Documento não encontrado! Por favor, tente novamente

Curso de Dirigentes Desportivos Associativos Funchal: 27 de outubro a 25 de novembro de 2017

1. Justificação e Pertinência do curso: Nos dias de hoje o grau de responsabilidade e eficiência que se exige às entidades sem fins lucrativos, é extremamente elevado, pelo que importa desenvolver e melhorar o desempenho dos dirigentes associativos. Este curso fornece um conhecimento alargado das várias metodologias e técnicas de Gestão e permite a evolução dos dirigentes associativos, para uma Gestão global e uma actualização nas várias áreas do conhecimento, através da aplicação das melhores técnicas disponíveis.

2. Público-alvo e condições de admissão: Público Alvo: Dirigentes associativos; Gestores Desportivos e demais interessados. Condições de Admissão: • • • •

Idade igual ou suiperior a 18 anos; Ter como habilitações literárias mínimas o 12º ano de escolaridade ou equivalente; Não ter sofrido sanção penal inibidora do exercício da função (Dirigente Associativo); Não estar inibido do exercício das funções públicas ou interdito para o exercício das funções a que o curso se destina.

Nota: • • • • •

As inscrições são limitadas e serão consideradas pela ordem cronológica; As inscrições terminam às 23h00 do dia 24 de outubro de 2017; As inscrições serão consideradas válidas após o pagamento; O pagamento deve ser efectuado por cheque ou transferência bancária para o seguinte NIB: 0036 0129 99100053856 68 (Montepio – Associação de Ciclismo da Madeira).; É importante o envio do comprovativo do pagamento mencionando o nome do curso e nome do participante;



A realização de cada acção de formação fica dependente de um número mínimo de inscrições (10 formandos);

3. Duração do curso e horário das sessões: Duração do Curso: 25 horas Horários das sessões: sextas feiras: 19h00 – 21h30 e sábados 9h30 – 12h00

4. Programa: Data/Horário

Módulo

Objetivos gerais: Aquisição de competências gerais sobre questões jurídicas no domínio do desporto, combinando a vertente teórica com a prática, tendo em conta o perfil e as necessidades do público-alvo.

27/10/17 Sexta- feira 19h – 21h30

Objetivos específicos: DIREITO DO DESPORTO

28/10/17 Sábado 9h30 – 12h

Objetivos, Conteúdos e avaliação

- Dotar os formandos dos conhecimentos relativos ao direito aplicável ao desporto; - Permitir aos formandos terem uma apreensão do quadro normativo aplicável ao fenómeno desportivo; - Dotar os alunos de aptidões fundamentais para a correta aplicação do direito ao caso concreto, nas vertentes legal, regulamentar e contratual; - Enquadrar os formandos sobre a resolução de litígios conexos com a atividade desportiva; - Perceber a compatibilização entre a legislação estatal e da RAM em sede de desporto.

Formador

Local

Nome: Alexandre Miguel Cavaco Picanço Mestre Notas curriculares: - Doutor em Direito Europeu do Desporto; - Advogado; - Docente, na área de Direito do Desporto, no ensino superior, quer em Portugal (Universidade Autónoma de Lisboa; Universidade Europeia e Escola Superior de Desporto de Rio Maior), quer no estrangeiro (ISDE, Barcelona e FBA, Suíça); - Formador de Ética, Deontologia e Legislação do Fitness, CEFAD Lisboa; - Autor de diversos livros e artigos na área do Direito do Desporto; - Ex- Secretário de Estado do Desporto e Juventude.

Auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior

Conteúdos: 1. Legislação e regulamentação desportivas: enquadramento geral e especificidades da RAM; 2. Normas específicas para os dirigentes desportivos; 3. Principais instrumentos contratuais no fenómeno desportivo. Avaliação: Participação oral e realização de um trabalho escrito com um máximo de 10 páginas sobre um dos 3 conteúdos ministrados. Bibliografia: - CORREIA, Lúcio Miguel & RELÓGIO, Luis Paulo, O Regime Jurídico das Federações Desportivas Anotado, 2.ª Edição, Porto, Vida Económica, 2017; - MEIRIM, José Manuel, (Coord.), O Desporto que os tribunais praticam, Coimbra, Almedina, 2014; - MEIRIM, José Manuel, Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto – Estudos, Notas e Comentários, Coimbra Editora, 2008; - MIRANTE, Daniela e FLAMÍNIO DA SILVA, Artur, Regime Jurídico do Tribunal Arbitral do Desporto Anotado e Comentado, Lisboa, Petrony Editora, 2016; - MESTRE, Alexandre Miguel, Sports Law in Portugal (com Rui BOTICA SANTOS e Francisco RAPOSO DE MAGALHÃES, Holanda, Kluwer Law International, 2.ª Edição, 2016; - MESTRE, Alexandre Miguel, O Desporto na Lei, Porto, Vida Económica, 2014; - MESTRE, Alexandre Miguel, Desporto e Direito: Preto no Branco, Lisboa, EDIUAL, 2010.

