (inclusive as partes em branco da folha). Para controlar esta área de impressão do papel você poderá utilizar o recurso de criação de um novo formulário de papel, para fazer isto siga atentamente os passos abaixo: Acesse Iniciar > Painel de controle > Ferramentas Administrativas. Ao abrir a tela de “Ferramentas Administrativas” clique em “Gerenciamento de Impressão”.
15
Clique em Servidores de Impressão, depois com o botão direito do mouse clique em Formularios e na listagem selecione: Gerenciar Formularios . Em seguida marque a opção Criar um novo formulario.
Coloque um nome de sua de preferência clique em salvar, e selecione as medidas para o novo formulario:
Clique em Aplicar e/ou em OK para finalizar a criação de sua página.
Agora precisamos configurar o driver da impressora para que ela possa trabalhar com o formulario criado. Vá em Iniciar > Dispositivos e Impressoras. Clique com o botão direito sobre o icone da impressora trabalhada, em seguida Propriedades da impressora. Clique no botão Preferências, que abrirá a seguinte janela:
16
Clique em “Avançado”, e ao abrir a janela, escolha o papel que criamos no inicio. Pronto! O driver da impressora trabalhará com o papel selecionado. No caso de dúvidas faça contato com nossa equipe de integração e desenvolvimento: Ligação Gratuita: 0800 770 3320 E-mails:
[email protected],
[email protected],
[email protected],
[email protected],
[email protected],
[email protected],
[email protected],
[email protected] Skypes: ddc_suporte_daruma, suporte_ddc_daruma, desenvolvedores_suporte_daruma, suporte_desenvolvedores_daruma, desenvolvedores_daruma, suporte_daruma, suporte_alexandre_daruma, claudenir_andrade
17