Rio 2016: Copacabana e Lagoa terão esquema especial de tráfego para provas de Triatlo Uma das mais importantes áreas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a região de Copacabana irá receber as competições de triatlo nos dias 18 e 20 de agosto. O triatlo combina atividades de natação, de ciclismo e de corrida em uma mesma prova. A operação especial para o evento terá proibição de estacionamento, pontos de bloqueio e de acessos de pedestres. Para a realização da prova de Triatlo Masculino, foram iniciados fechamentos no bairro no dia 13 de agosto, com o bloqueio da pista junto à orla da Avenida Atlântica, entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Miguel Lemos, para a montagem da estrutura da prova . Nos dias de prova, o circuito dos atletas passará pela Av. Atlântica, entre as ruas Francisco Otaviano e Santa Clara; Rua Djalma Ulrich; Rua Prof. Gastão Bahiana; Av. Epitácio Pessoa; Av. Henrique Dodsworth (Corte do Cantagalo) e Rua Miguel Lemos. Toda a operação contará com 170 controladores da CET-RIO e agentes da Guarda Municipal. Serão empregados também 10 veículos operacionais e 30 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Serão utilizados 21 painéis de mensagens variáveis - entre fixos e móveis - que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego já a partir da semana anterior ao evento. Além disso, cinco reboques da CET-RIO serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo. O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento da área, para que os técnicos da CET-Rio possam implantar ajustes na programação dos semáforos, de acordo com as condições do trânsito.
Principais Interdições: Da 0h do dia 13 (sábado) às 6h do dia 21 (domingo) de agosto - Av. Atlântica, pista junto à orla, entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos; Dias 17 (quarta-feira) e 19 (sexta-feira) de agosto, de 7h às 10h - Interdição da pista junto às edificações da Av. Atlântica, entre a Rua Joaquim Nabuco e a Rua Francisco Sá e no trecho da Rua Miguel Lemos até a Rua Bolívar; - Inversão da mão da pista junto às edificações da Avenida Atlântica, entre a Rua Francisco Sá e a Rua Miguel Lemos. Dias 18 (quinta-feira) e 20 (sábado) de agosto, nos seguintes horários: 0h até 16h - Avenida Atlântica, em ambos os sentidos, entre a Rua Francisco Sá e a Rua Santa Clara.
6h às 14h - Rua Djalma Ulrich; - Rua Gastão Bahiana; - Rua Presidente Afonso Lopes; - Rua Percy Murray, em toda a sua extensão; - Av. Epitácio Pessoa, entre a Rua Prof. Gastão Bahiana e Av. Henrique Dodsworth. 8h às 14h - Rua Miguel Lemos; - Avenida Henrique Dodsworth (Corte do Cantagalo). 10h30 às 13h - Rua Pompeu Loureiro, entre a Rua Constante Ramos e a Av. Henrique Dodsworth; - Rua Barata Ribeiro, entre a Rua Figueiredo de Magalhães e a Rua Sá Ferreira; - Rua Leopoldo Miguez; - Travessa Cristiano Lacorte; - Av. Nossa Senhora de Copacabana, entre a Rua Francisco Sá e a Rua Miguel Lemos; - Rua Aires Saldanha. 16h às 20h - Av. Atlântica, pista junto às edificações, entre as ruas Joaquim Nabuco e Francisco Sá.
Proibição de estacionamento:
O estacionamento estará proibido da seguinte forma: Das 21h do dia 15 de agosto até 17h do dia 20 de agosto - Rua Miguel Lemos, entre a Av. Atlântica e Av. N. Senhora de Copacabana; - Av. Atlântica, entre as ruas Francisco Otaviano e Rodolfo Dantas; - Rua Gastão Bahiana; - Rua Djalma Ulrich; - Avenida Epitácio Pessoa, entre o número 2.040 e a Av. Henrique Dodsworth (Corte do Cantagalo).
Das 17h do dia 16 de agosto até 17h do dia 20 de agosto - Rua Aires Saldanha; - Rua Leopoldo Miguez, entre a Rua Porf. Gastão Bahiana e a Rua Xavier da Silveira; - Rua Sá Ferreira, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a R. Raul Pompeia; Os locais terão sinalização específica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas. A SEOP, Secretaria de Ordem Pública, atuará com reboques em pontos estratégicos para reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
Recomendações importantes - Moradores que estacionam seus veículos em vias impactadas pelas provas devem buscar vagas em outros pontos; - Não será permitido o acesso de veículos no circuito das provas, em caso de emergência apenas ambulâncias e veículos de socorro poderão acessar a área bloqueada; - Respeite os locais de restrição de circulação, atentando para dias e horários; - Evite circular em Copacabana, Lagoa e adjacências durante o horário dos bloqueios; - Dê preferência ao transporte público durante o período de interdição. - Usuários de ônibus devem ficar atentos às alterações nas rotas das linhas que passam pelo bairro. - Planeje a chegada à cidade e a ida aos eventos com antecedência; - Respeite os locais de proibição de estacionamento; - Para sua segurança, os pedestres só devem atravessar nos locais com semáforos e/ou indicados pela sinalização específica.