MUDANÇAS SUSTENTÁVEIS PARA A SUA VIDA!
No mundo moderno, onde a matéria-prima está escassa, o ar e a água estão poluídos, o lixo se acumula em locais impróprios, poluindo mananciais de águas subterrâneos, medidas urgentes precisam ser tomadas para que as próximas gerações possam usufruir das praias,
florestas, de respirar um ar limpo. Precisamos rever nossos hábitos adotando pequenas mudanças nas nossas vidas que vão revolucionar o jeito que vivemos.
SEPARE SEU LIXO RECICLÁVEL O problema do lixo é muito sério no mundo todo. E
no Brasil estamos entre os piores do mundo nesse quesito. Hoje, apenas 3% das cidades brasileiras reciclam seu lixo e praticamente todas possuem aterros irregulares. Separar o lixo reciclável ajuda muito a diminuir a quantidade de lixos em aterros e também nos oceanos já que esse lixo chega no mar através dos esgotos e pelo vento.
ECONOMIZE ÁGUA A água no mundo é um recurso finito. Desde que o planeta foi formado até hoje existe praticamente a mesma quantidade de água, ela
apenas está em locais diferentes, muitas vezes poluída e imprópria. A água que tomamos banho e que lavamos roupa vai parar no esgoto e fica ainda mais poluída. O reuso dessa água já é uma realidade em países de primeiro mundo, o que pouco acontece ainda no Brasil, infelizmente. Por isso, tome banhos mais curtos, lave roupas somente quando tiver uma quantidade grande para encher uma máquina e evite o desperdício ao lavar
louças. A água é nosso bem mais precioso e é escasso. Economize e faça bom uso dela.
NÃO USE AUTOMÓVEIS PARA CURTAS DISTÂNCIAS No Brasil, poucas pessoas realmente se arriscam a andar de bicicleta pelas avenidas e ruas das grandes cidades. O transporte público ainda está longe de ser considerado bom e os metrôs ainda não chegam em todos os lugares. O jeito é sair de carro, muitas vezes pela falta de transporte público, segurança ou pressa mesmo. Em algumas cidades ainda podemos usar a bicicleta como meio de transporte para curtas distâncias, sair a pé ou até mesmo pegar caronas. Hoje, aplicativos de celular permitem que você pegue caronas, já é uma realidade para quem não tem carro ou para quem não quer tirar o carro da
garagem para se deslocar.
TROQUE AS LÂMPADAS POR LED Muito menos agressiva ao meio ambiente, a lâmpada de LED já é considerada a tendência para o futuro da iluminação, em especial pela economia e durabilidade e menor agressão ao meio ambiente. Trocar as lâmpadas convencionais pelas de LED é uma forma de contribuir com a sustentabilidade, pois são ecologicamente corretas, além de apresentarem outras vantagens, como: • Economia de 50% a 90% no consumo mensal; • Duram mais que as outras lâmpadas (cerca de 10 anos!);
• Consomem menos recursos naturais em sua fabricação; • Não contêm metais pesados, como chumbo e mercúrio, facilitando o descarte; • Não emitem radiação ultravioleta ou infravermelha e, por isso, não causam danos à saúde (olhos e pele).
REDUZA O USO DE EMBALAGENS E SACOS PLÁSTICOS Prefira levar as frutas, verduras e legumes sem saco plástico ou embalagem de isopor. A opção de produtos sem embalagens existe em todos os
mercados. Se cada um fizer sua parte conseguimos mudar essa prática que faz parte da cultura de consumo. DICA: Leve sua sacola de casa para carregar as
frutas e legumes.
DIMINUA O CONSUMO DE CARNE Sabemos que a agropecuária é uma das principais
causas do desmatamento e da poluição da atmosfera. Uma vaca toma em média 80 litros de água por dia, outro fator importante para diminuir o consumo de carnes.
O consumo de carne no mundo ao contrário do que as pessoas pensam, está só crescendo e com isso o meio ambiente sofre muito. Repense seu consumo, reduza o consumo de carne.
REUTILIZE EMBALAGENS E POTES EM VEZ DE RECICLAR O reuso é a nova alternativa para uma vida
sustentável. Reutilizar potes e embalagens pode ser uma alternativa a reciclagem já que a mesma gasta água, energia elétrica e combustível. A logística reversa também é uma opção, mas o próprio transporte dessas embalagens também gasta combustível e ainda não é a solução perfeita. Reuse, reinvente!
EVITE PRODUTOS TRANSGÊNICOS Sabemos que a maioria dos grãos e vegetais que
consumimos ainda são transgênicos, mas cada dia que passa o orgânico vem ganhando espaço no mercado. Apesar do preço quase sempre mais alto, vale muito a pena reduzir o consumo de produtos industrializados e adotar o consumo de orgânicos. Uma alimentação orgânica pode evitar muitas doenças e ainda é benéfico para o meio ambiente.
NÃO USE COPOS DESCARTÁVEIS Apesar de sabermos que o plástico é o lixo mais
encontrado nos oceanos e que sua reciclagem está longe de ser ideal, ainda assim consumimos muitos produtos que contêm plástico. O reuso de copos e utensílios é a melhor solução para o mundo, já que novas matérias primas não estão sendo criadas e processadas. DICA: Leve sua caneca de casa para o trabalho e evite ao máximo consumir copos de plástico.
EM SUAS COMPRAS, USE SACOLAS REUTILIZÁVEIS E CAIXAS DE PAPELÃO Segundo o Ministério do Meio Ambiente, entre
500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo anualmente. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora! Achou muito? A natureza também. Só depende da gente diminuir a produção de sacolas evitando o uso delas, optando por sacolas reutilizáveis e caixas de papelão. Essas sacolas são
leves e com isso são levadas pelo vento até florestas e oceanos, poluindo o meio ambiente.
