REGULAMENTO DESAFIO DE IDEIAS
1. APRESENTAÇÃO A entidade ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção com sede nesta Capital do Estado de São Paulo, na Rua Marques de Itu, nº 968, Vila Buarque, CEP 01223-000, inscrita no CNPJ/MF sob nº 62.673.454/0001-80, em parceria com o Senai Francisco Matarazzo irá promover o Desafio de Ideias. Autorização 2º Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Capital – SP. Microfilme: 3646457.
2. INTRODUÇÃO Em fevereiro de 2017, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) completou 60 anos de atividades representando os interesses do setor Têxtil e de Confecção, e sendo considerada uma das mais importantes entidades de classe do país. Ao longo deste ano comemorativo, a entidade está promovendo uma série de ações para celebrar esse importante marco de sua história. O Desafio de Ideias é mais uma realização prevista dentro deste escopo: uma atividade que visa aproximar a indústria da educação tecnológica, com base nos conceitos de inovação aberta. Veja, a seguir, todas as informações necessárias para participar de mais este evento dos 60 anos da Abit! A Abit acredita na união entre indústria e faculdade como um importante fator de competitividade. Pensando nisso, por meio de uma parceria com o Senai Francisco Matarazzo, a Abit e o Senai-SP convidam alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo (Senai-SP) e do Istituto Europeo di Design de São Paulo (IED São Paulo) e empresas associadas para, juntos, trabalharem e encontrarem soluções inovadoras para desafios do setor Têxtil e de Confecção. O Desafio de Ideias é um concurso técnico-cultural criado e promovido pelo Senai-SP, que envolve a dedicação de estudantes na solução de um desafio proposto por uma empresa. Os estudantes são convidados a demonstrar sua capacidade inventiva, criatividade, raciocínio lógico e a evolução de seus conhecimentos no campo tecnológico. Na edição que ocorrerá na Abit, estudantes de diferentes unidades do Senai-SP e do IED São Paulo contribuirão com suas ideias e criarão, por meio de trabalho em equipes, propostas que possam ser viabilizadas nas indústrias, desenvolvendo soluções para o mercado, bem como competências que contribuirão para sua carreira profissional. Trata-se de uma parceria em que a empresa terá acesso a novas e factíveis ideias para a solução do desafio proposto, e os estudantes envolvidos terão a chance de conhecer as dificuldades reais das empresas e consolidadas no mercado e trabalhar conjunta e intensivamente para a oferta de soluções plausíveis de serem implantadas em seus processos ou produtos.
3. OBJETIVOS •
Impulsionar a cultura da inovação aberta entre as empresas do setor têxtil e de confecção;
• • •
Gerar o interesse de parcerias entre academia e empresas, com foco em inovação; Instigar a capacidade inventiva, criativa e o raciocínio lógico dos alunos, preconizando a disseminação dos conceitos de inovação e design no contexto empresarial; Oferecer, em curto prazo, soluções baseadas em produtos ou processos, contando com a força-tarefa de uma equipe multidisciplinar;
4. PARTICIPANTES • • • •
Empresas associadas à Abit; Alunos matriculados em cursos regulares de áreas diversas do Senai-SP, durante o ano letivo de 2017; Alunos matriculados em cursos regulares de áreas diversas do IED, durante o ano letivo de 2017; Docentes facilitadores do Senai-SP.
