REVISÃO ENEM ARTES
Vamos relembrar três tópicos fundamentais para realizarmos uma boa leitura da imagem? 1) Observação atenta: dedique alguns instantes para observar com atenção a imagem presente na questão. Você já viu algo parecido antes? Caso ela esteja acompanhada de um texto verbal, é possível fazer alguma relação entre eles? 2) Fique de olho na legenda: imagens geralmente são acompanhadas por legendas. As informações ali contidas, tais como autor, título, materiais e data, são fundamentais para que tenhamos novas pistas a respeito da obra ou para que possamos confirmar aquilo que já sabemos sobre ela. 3) Tenha contato com a História da Arte: quanto mais conhecimento você tiver a respeito de artistas e movimentos artísticos, mais chances terá de acertar as questões. De um modo geral, podemos dividir a produção artística ocidental em três grandes momentos:
Arte Clássica: possui como principais características a predominância do realismo, beleza e harmonia nas obras. O primeiro período da Arte Clássica ocorreu na Grécia Antiga (aproximadamente século V a.C). Retomadas importantes dessa arte ocorreram durante o Renascimento (século XVI) e o Neoclassicismo (século XVIII).
Arte Moderna: a ruptura com os ideais de beleza, harmonia e realismo da Arte Clássica motivou o surgimento de novas formas de produzir arte. Geometrizar, abstrair, deformar e sintetizar suas obras foram algumas das propostas realizadas pelos artistas durante esse período. Embora no final do século XIX já tenhamos produções artísticas consideradas modernas, foram as cinco primeiras décadas do século XX os momentos mais efervescentes dessa arte.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Arte Contemporânea: como o próprio nome indica, trata-se da arte do nosso tempo. Ou seja, da Arte Atual. A principal característica dessa arte é a liberdade para utilizar técnicas e materiais de última geração, assim como realizar uma obra com recursos e procedimentos antigos. Os anos 1960 são considerados o começo da Arte Contemporânea, quando variadas formas de expressão artísticas começaram a ser utilizadas. Trata-se do momento em que a mensagem que o artista deseja transmitir com sua obra é seu aspecto mais relevante.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
PRINCIPAIS PERÍODOS DA ARTE BRASILEIRA
Barroco: predominantemente religioso, o estilo Barroco teve seu apogeu em Minas Gerais, no séc. XVIII. Pode ser reconhecido pelo aspecto ornamental e decorativo presente nas Igrejas desse período, nas quais foram utilizadas matérias primas encontradas no Brasil, como madeira e pedra-sabão. Aleijadinho é seu principal representante.
Academicismo: também conhecida como Arte Acadêmica. Trata-se de um modo tradicional de pinturas e esculturas. Possui como base os princípios da Arte Clássica. A criação da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1826, foi um marco para a consolidação dessa arte no país. Arte Moderna: teve seu começo oficial, no Brasil, a partir da famosa Semana de Arte Moderna de 1922. Nesta ocasião, os artistas apresentaram ao público obras inspiradas nos movimentos artísticos que estavam sendo desenvolvidos na Europa, grande centro produtor de Arte Moderna naquele momento. Movimento Antropofágico: idealizado por Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Raul Bopp, o Movimento Antropofágico (1928) desejava apropriar-se da Arte Moderna desenvolvida na Europa e, ao misturá-la com elementos da cultura popular brasileira, criar uma arte brasileira original.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017