LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
Monitoria 6 - Diversidade I 1. (UFSCAR) Alguns livros do ensino médio definem uma espécie biológica como um grupo de populações naturais cujos membros podem cruzar naturalmente uns com os outros e produzir descendentes férteis, mas não podem cruzar com membros de outros grupos semelhantes. Considere as seguintes espécies: I. Siphonops paulensis: cobra-cega, anfíbio que vive em galerias cavadas na terra; II. Mycobacterium tuberculosis: bacilo de Koch, causador da tuberculose; III. Schistosoma mansoni: verme causador da esquistossomose, ou barriga d'água; IV. Canoparmelia texana: líquen comumente encontrado sobre o tronco de algumas árvores em zonas urbanas. a. Dentre as espécies listadas, em duas delas teríamos dificuldades em aplicar a definição de espécie. Quais são elas? b. Para cada uma das espécies que você indicou, apresente as razões que dificultam a aplicação da definição biológica de espécie.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
2. (UFPEL adaptado) Carl von Linné (1707-1778), denominado Lineu, em Português, através de sua obra "Systema Naturae", propôs uma forma de denominar os seres vivos por intermédio do que chamou de "unidade básica de classificação" ou espécie. Como exemplo, a ave conhecida popularmente como quero-quero é classificada, segundo o modelo de Lineu, como Vanellus chilensis.
Disponível em: http://www.wikiwand.com/es/Vanellus_chilensis
De acordo com esses conceitos, analise as afirmativas a seguir. I. O nome específico de um organismo é sempre composto de duas palavras: a primeira designa o gênero e a segunda, a espécie. II. O nome específico do quero-quero é chilensis e o nome genérico é Vanellus. III. O nome específico do quero-quero é binominal, e Vanellus é seu epíteto específico. IV. O nome específico do quero-quero é binominal, e Chilensis, assim escrito, é seu epíteto específico. V. A espécie Vanellus chilensis inclui o gênero seguido de seu epíteto específico: chilensis. Estão corretas apenas as afirmativas a. II e III. b. IV e V. c. II e IV. d. I e III. e. II e V
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
3. (UNIFESP) Amostras de duas plantas chegaram a um centro de toxicologia acompanhadas de um parecer médico e do seguinte laudo técnico: Quadro
PACIENTE 1
PACIENTE 2
Intoxicação por ingestão de raízes de mandioca-brava: Manihot utilissima
Intoxicação por ingestão de raízes de mandioca-brava: Manihot dulcis
Procedência da amostra
Mato Grosso
Rio Grande do Sul
Verificou-se que havia pequenas diferenças na composição química de cada amostra, embora o mecanismo de ação de ambas fosse muito parecido e os sintomas da intoxicação, os mesmos. Tal resultado é: a. esperado, pois embora ambas pertençam ao mesmo gênero, trata-se de espécies diferentes. b. esperado, pois embora trate-se da mesma espécie, as plantas provêm de locais diferentes. c. inesperado, já que se tratam de dois gênero d. inesperado, já que se trata da mesma espécie e, portanto, os resultados deveriam ser iguais. e. inesperado, pois trata-se do mesmo gênero e espécie, com nome comum semelhante.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
4. (ENEM) Os Bichinhos e o Homem Arca de Noé Toquinho & Vinícius de Moraes Nossa irmã, a mosca É feia e tosca Enquanto que o mosquito É mais bonito Nosso irmão besouro Que é feito de couro Mal sabe voar Nossa irmã, a barata Bichinha mais chata É prima da borboleta Que é uma careta Nosso irmão, o grilo Que vive dando estrilo Só para chatear Moraes, V. A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.