5. INSCRIÇÃO •
• • • • • • •
•
•
As empresas poderão realizar a inscrição de seus desafios no período de 17 a 30 de julho por meio do preenchimento correto e completo do formulário disponível no Anexo I do presente Regulamento e no endereço https://desafiodeideias.typeform.com/to/hTqHuE; Para participar, é necessário que as empresas associadas também sejam beneficiárias vinculadas ao Sistema Indústria (recolham o imposto compulsório ao Senai); A inscrição implicará o reconhecimento e concordância, por parte dos proponentes, de todas as condições estipuladas no presente regulamento; Não serão aceitos pedidos de inscrição após a data limite de submissão das propostas; Não serão aceitas inscrições que não cumpram as exigências contidas no presente regulamento; Inscrições incompletas ou em desacordo com este regulamento acarretarão na desclassificação da empresa. Para participar, a empresa interessada deve descrever o desafio a ser proposto, que pode estar relacionado a necessidades referentes tanto a processos quanto a produtos; Uma Comissão julgadora interna da Abit e do Senai Francisco Matarazzo irá selecionar os desafios a serem trabalhados pelos alunos e professores. Dois desafios serão escolhidos entre os que se inscreveram: um relacionado a processo e outro a produto; Serão critérios para esta avaliação: a descrição clara e objetiva do desafio, a complexidade e viabilidade do desafio ser trabalhado pelas equipes participantes e o grau da possibilidade de geração de impactos positivos ambientais, sociais e econômicos; O resultado dessa seleção será divulgado no dia 1 de agosto por email aos que participaram da inscrição.
6. PROCESSO Durante o período de 14 a 18 de agosto, seis equipes, compostas por cinco estudantes e um docente facilitador do Senai-SP para cada uma, seguirão uma metodologia específica para trabalhar a resolução dos desafios apresentados pelas empresas selecionadas. O evento ocorrerá na sede da Abit, durante cinco dias seguidos, no período da manhã, com início às 08h e término às 12h.
É comprometimento da empresa selecionada: •
•
• •
•
•
Fazer, presencialmente, uma apresentação sobre a empresa aos participantes e, em seguida, uma sobre o desafio proposto aos alunos e professores no primeiro dia do Desafio de Ideias (14 de agosto), preferencialmente por um representante de Inovação, P&D ou áreas correlatas, que poderá expor claramente sobre o que será esperado das equipes que trabalharão o desafio; Disponibilizar um ou mais profissionais para acompanhar o processo e fornecer informações pertinentes às equipes (estando na Abit ou com acesso ao telefone e/ou Skype); Julgar, presencialmente, as propostas apresentadas e escolher a que melhor atende o desafio proposto; O julgamento ocorrerá no dia 18 de agosto e será feito por uma Comissão Julgadora, constituída por representantes da empresa e terá as seguintes responsabilidades (ver item Critérios de Avaliação): a) apreciar e avaliar os projetos e trabalhos apresentados; b) elaborar relatório de avaliação das propostas dos grupos; c) relacionar, em ordem de classificação, os trabalhos julgados. Oferecer uma premiação individual aos estudantes e docentes facilitadores da equipe ganhadora. A premiação é uma importante forma de valorizar o trabalho e o esforço da equipe. Sugestão: empresas que participam de Desafio de Ideias costumam premiar os alunos com tablets, viagens nacionais, produtos próprios, vale-presentes e valores monetários. No questionário, a empresa responderá qual valor total estimado que poderá aportar para a premiação; Oferecer um agradecimento aos demais participantes, que poderá ser um certificado de colaboração no processo das gerações das soluções e/ou um prêmio de menor valor, como cadernos, bolsas, pen-drives, etc.
É comprometimento dos alunos e professores orientadores: • •
• •
•
Trabalhar os desafios com a metodologia do Desafio de Ideias; Documentar e compilar, em um registro denominado Diário de Bordo, todo o processo de criação, a saber: brainstorming, pesquisas, ideias geradas, protótipos, imagens diversas, testes, seleção, falhas, problemas e desafios encontrados durante o processo. Todos os diários (da equipe vencedora e demais equipes) serão disponibilizados à empresa; Utilizar diversos meios para realizar pesquisas que ajudem na busca da solução do desafio, tais como livros, sites, redes sociais etc; Elaborar um protótipo da ideia a ser proposta, no intuito de tangibilizar e avaliar interativamente, validar as soluções junto a uma amostra do público e antecipar eventuais gargalos e problemas, reduzindo riscos e otimizando gastos. A natureza dos protótipos muda em função do segmento e do tipo de solução, e ela pode contemplar a criação de protótipos em papel, modelo de volume e de serviços, encenação, etc.; No último dia (18 de agosto), cada equipe realizará uma apresentação de até 15 minutos para as empresas. O formato é livre e cada grupo irá escolher a maneira que quiser se apresentar.