Nome: Carlos Andrés León Viríssimo Objetivos: - Identificar os aspetos fundamentais da gestão das equipas de trabalho, de forma a tirar o máximo partido das caraterísticas individuais de cada elemento.

03/11/17 Sexta- feira 19h – 21h30

GESTÃO DO CAPITAL HUMANO

04/11/17 Sábado 9h30 – 12h

10/11/17 Sexta- feira 19h – 21h30

Conteúdos: 1. Objetivos e responsabilidades na gestão de recursos humanos; 2. Gestão de equipas de trabalho; 3. Liderança; 4. Recrutamento e seleção de pessoal.

Avaliação: Ficha Final de consolidação. Bibliografia: - Curso Avançado de Gestão Pública (Instituto Nacional de Administração, 2008-2009); - 9.º Congresso Europeu de Gestão Desportiva (European Association for Sport Management, 2001); - Workshop em Liderança e Dinâmica de Grupos (Lusitanaforma, 1999); - Curso Permanente de Dirigentes Desportivos (Universidade da Madeira / Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira, 1998).

GESTÃO Objetivos: ESTRATÉGICA NO 1. Identificar e caracterizar o movimento desportivo associativo e a sua ASSOCIATIVISMO relação com a Administração Pública; DESPORTIVO 2. Entender e aplicar o conceito do interesse público do desporto;

Notas curriculares: - Líder de Competição do Ténis de Mesa dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (2015-2016); - Coordenador do Desporto Escolar da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos (2013-2015); - Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (2010-2012); - Delegado Técnico da Federação Internacional de Ténis de Mesa nos Jogos da Lusofonia - Macau 2006 e Goa 2014; - Vogal do Conselho Diretivo do Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira (2007-2010); - Delegado Técnico da União Europeia de Ténis de Mesa nos Campeonatos da Europa de Jovens - Praga 2005 e Bratislava 2007; - Delegado Técnico do Comité Organizador dos Jogos das Ilhas - Creta 2005, Sicília 2006, Córsega 2007 e Guadalupe 2008; - Diretor local de competição no Desafio Mundial de Cadetes e na Fase Final do Circuito Mundial de Juniores ITTF 2004 e no Open Internacional do Funchal (etapa do Circuito Mundial de Juniores) 2006 e 2007; - Presidente da Direção da Associação de Ténis de Mesa da Madeira (2000-2007); - Vice-presidente da Direção da Associação de Ténis de Mesa da Madeira (1992-2000).

Nome: Jorge Alexandre Pereira Soares Notas curriculares:

Auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior

Auditório do Centro Cívico de Santa

3. 4.

11/11/17 Sábado 9h30 – 12h

Caracterizar e diferenciar o papel do gestor do desporto do papel do dirigente desportivo voluntário da Direção; Definir e perceber o processo de gestão estratégica nos clubes e associações desportivas.

Conteúdos: 1. O que é a gestão do desporto e para que serve? E a estratégia, o que é e para que serve? 2. O movimento desportivo associativo 3. Os clubes, as associações desportivas de modalidade e as federações nacionais e internacionais 4. A missão e o interesse público do movimento desportivo associativo 5. A relação entre o movimento desportivo associativo e a administração pública desportiva 6. A estratégia das organizações do movimento desportivo associativo 7. O papel do gestor do desporto e o papel do dirigente desportivo voluntário da Direção. 8. Como tornar uma organização desportiva mais sustentável e com uma gestão estratégica mais eficiente?

Avaliação: - Utilização das presenças como condição mínima de aprendizagem e de participação ativa nas aulas de acordo com as regras definidas; - Resposta a 3 ou 4 perguntas sobre a aplicação do conhecimento e informação desenvolvida nas aulas, a entregar 15 dias após o encerramento do módulo.

Bibliografia: Hoye, R.; Nicholson, M,; Smith, A.; Stewart, B. & Westwebbek, H. (2006). Sport Management. Principles and Applications. Elsevier;

- Professor Auxiliar da Universidade da Madeira, Departamento de Educação Física e Desporto, unidades curriculares de Gestão e Marketing do Desporto, Estratégia e Gestão do Desporto; Desporto, Turismo e Desenvolvimento Regional; - Colaborador do CIDESD – Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano; - Doutor em Educação Física e Desporto na especialidade de Ciências do Desporto, sob o tema: Natureza da decisão estratégica em Organizações Desportivas: Estudo das Associações Desportivas de Modalidade na Região Autónoma da Madeira; - Autor de 15 artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica, na área da gestão e organização do desporto; - Participou em 55 congressos e reuniões científicas com comunicação oral ou poster; - Orientou três teses de Doutoramento e 18 de Mestrado no domínio das ciências do desporto; - Diretor do Curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira (2009-2012).

