LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
Encontro com a tríade grega | Principais filósofos gregos Oi galera do Me Salva! Tudo bem com vocês? Vamos nos preparar para a nossa segunda monitoria de filosofia? Dessa vez falaremos sobre gigantes da filosofia: Sócrates, Platão e Aristóteles. A filosofia, disciplina que até então dava seus primeiros passos, ganhou um corpo robusto depois do trabalho desses filósofos. O que exatamente eles fizeram de tão especial? Vamos usar essa monitoria para revisar o capítulo de filosofia grega e tirar as dúvidas que você têm sobre esses autores. Para ajudar na revisão, responda as questões abaixo e me encontre na plataforma do Me Salva no dia 05 de abril, às 14 horas. Aguardo você! Bons Estudos! 1) “Todo povo se encabula quando se lhes aponta uma comunidade filosófica tão maravilhosamente idealizada como a destes mestres gregos da Antiguidade: Tales, Anaximandro, Heráclito, Parmênides, Anaxágoras, Empédocles, Demócrito e Sócrates. Todos esses homens foram talhados a partir de uma só pedra. Entre seus pensamentos e seu caráter reina uma rígida necessidade. A eles falta toda e qualquer convenção, uma vez que não existia uma classe de filósofos e eruditos naquele tempo. Estão todos em grandiosa solidão, pois são os únicos de sua época que viviam apenas do conhecimento.”
(Extraído de “A Filosofia na Era Trágica dos Gregos”, de F. Nietzsche, páginas 27 a 33. Tradução de Gabriel Valladão Silva, Porto Alegre, RS: L&PM, 2011.)
Relacionando o texto de Nietzsche com o módulo sobre os filósofos pré-socráticos, como podemos entender a expressão: “Todos esses homens foram talhados a partir de uma só pedra”? a. A frase remonta aos mitos gregos, sugerindo que todos esses filósofos teriam sido criados por Zeus a partir de uma mesma matéria. b. Ela se refere ao fato de que todos esses filósofos gregos tiveram acesso aos escritos dos filósofos do oriente e se basearam neles para criarem suas próprias filosofias. c. Nietzsche faz referência aos assuntos em comum de que eles trataram e da forma similar com que escreverem suas investigações. d. Apesar de não ter as mesmas características da filosofia de Sócrates, a filosofia Pré-Socrática pode ser comparada a um “engatinhar” que tornou possível que Sócrates, Platão e Aristóteles dessem passos largos. e. A pedra que Nietzsche faz referência é a civilização grega, que tratava com enorme reverência seus filósofos e os recompensava com cargos públicos.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
2) “Então, voltei-me a uma investigação tal como esta: fui a um daqueles reputados sábios, pensando que ali, se em algum lugar, eu poderia refutar o oráculo. (...) E a minha experiência foi mais ou menos assim: pensei que ele aparecia sábio a muitas pessoas e especialmente a si mesmo, mas ele não o era. Como resultado, ele veio a desgostar de mim. (...) Assim, retirei-me e pensei comigo mesmo: eu sou mais sábio do que esse homem; é provável que nenhum de nós saiba qualquer coisa que valha a pena, mas ele pensa que sabe alguma coisa, quando não sabe, ao passo que, quando não sei, tampouco penso que sei; portanto, é provável que eu seja mais sábio do que ele nessa pequena medida, a saber, que não creio que eu saiba o que não sei.” (Extraídos de “Apologia, Platão. Texto contído em: Filosofia - Textos Fundamentais Comentados”, de L. Bonjour e A. Baker, páginas 51 a 62. Consultoria e revisão técnica desta edição: Maria Carolina dos Santos Rocha, Roberto Hofmeister Pich. - 2. Ed. - Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.)
Relembrando o que vimos no módulo “Sócrates e Platão”, qual o valor que Sócrates dá ao ato de admitir a própria ignorância? a. A ignorância é sempre negativa. Ao admitir sua ignorância, Sócrates foi condenado a morte e se arrepende dessa sua atitude. b. Para Sócrates, admitir a própria ignorância sobre algo é pré requisito para que se possa chegar a um conhecimento verdadeiro sobre ele. A ignorância nesse sentido é positiva. c. Sócrates valoriza a ignorância e a considera uma benção. É mais fácil a vida daqueles que, por não possuírem conhecimento suficiente das coisas, tem preocupações mais simples. d. Sócrates relaciona a ignorância com a inocência e, para ele, não há melhor vida do que aquela vivida com a pureza da inocência. e. Para Sócrates só existe um tipo de ignorância, que é sempre negativa: achar que se sabe aquilo que não se sabe. 3) Platão foi discípulo de Sócrates e em grande parte de sua obra utiliza seu mestre como personagem principal de seus diálogos. Sabemos que os primeiros escritos de Platão estão comprometidos a retratar as investigações filosóficas de Sócrates. Porém, é nos diálogos mais tardios de Platão que encontramos suas investigações próprias, que o diferem de seu mestre. Qual dos conteúdos estudados abaixo exemplifica uma investigação própria de Platão? a. b. c. d.
Os questionamentos sobre a vida na cidade e os valores das ações. As investigações éticas e morais. Os questionamentos sobre política e sobre a organização da cidade. A preocupação epistêmica de Platão, que encontra uma solução na Teoria da Ideias, por exemplo. e. A preocupação em definir qual é a melhor vida a ser vivida.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
4) Aristóteles foi discípulo de Platão e, apesar de discordar de seu mestre em diversos aspectos, o admirava. Uma das discordâncias entre os dois era sobre como obtemos conhecimento. Aristóteles discordava de Platão em relação a como conhecemos as coisas. Para Aristóteles: a. O conhecimento começa com o uso dos sentidos e se eleva até o reino das idéias. b. Não há a necessidade de postular um reino das ideias, acessível somente pelo intelecto. Podemos obter conhecimento verdadeiro no mundo em que vivemos, em uma escala que começa com o uso dos sentidos. c. O conhecimento das coisas só é possível através dos sentidos e qualquer abstração complexa tem de poder ser rastreada até uma impressão simples originária. d. O reino das ideias só se faz necessário na medida em que precisamos conhecer entes não corpóreos. e. Posicionar-se sobre qualquer verdade é impossível, pois o mundo está em constante mudança.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017