A Abit, o Senai Francisco Matarazzo e o IED São Paulo fornecerão um certificado de participação e colaboração a todos os alunos e coordenadores que estiverem presentes no processo.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação dos trabalhos apresentados será realizada pelas empresas, que serão soberanas em suas escolhas. Os critérios de avaliação deverão considerar os seguintes aspectos: a) Criatividade – grau de criatividade no desenvolvimento realizado, verificando-se o que não foi copiado, imitado ou reproduzido. b) Originalidade e inovação – produto, processo ou método inédito ou que apresenta algum tipo de melhoria se comparado ao existente no estado da técnica. c) Viabilidade técnico-econômica do projeto – o conceito apresentado resolve o desafio proposto e existem possibilidades reais de implantação das ideias no contexto da empresa parceira. d) Processo de desenvolvimento de ideias – análise do diário de bordo, análise do processo de desenvolvimento, relevância das ideias com o problema proposto. e) Resultados apresentados (conteúdo e apresentação) – se estão bem formulados e se foram apresentados de forma clara e criativa e no prazo determinado. f) Efetividade – considera-se a existência de um processo estruturado e completo para atingir o desafio proposto. g) Aplicabilidade e transferência - a ideia pode ser implementada para o problema proposto e utilizada em outros casos. h) Geração de impactos positivos ambientais, sociais e econômicos.
8. CRONOGRAMA Inscrição das empresas 17/07/2017 a 31/07/2017 Divulgação dos dois desafios escolhidos 01/08/2017 Desafio de Ideias 14/08/2017 a 18/08/2017 Resultado final e premiação 18/08/2017
9. REGRAS BÁSICAS QUE REGULAM O CONCURSO O Desafio de Ideias tem cunho exclusivamente educativo e cultural. Ao se inscreverem no Desafio de Ideias, todos participantes, inclusive os vencedores, concordam inteiramente com as condições deste regulamento e autorizam: (l) o uso de seus nomes, imagens e som de voz; e (ll) o uso e divulgação de suas ideias e projetos, inclusive as enviadas em formato de vídeo e apresentação de slides, sempre fazendo referência aos devidos autores, sem quaisquer ônus para o Senai-SP e a empresa parceira, por prazo indeterminado, para fins de utilização e/ou comercialização a qualquer tempo, no Brasil e/ou no exterior, para toda e qualquer mídia, incluindo, mas não limitando à internet, TV (aberta e fechada), rádio, mídia impressa, incluindo, mas não limitando a outdoor, busdoor, envelopamento, material de ponto de venda, jornais e revistas, dentre outros suportes, podendo, ainda, o Senai-SP e as empresas parceiras, reduzir, alterar, compactar ou editar os respectivos nomes/ vozes, seja para fins publicitários/ promocionais, comerciais e institucionais em favor de qualquer unidade do Senai-SP e das
empresas parceiras e das empresas do conglomerado das parceiras, não sendo devida qualquer indenização aos participantes ou aos vencedores. As autorizações descritas acima não implicam qualquer obrigação de divulgação, ou de pagamento de qualquer quantia, a qualquer título, por parte do Senai-SP e das empresas parceiras. Os participantes do concurso, desde já, cedem, autorizam e transferem para o Senai-SP e para as empresas, o direito de uso e divulgação das ideias e propostas de suas autorias. Os participantes deverão portar documento de identificação (original ou cópia autenticada), que poderá ser solicitado pela Comissão Organizadora a qualquer momento. Todos os trabalhos participantes do Desafio de Ideias, vencedores ou não, permanecerão no acervo a título de divulgação promocional do Senai-SP. No momento da entrega dos prêmios todos os contemplados deverão assinar um “Termo de Quitação e Entrega”. Os trabalhos participantes não serão devolvidos. Os participantes do Desafio de Ideias, neste ato, assumem total e exclusiva responsabilidade pelo projeto, por sua titularidade, incluindo, sem limitação, responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ou a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados, eximindo o Senai-SP e as empresas parceiras de qualquer responsabilidade relativa