NOTA OFICIAL ACERCA DAS PUBLICAÇÕES DO CONPEDI Prezados (as) associados (as) do CONPEDI, Durante o XXV Encontro Nacional, realizado entre os dias 6 a 9 de julho, em Brasília, foi informado aos presentes como serão as publicações do CONPEDI a partir do ano de 2016. Diante disso, tornamos oficiais os procedimentos que seguem:
1) Para os anos de 2013, 2014 e 2015 todas as publicações devem ser informadas no currículo lattes como capítulos de livros. Conforme acordado com a Coordenação da Área do Direito junto à CAPES, cada artigo terá a pontuação máxima nesta modalidade ; 2) Para o ano de 2016 (eventos de Brasília e Curitiba), conforme deliberado com a Coordenação da Área do Direito, Prof. Dr. Gustavo Ferreira Santos, a produção deverá ser informada no currículo lattes como Anais de evento. A pontuação pela Capes será no estrato superior (E1 – Eventos Nacionais Internacionalizados) o que corresponde a 30 pontos por trabalho, similar à pontuação conferida para os capítulos de livros dos anos 2013, 2014 e 2015. Com isso não haverá qualquer prejuízo para a pontuação dos autores dos artigos; 3) Informamos que foi contratada empresa especializada para desenvolver para cada Grupo de Trabalho (GT) um periódico (revista) que ficará disponibilizado em portal próprio do CONPEDI. O planejamento é que todos os periódicos sejam publicados no ano de 2016 e que atendam os critérios de periódicos B2 (com peso de 55 pontos) e B1 (com peso de 70 pontos) da área do Direito. Para o desenvolvimento dos periódicos será utilizada a tecnologia Open Journal System (OJS), com a configuração do XML. Cada periódico terá um ISSN, todos os artigos publicados terão Digital Objetct Identifier (DOI) e todos os periódicos estarão indexados em base de dados nacionais e internacionais, como: Cengage Learning, EBESCO, Google Scholar, Dialnet, E-revist@s, Eriplus, sumários.org , LivRe, Latndex, WZB, Academic Journals Database, ProQuest, DOAJ, Diadorin, CAPES , além de outros. A proposta é qualificar e dar maior visibilidade nacional e internacional às produções publicadas pelo CONPEDI; 4) As publicações em periódicos (revistas) serão implantadas ainda no ano de 2016. Nos próximos meses os autores que tiveram artigos aprovados no evento de Brasília (2016) serão contatados individualmente pelo CONPEDI e/ou pelos coordenadores científicos de cada periódico. Os autores serão informados se o CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO EM DIREITO – CONPEDI Rua Lauro Linhares, 2123 – Bloco A – sala 801 Trindade Florianópolis SC CEP 88.036003 Email:
[email protected] Tel: (48) 33343077
artigo pode ou não migrar para o periódico relacionado ao GT em que foi submetido. A ficha de avaliação de cada artigo será um dos principais elementos que determinará ou não se o artigo migrará para o periódico. O artigo que não migrar para o periódico será mantido como publicação nos Anais. Ressaltamos que a pontuação do artigo em Anais será no estrato superior (E1 – Eventos Nacionais Internacionalizados) o que corresponde a 30 pontos por trabalho, similar à pontuação conferida para os capítulos de livros dos anos 2013, 2014 e 2015. Para o evento de Curitiba que será realizado no mês de dezembro de 2016 já estaremos com os periódicos publicados no sistema e com todas as regras de publicações definidas. 5) Para que não haja qualquer prejuízo imediato informamos que todos os artigos do evento de Brasília serão publicados nos próximos dias pelo CONPEDI sob a forma de Anais. Porém, antes do final do ano a partir do interesse ou não de cada autor parte dos artigos poderão ser incorporados nos periódicos que serão colocados na plataforma do CONPEDI. Destacamos que qualquer mudança será feita com a anuência dos autores dos artigos; 6) Os artigos enviados para o evento de Montevideo já serão incorporados na revista CONPEDI LAW REVIEW – CLR (e-ISSN 2448-3931) que já está disponível no seguinte endereço: http://portaltutor.com/index.php/conpedireview 7) Por fim, esclarecemos que todos os artigos dos eventos do CONPEDI serão publicados sob o formato mais adequado para que a produção dos seus Associados gere o maior impacto possível para os Programas de Pós-Graduação brasileiros. Com essa nova iniciativa a Diretoria do CONPEDI confia que estará construindo para toda a área do Direito novo espaço de referência mais transparente, confiável, seguro, qualificado e permanente para a pesquisa brasileira. Brasília, 09 de julho de 2016 Diretoria do CONPEDI Sociedade Científica do Direito no Brasil
CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO EM DIREITO – CONPEDI Rua Lauro Linhares, 2123 – Bloco A – sala 801 Trindade Florianópolis SC CEP 88.036003 Email:
[email protected] Tel: (48) 33343077