bionews

UFPR

Pesquisa do SCB mostra a função de espécies de tubarões e raias no litoral do PR No dia 25 de fevereiro, Hugo Bornatowski defendeu a sua tese de doutorado em Zoologia, sob a orientação do Prof. Marco Fábio Maia Correia, do Centro de Estudos do Mar. O trabalho trata da importância ecológica dos tubarões e raias em uma rede trófica, que consiste nas relações alimentares de determinadas espécies em uma comunidade ecológica. No início do trabalho, Hugo revisou diversos estudos bibliográficos para que pudesse embasar sua pesquisa, pois queria descobrir quais animais marinhos pertenciam a uma rede trófica na costa sul do Brasil. Logo descobriu que os tubarões e raias poderiam ser animais importantes nesta rede. Para comprovar essa hipótese, coletas destas espécies foram realizadas nas comunidades pesqueiras de Ipanema, Shangri-lá, Pontal do Sul e Matinhos para obtenção dos dados alimentares. Os dados dos outros componentes da rede foram obtidos através de extensa revisão bibliográfica, resultando num total de 139 organismos para análise da rede. Estruturas matemáticas e em conectividades entre os componentes dessa rede também foram utilizadas para realização do trabalho.

Após as análises, foi constatado que algumas espécies de tubarões e raias são elementos importantes na rede estudada, pois a eles foi atribuído um grande valor de centralidade.

“As espécies mais centrais são as que possuem mais conexões a certos animais e se as retirarmos e do meio ambiente aconteceria uma ruptura nessa rede” conta.

Além disso, cinco espécies de grandes tubarões (tubarão-cabeça-redonda, dois tubarões-martelo, tubarão-magona e tubarão-tigre) foram considerados como elementos-chave no ecossistema, ou seja, apresentam forte controle em toda a rede estudada. Isso sugere que, caso ocorra diminuição populacional dessas espécies, sérios problemas ecossistêmicos podem ocorrer.

aspec

AS SESSORIA A PRO JET OS EDUCA CIONAIS E DE C OMUNIC AC ÃO

nº53 15/04/2014

Departamento de Zoologia recebe visita de pesquisador dos EUA No último dia 03 de abril, o Laboratório de Biodiversidade, Conservação e Ecologia de Animais Sivestres (LABCEAS), do Departamento de Zoologia recebeu a visita do Dr. Morty Ortega, da University of Connecticut/EUA. Ele estava interessado em discutir parcerias em projetos de pesquisa e mobilidade universitária. Morty é ecólogo de Fauna Silvestre, e visitou, além da UFPR, três universidades chilenas, uma argentina. “Ele afirmou que das cinco localidades visitadas a que mais gostou e se impressionou foi a UFPR, gostando muito da cidade de Curitiba”, relata o Professor Fernando de Camargo Passos, coordenador do LABCEAS. Fernando Passos apresentou a equipe de estudantes do LABCEAS, desde alunos de iniciação científica e voluntariado acadêmico, até os estudantes de mestrado e doutorado. Eles apresentaram ao visitante seus projetos e estudos. A visita também incluiu uma reunião com a Assessoria de Relações Internacionais, para discutir a viabilidade de estudantes de Connecticut participarem de um curso de campo com fauna silvestre junto à estudantes da UFPR durante três semanas.

Espécie de Tubarão Tigre encontrada no litoral paranaense. Foto Hugo Bornatowski

Hugo Bornatowski. Foto ASPEC

Esse trabalho é importante e pode ajudar futuros planos de gestão pesqueira, pois até então não havia informações na costa brasileira sobre esse assunto divulgadas para o grande público. Em um contexto ecológico esse tipo de informação faz falta para compreender o real papel das espécies no ecossistema. O trabalho de Hugo Bornatowski foi publicado ICES Journal of Marine Science, revista conceituada na área.

Dr. Morty Ortega. Foto Divulgação

Concurso Literário promove a logosofia e oferece vários prêmios A Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana promove o “Prêmio Literário de Logosofia”, concurso voltado aos alunos de graduação de todo o Brasil. Para participar, basta fazer a leitura do livro “Logosofia Ciência e Método”, do humanista e criador da Logosofia Carlos Bernardo González Pecotche e, sobre o tema, produzir um texto de uma página. As inscrições estão abertas até o dia 24 de maio e podem ser efetuadas pelo site: > www.logosofia.org.br/premiouniversitarios ,com o envio da redação.