COMPRE ROUPAS EM BRECHÓS Algumas pessoas têm a teoria de que existe muita
roupa já no planeta, o suficiente para muitas gerações, mas o mercado da moda faz com que as pessoas pensem que elas precisam sempre estar renovando seu guarda roupa. Na Europa, as feiras de troca já existem a décadas e estão crescendo cada vez mais. No Brasil, as pessoas estão descobrindo os brechós e percebendo que uma peça de roupa pode ser reutilizada por muitos anos. Repense seu consumo, crie alternativas e ouse ser diferente.
PESQUISE A PROCEDÊNCIA DOS PRODUTOS QUE VOCÊ USA Quando for comprar uma roupa ou um produto
para sua casa, como eletrônicos ou utensílios, procure saber onde foi produzido, que tipo de empresa fábrica, como essa empresa lida com o meio ambiente.
Não estamos dizendo para você não comprar, apenas se informe para saber mais sobre o que está consumindo.
NÃO USE O AR CONDICIONADO SE NÃO FOR REALMENTE NECESSÁRIO Esse aparelhos contribuem para que as
temperaturas subam ainda mais no futuro, pois emitem gases responsáveis pelo efeito de estufa. Isso porque eles funcionam com fluidos produtores de frio à base de hidrofluorcarbonos (HFC), substâncias com poder de aquecimento 1.300 vezes superior ao do gás carbônico (CO2), o mais conhecido dos gases responsáveis pela mudança do clima. Além de serem prejudiciais ao nosso sistema respiratório, causando alergias. A opção mais sustentável ainda é o ventilador, que usa o ar natural para refrescar o ambiente, gastando pouquíssima energia elétrica.
ECONOMIZE (E REAPROVEITE) PAPÉIS Na era digital, podemos e devemos usar o mínimo
possível papéis, mesmo que reciclados. Cada tonelada de papel produzido, precisamos derrubar 11 eucaliptos. Hoje temos a opção de escrever emails, fazer anotações, rascunhos e ler livros digitais, sem derrubar nenhuma árvore. O plantio do eucalipto é extremamente prejudicial ao meio ambiente pois além de ter que desmatar a vegetação nativa, ele deixa o solo estéril por um bom tempo. Reuse papéis em branco de cadernos velhos para rascunhos e o seu bloco de notas do computador e do celular.
DÊ PREFERÊNCIA PARA PRODUTOS ORGÂNICOS DE PEQUENOS PRODUTORES Em sua maioria, a produção orgânica provém de
pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos, o cultivo orgânico prende o homem à terra e revitaliza as comunidades rurais. O cultivo orgânico dispensa os agrotóxicos e adubos químicos, utilizando a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o cuidado manual dos canteiros. É o procedimento contrário da agricultura convencional que se apoia no petróleo como insumo de agrotóxicos e fertilizantes e é a base para a intensa mecanização.
PLANTE ÁRVORES Essa é uma atitude que nunca "sai de moda". O
mundo precisa muito de áreas verdes. Na maioria dos países de primeiro mundo, a criação de parques e zonas verdes está em crescimento. No Brasil, estamos indo na contramão: nas cidades, criamos parques pequenos demais para o número de árvores que são derrubadas e cortadas ilegalmente, aumentando assim as temperaturas da região. Se cada um plantasse uma árvore perto de sua casa, com certeza teríamos uma cidade mais verde e mais fresca e, consequentemente , a temperatura do mundo mais equilibrada.
PREFIRA CARROS ECONÔMICOS (E NÃO O “CARRO DA MODA”) O CO2 é o maior poluidor da nossa atmosfera e está
destruindo nossa camada de ozônio e nossos corais, fonte primária de oxigênio do nosso planeta. Opte por carros pequenos, econômicos e use apenas quando necessário.
FAÇA A COMPOSTAGEM DO LIXO ORGÂNICO A reciclagem do lixo não orgânico já é bem
conhecida e está cada dia mais popular no Brasil mas a reciclagem dos orgânicos ainda é raridade. Ter uma composteira em casa, também conhecida por "minhocasa", aquelas caixas com terra e minhocas que você coloca seu lixo orgânico e ele vira adubo, é uma ótima opção para o seu lixo não ir parar nos aterros que poluem os reservatórios de água subterrâneos. Adote essa ideia simples que causa um grande impacto positivo no meio ambiente.
QUANDO FOR CONSTRUIR UMA CASA, OPTE POR MATERIAIS ALTERNATIVOS... ...reciclados e até mesmo reutilizados. O desperdício
de uma obra chega a mais de 15 % de todo o material e o entulho vai direto pro aterro sanitário, sendo assim, extremamente prejudicial ao meio ambiente. Acompanhe a obra de sua casa e escolha profissionais que tenham consciência ambiental.
INFORME-SE SOBRE NOVAS (E ANTIGAS) TECNOLOGIAS Procure ler e se informar sobre as novidades em
tecnologia, mas conheça as antigas também. O modo antigo de viver nos ensina muitas coisas que podemos retomar nas nossas vidas e começar um movimento de mudança. A informação que transforma é um modo de mudar seu jeito de pensar e de mudar o mundo. Leia sobre esses os problemas do meio ambiente e também sobre as inúmeras soluções que o homem criou com sua incrível
criatividade. Coloque em prática!
SEJA ROUTE! Acompanhe o nosso trabalho e participe:
projetoroute.com.br
[email protected]