Documento não encontrado! Por favor, tente novamente

Os Três Fundamentos da Empregabilidade

2

Sumário

Introdução ........................................................ 3 1º Fundamento: conhecimentos ...................... 5 2º Fundamento: habilidades............................. 7 3º Fundamento: atitudes ................................ 10

3

Introdução Muito se fala sobre a necessidade de gerar empregos, pouco se fala sobre o que é necessário para conseguir um emprego. Algumas orientações podem parecer básicas, mas quando se analisa as condições de quem procura emprego é possível verificar que elas são indispensáveis e que nem sempre quem procura emprego recebeu as orientações iniciais. Aqui são apresentadas somente as questões objetivas relacionadas à empregabilidade. São as questões fundamentais, por isto mesmo consideradas fundamentos. Sem eles, a possibilidade de conseguir uma colocação no mercado de trabalho diminui muito. Os três fundamentos Há três forças ou fundamentos que contribuem diretamente para que uma pessoa conquiste um emprego:

4

 Conhecimentos – é o que se sabe para fazer uma atividade, algumas vezes antes de fazer na prática.  Habilidades – é o que se tem ou se acumula de capacidade para fazer uma atividade na prática.  Atitudes – é o querer fazer.

5

1º Fundamento: conhecimentos Dificilmente alguém será contratado se não tiver conhecimentos suficientes para realizar um determinado trabalho. Então é necessário buscar estes conhecimentos em cursos presenciais, livros, ou cursos por Internet. Um exemplo: talvez você deseje ser um designer gráfico, um vendedor especializado, ou um gerente de loja. Para qualquer uma destas atividades e para todas as demais, você precisa conhecer uma série de assuntos indispensáveis à realização o seu trabalho. Outro exemplo: você pode saber que um automóvel possui três pedais: um é o acelerador, outro é o freio e outro a embreagem e que é o uso combinado destes três pedais que oferecem ao motorista o controle da tração e da velocidade do automóvel. Agora isto não quer dizer que você esteja apto a dirigir um automóvel, porque é fundamental observar o segundo atributo das habilidades.

6

A grande maioria das atividades humanas exige um determinado conhecimento, até aquelas mais simples. É fundamental buscar os conhecimentos indispensáveis a um cargo ou função. A Formação Cursos oferece mais de 400 cursos de qualificação, aperfeiçoamento e atualização, profissional em diferentes segmentos e um grande número de cursos preparatórios para concursos. Isto tudo para fornecer conhecimento àqueles que buscam uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

7

2º Fundamento: habilidades Dificilmente você conquistará um emprego se nunca realizou um determinado trabalho. É a partir daí que as coisas ficam mais complexas. Não basta saber “como fazer”, tem que saber fazer. Eu posso dizer para uma pessoa como se desmonta um motor de automóvel, mas enquanto ela não colocar a “mão na massa” dificilmente poderá dizer que sabe desmontar um motor. Somente depois que ela desmontar um motor, na prática, poderá dizer que já sabe executar aquela tarefa. Voltando a questão de dirigir um automóvel, ganhar habilidade significa entrar no automóvel, colocá-lo em movimento, trocar as marchas, frear sem que ele desligue, acelerar novamente e parar o automóvel quando for necessário. Para isto você precisa desenvolver habilidades psicomotoras. Quanto mais vezes uma pessoa realizar uma determinada tarefa, buscando a melhoria

8

permanente, maior será sua habilidade em executar aquela tarefa. Uma pessoa se torna, ao longo do tempo, mais hábil naquilo que faz repetidas vezes buscando melhorar sempre. Quando as habilidades não são desenvolvidas permanente e adequadamente o padrão de produtividade fica comprometido. Habilidade se desenvolve fazendo e é preciso encontrar um caminho para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. O exercício de fazer é indispensável. Normalmente as empresas não contratam empregados que não tenham prática, então você vai ter que encontrar uma forma para por em prática os conhecimentos antes de se empregar. Talvez seja necessário você se disponibilizar para um estágio, ou encontrar uma empresa disposta a realizar este investimento.

9

No site da Formação Cursos você encontra centenas de possibilidades de emprego e se candidata às vagas utilizando a Internet.

10

3º Fundamento: atitudes Um profissional de alto desempenho é aquele predisposto a fazer o seu melhor sempre, a desenvolver o melhor trabalho, a oferecer os melhores resultados. Não se trata de assumir uma atitude por exigência de seus empregadores, ou de seus clientes, mas de “ser” empenhado, porque tem dentro de sua mente, de seu coração e de sua alma, o real interesse em fazer as coisas bem feitas. Atitude, ou a vontade de fazer, separa o perfil dos profissionais. Quando a atitude é reativa, tudo depende de comando, de ordem, de supervisão. Quando a atitude e proativa, o espaço para o crescimento é inesgotável, porque se as coisas não vão bem em uma empresa, há inúmeras possibilidades em outras que procuram pessoas que possam solucionar problemas ao invés de criar problemas.

11

É fundamental assumir uma atitude positiva diante dos desafios de cada ocupação, cargo ou função. Isto faz toda a diferença não só no emprego, mas na vida como um todo. É assim que a Formação Cursos compreende a necessidade de desenvolvimento das pessoas. Em nossa estrutura você encontra centenas de cursos e de possibilidades de emprego e muita vontade de ajudar quem quer ser ajudado.