a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações. Suspeitas de conduta antiética na elaboração das propostas, bem como de desrespeito a este regulamento serão analisadas e julgadas pela Comissão Organizadora e podem resultar na desclassificação do participante. As decisões da Comissão Julgadora em relação à premiação, bem como as decisões da Comissão Organizadora em relação às fases do concurso - além de eventuais considerações que venham a dirimir questões decorrentes ou casos omissos a este regulamento - serão soberanas e irrecorríveis, não cabendo aos participantes qualquer contestação a tais decisões, bem como dos seus resultados. Os prêmios não poderão, sob nenhuma hipótese, ser transferidos, bem como não será permitida, em qualquer caso, a troca do prêmio conquistado. O prazo para reclamar os prêmios será de até 180 (cento e oitenta) dias, contados da data da divulgação dos nomes dos vencedores; após este período, ocorrerá a caducidade do direito aos prêmios. O regulamento poderá ser alterado a qualquer momento, bem como o concurso poderá ser suspenso e/ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro motivo que comprometa a realização do concurso, impedindo ou modificando substancialmente sua condução como originalmente planejada. A participação neste Concurso sujeita todos os participantes às regras e condições estabelecidas no Regulamento. Dessa forma, os participantes, no ato de seu cadastro, aderem a todas as disposições, declarando que LERAM, COMPREENDERAM, TÊM TOTAL CIÊNCIA E ACEITAM, irrestrita e totalmente, todos os itens do regulamento. Qualquer dúvida, divergência ou situação não prevista no regulamento será julgada e decidida de forma soberana e irrecorrível pela Comissão Organizadora. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora.
ANEXO 1 – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ABIT E SENAI-SP APRESENTAM: DESAFIO DE IDEIAS DO SETOR TÊXTIL E DE CONFECÇÃO Olá! Obrigado por seu interesse em participar dessa iniciativa que une indústria e educação tecnológica rumo à inovação. No formulário a seguir, você poderá inscrever um desafio de produto ou processo a ser solucionado pelos alunos do Senai-SP e do IED São Paulo. 1. Nome da empresa _______________________________________________________________________ 2. Nome do representante da empresa _______________________________________________________________________ 3. Email do representante da empresa _______________________________________________________________________ 4. Telefone do representante da empresa _______________________________________________________________________ 5. Para a sua empresa, o que é considerado inovação? _______________________________________________________________________ 6. Em uma escala de 1 a 5, o quanto a inovação é presente no ambiente da empresa? _______________________________________________________________________ 7. Em uma escala de 1 a 5, o quanto a sustentabilidade é presente no ambiente da empresa? _______________________________________________________________________ 8. Descreva brevemente o desafio a ser proposto para os alunos (Lembrando que deve ser um desafio factível e viável de ser resolvido em 05 dias!): _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________
9. A equipe vencedora deverá receber um prêmio, e as demais, um brinde simbólico. Qual valor total estimado a empresa poderá aportar? (A premiação é uma importante forma de valorizar o trabalho e o esforço dos estudantes. Sugestão: empresas que participam de Desafios costumam premiar os alunos com tablets, viagens, produtos próprios e valores monetários.) _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________
10. A empresa é beneficiária vinculada ao Sistema Indústria? _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 11. Você tem algum comentário ou sugestão a acrescentar? _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________
Obrigado por sua participação! Entraremos em contato no dia 1 de agosto! Ao submeter o formulário, a empresa concorda com o presente regulamento do Desafio de Ideias. Qualquer dúvida, entre em contato com Luiza Medeiros pelo telefone (11) 3823-6127 ou
[email protected].