Igreja Batista Renascença 19 de novembro de 2017

O segredo de viver contente Por Ivonaldo Lopes

“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstancias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:11-13 A palavra traduzida como “contente” neste texto bíblico é a palavra grega autarkes ou autokratés, de onde vieram também as nossas palavras autarquia e autocrata. Autarquia significa: governo autônomo. Administração autônoma que procede sem interferência do poder central; autonomia. Autocrata significa: soberano absoluto e independente. O que será que o apóstolo Paulo queria dizer, ao usar esta palavra? Será que ele estava rindo à toa em meio às tempestades? O que o apóstolo Paulo estava dizendo é que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, a autonomia, independentemente dos problemas que estamos passando, ele está dizendo "aprendi a manter o controle…". Paulo entendeu que o contentamento não pode ser condicionado a uma circunstância, na verdade, o grande problema não está na circunstância, o problema está em minha reação. Se temos uma certeza nessa vida, é que uma hora ou outra vamos ter que passar por momentos difíceis, eles são inevitáveis, a grande questão é: como eu vou reagir a eles, como tenho me preparado para quando esse momento chegar? O que se percebe no testemunho de Paulo é que melhor do que lamentar o sofrimento, é enxergar o outro lado das circunstâncias. “Estou absoluta-

mente convencido de que os nossos sofrimentos do presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Rm 8:18). Uma vida de contentamento não é ter uma vida de indiferença, onde eu busco ignorar as circunstâncias. É uma vida onde , seja qual for a circunstância, eu consigo enxergar o outro lado, e me apoiar nAquele que me fortalece.

Reflita no texto acima e responda: 1 - Em sua opinião, é possível desenvolver uma vida de contentamento em meio às circunstâncias desfavoráveis? Comente. 2 - De onde vem a fonte de insatisfação humana? 3 - Como você interpreta a expressão "tudo posso na aquele que me fortalece"?

@ibrthe