Maria Maior

Lei de Bases da Atividade Física e Desporto (2007). Lei nº. 5, 16 de janeiro de 2007, DR Série I, Nº. 11; Robinson, L. & Palmer, D. (2011). Managing Voluntary Sport Organizations. Routledge, Taylor & Francis Group, London and New York; Soares, J. (2012). As competências do Gestor do Desporto no Contexto das Associações Desportivas Lideradas por Dirigentes Voluntários. Revista Mineira de Educação Física. V. 2 Ed. Especial, nº. 1 Ano XX, 1542-1554; Soares, J.; Correia, A.; Rosado, A. (2010). Political Factors in the Decision Making Process in the Voluntary Sports Associations, European Sport Management Quarterly, 10, 1, 5 – 29; Soares, J.; Correia, A. (2009). Factors and Focuses in the Strategic Decisions of Sporting Organisations: Empirical Evidence in Sports Associations. International Journal of Sport Management and Marketing, Special Issue on “Strategic Issues in the Management of Sport Firms and Organisations: Opportunities and Challenges”, 5 (3), 338-354;

17/11/17 Sexta- feira 19h – 21h30 PUBLICIDADE, PATROCÍNIO E NOVOS MEDIA NO DESPORTO 18/11/17 Sábado 9h30 – 12h

Objetivos: - Sistematizar as principais fontes de financiamento dos clubes e preparar planos de ação que permitam beneficiar das mesmas; - Elaborar propostas de patrocínio; - Reconhecer a importância da comunicação e das redes sociais na promoção e notoriedade do clube. Conteúdos: 1. Principais fontes de financiamento dos clubes; 2. Fontes de receita permanentes; 3. Campanhas de angariação de fundos; 4. Bilheteira de eventos;

Nome: Miguel Pacheco Notas curriculares: - Mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana desde 2011, e licenciou-se em Ciências do Desporto – Menção Gestão do Desporto em 1995; - Chefe de Divisão da Divisão de Projetos Desportivos, com responsabilidade direta sobre vários programas da Câmara Municipal de Lisboa; - Coordenador Pedagógico do CEFAD – Formação Profissional e formador na área da Gestão do Desporto, Informática e Inteligência Emocional;

Auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior

5.

Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo e relação com as Administração Central e Local; 6. Mecenato desportivo; 7. Elaboração de propostas de patrocínio; 8. Critérios de sucesso na avaliação de uma proposta de patrocínio; 9. Comunicação e Relações Públicas; 10. Relação com os Media; 11. As redes sociais.

- Diretor de um dos Estádios do Euro2004 de Futebol - Consultor dos Jogos Africanos de 1995; - Prémio Professor Albino Maria de Investigação & Desenvolvimento em Gestão do Desporto, 2ª edição, 2012.

Avaliação: Ficha Final de consolidação. Bibliografia: - Dale, Ernest; Management: Theory and Practice; McGraw-Hill International Editions, Management Series; Fourth Edition, 1978; - Drucker, Peter F.; (1990), As Organizações Sem Fins Lucrativos, Difusão Cultural; - Lewis, James P.; (1992), Planificação, Programação e Controlo de Projectos, Edições Cetop, Colecção Gestão, (1992); - Mintzberg, Henry; (1995), Estrutura e Dinâmica das Organizações; Publicações Dom Quixote, Lisboa 1995; - Slack, Trevor; (1997), Understanding Sport Organizations - The Aplication of Organization Theory; Human Kinetics; - Publicações do Instituto Nacional de Formação e Estudos do Desporto – CEFD – Ministério da Juventude e do Desporto, no âmbito do Programa “Preparar e Planear Clubes de Futuro”.

24/11/17 Sexta- feira 19h – 21h30

GESTÃO ASSOCIATIVA CONTABILIDADE E FISCALIDADE

Objetivos: - Dotar os Dirigentes desportivos com os conhecimentos básicos de leitura dos principais documentos contabilísticos, financeiros e fiscais.

Nome: Élvio Camacho Notas curriculares:

Auditório do Centro Cívico de Santa

Conteúdos: 1. A contabilidade como instrumento de gestão; 2. A NCRF – ESNL e aplicabilidade as instituições desportivas; 3. A fiscalidade aplicada as instituições desportivas; 4. A responsabilidade fiscal e contabilística. 25/11/17 Sábado 9h30 – 12h

Avaliação: Teste de escolha múltipla de resposta rápida (10 questões, 10 minutos) Bibliografia: - Norma emitida pela CNC - NCRF-ESNL; - Modelo 22 e respetiva Instrução de preenchimento; - Lei Geral Tributária.

5. Inscrições disponíveis em: https://goo.gl/forms/TaIxbpQTpDdqMZg73 Taxa de Inscrição: 120 euros *Estudantes da UMa / Cursos técnico Profissionais: 100 euros 6. Responsáveis Executivos: Mestre António Alves (Associação de Ciclismo da Madeira - ACMadeira) Prof. Doutor Hélio Antunes (CEFAD – Formação Profissional)

- Doutorando em Gestão pela Universidade Lusíada, Mestre em Gestão Estratégia do Turismo pela Universidade da Madeira; - Pós-graduado em Mercados e Ativos Financeiros, INDEGISCTE; - Licenciado em Gestão Financeira; - Bacharel em Gestão de Bancas e Seguros; - Bacharel em Gestão Finanças Empresariais pelo IESF; - Chief Executive Officer da AccountingSupport; - Chief Financial Officer do Grupo Panigraça; - Docente do ISAL.

Maria Maior