No máximo em uma página, o aluno deve expressar as conclusões e contribuições que o livro lhe trouxe. A obra pode ser baixada gratuitamente pelo site PDF, E-Pub ou AudioBook. Os dez melhores trabalhos serão premiados. O primeiro classificado receberá um automóvel Hyundai, modelo HB 20; o segundo, um notebook; o terceiro, uma bicicleta motorizada e, do quarto ao décimo lugar, um tablet. A proposta do concurso é promover a divulgação do conhecimento logosófico através da leitura da obra, estimular a reflexão sobre aspectos importantes da

Inscrições abertas para o Congresso Brasileiro de Bem-estar Animal Com o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária e da UFPR, acontecerá o III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal. O evento contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais que são referência em suas áreas. Abordando temas como bem-estar de animais de produção

Palestra apresenta as aplicações de novo laboratório No próximo dia 16/04 (quarta-feira), será realizada no Anfiteatro 10 uma palestra para apresentar as aplicações dos equipamentos do Laboratório de Microscopia Confocal Multifotônica e dos microscópios de fluorescência multiusuários (incluindo o Scanner de Lâminas e o de Super Resolução).

vida dos universitários e incentivar a produção de resenhas sobre literatura de interesse dos estudantes. Podem participar da seleção todos os universitários devidamente matriculados em qualquer curso de graduação, em universidades ou faculdades públicas ou privadas do país. Os dez vencedores participarão da cerimônia de premiação, na Sede da Fundação Logosófica, no Rio de Janeiro, no mês de agosto. A Logosofia é um método de ensino desenvolvido pelo pensador e educador humanista Carlos Bernardo González Pecotche, que busca oferecer ferramentas de ordem conceitual e prática para obter o autoaperfeiçoamento, por meio de um processo de evolução consciente que conduz ao conhecimento de si mesmo. Visando explorar os campos do autoconhecimento, a proposta logosófica é emancipar o indivíduo ao focar principalmente na identificação, classificação e seleção dos próprios pensamentos.

e de laboratório, bioética, entre outros, o evento será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto.

Para mais informações: > www.cfmv.org.br/bioeticaebea/index.php

BIONEWS é um boletim eletrônico de publicação semanal do Setor de Ciências Biológicas da UFPR. DIREÇÃO DO SETOR PROF. DR. LUIZ CLÁUDIO FERNANDES VICE-DIREÇÃO DO SETOR PROF. DR. FERNANDO MARINHO MEZZADRI PRODUÇÃO ASSESSORIA A PROJETOS EDUCACIONAIS E DE COMUNICAÇÃO – ASPEC

O objetivo é que todos os pesquisadores tenham a clareza das possibilidades de utilização e, desta forma, possam ajustar seus projetos e programas aos novos experimentos utilizando estas ferramentas. Na ocasião, será explicado também o funcionamento destes novos equipamentos.

Seminários em Ecologia: Mudanças climáticas e a conservação de recifes Amanhã, dia 16/04, às 10h, no Anfiteatro 10, será realizada mais uma palestra dos Seminários do Programa de Ecologia e Conservação. Desta feita o convidado é o Dr. Ruy Kikuchi, da Universidade Federal da Bahia. O tema será a relação entre as mudanças climáticas e a conservação de recifes, que são importantíssimos para muitas populações que dependem deles para a pesca, turismo e por possuir grande biodiversidade. Essas formações rochosas abrigam inúmeros peixes, crustáceos e outros animais marinhos que dependem direta ou indiretamente delas. Kikuchi possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Geológica, atuando principalmente nos seguintes temas: recifes, corais, Abrolhos, conservação de ecossistemas e mudanças climáticas globais.

COORDENAÇÃO - FRANCINE ROCHA REDAÇÃO, EDIÇÃO, REVISÃO, DIAGRAMAÇÃO - JOÃO CUBAS, MARCELA CASSOU, BRUNA DIAS APOIO ADMINISTRATIVO - EVALDO AMARAL PROJETO GRÁFICO - CAMILA CIBELE DE ALMEIDA Envie sugestões e notícias para a ASPEC por suas formas de contato. [email protected] (41) 3361-1549