O poema acima sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade taxonômica que expressa a afinidade existente entre nós e estes animais é: a. o filo b. o reino c. a classe d. a família e. a espécie
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
5. (UFRRJ) No 1º Torneio “Inter-Reinos” de Futebol, organizado pela Federação Taxonômica Internacional, cinco equipes disputaram os jogos entre si. Um “jogador” se destacou como artilheiro, levando seu time a vencer o campeonato. Esse “jogador” pertencia a um time com as seguintes características: eucarioto, heterótrofo, uni ou pluricelular, reprodução assexuada ou sexuada, com capacidade de causar micoses e estabelecer interações mutualísticas. Pela descrição acima, podemos concluir que a equipe campeã e o artilheiro foram, respectivamente. a. Monera Futebol Clube – João Rhizobium. b. Protista Futebol e Regatas – Mário Ameba. c. Sport Clube Fungi – Zé Bolor. d. Clube Atlético Metáfita – Leandro Goiabeira. e. Metazoa Atlético Clube – Leonardo Gavião. 6. (FUVEST) Considerando os grandes grupos de organismos vivos no planeta – bactérias, protistas, fungos, animais e plantas -, em quantos deles existem seres clorofilados e fotossintetizantes? a. Um. b. Dois. c. Três. d. Quatro. e. Cinco.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
7. (UNEAP) A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. Inclui a taxonomia ( ciência da descoberta, descrição e classificação das espécies e grupo de espécies, com suas normas e princípios ) e também a filogenia (relação evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros táxons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente. Dentre as afirmativas abaixo, qual a que não se adéqua às teorias preconizadas sobre a classificação dos seres vivos? a. a classificação natural não se baseia apenas na morfologia ou na fisiologia, mas também no desenvolvimento embrionário dos indivíduos, no estudo do cariótipo da espécie, na evolução e distribuição das espécies, no estudo do material genético. b. Reino: é um grupo de filos; filos: é um grupo de classes; classes: é um grupo de ordens; ordens: é um grupo de famílias; famílias: é um grupo de gêneros; gêneros: é um grupo de espécies; espécies: é um grupo de indivíduos semelhantes que se reproduzem entre si, gerando descendentes férteis. c. A unidade de classificação dos seres vivos é a espécie, termo que designa um conjunto de indivíduos semelhantes entre si e que se cruzam, não produzindo descendentes férteis. d. A taxonomia agrupa os animais e vegetais de acordo com seu grau de parentesco. e. O termo binominal sugere que o nome científico de uma espécie é formado pela combinação de dois termos: o nome do gênero e o descritor específico.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
8. (UFRGS) A árvore filogenética a seguir, que é baseada em dados moleculares, reúne num mesmo grupo os grandes felinos. O nó 2 reúne as espécies que rugem; o nó 3, as que não têm essa capacidade.
Com relação a essa árvore filogenética, é correto afirmar que a. a Panthera leo é mais aparentada com a pantera-nebulosa do que com o tigre. b. os felinos rugidores surgiram depois dos não-rugidores. c. as panteras-nebulosas representam o gênero Panthera, que não tem a capacidade de rugir. d. cada nó representa um evento de especiação por anagênese. e. o leão e o leopardo compartilham mais características entre si do que a onça e o leopardo.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
9. (UFPB) A figura a seguir representa uma filogenia provável para alguns grupos pertencentes aos cordados.
Adaptado de: PURVES, W. K.; SADAVA, D., ORIANS, G. H., HELLER, H. C. Vida – A Ciência da Biologia. 6ª Ed., Porto Alegre: Editora Artmed, 2005, v. 1, p. 429.
Com base na figura, nos princípios da filogenia e considerando que cada característica herdada evoluiu uma única vez, é correto afirmar que as características: a. herdadas por dois grupos distintos e derivadas do mesmo ancestral são consideradas análogas. b. ocorrentes em vários grupos e herdadas do mesmo ancestral são resultado de homoplasia. c. ausentes no ancestral comum, como pulmões, e presentes em vários grupos são denominadas derivadas. d. herdadas de um ancestral mais recente devem ser compartilhadas por mais grupos do que aquelas de um ancestral mais distante. e. presentes no camundongo e no chimpanzé, como coração com quatro cavidades, pelos e glândulas mamárias, são denominadas ancestrais.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
10. (UFGD ) Em 1992, uma expedição franco-brasileira de espeleomergulhadores encontrou na gruta do Lago Azul, localizada em Bonito, no Mato Grosso do Sul, fósseis de um tigre dentes-de-sabre (Smilodon populator) que viveu durante o período geológico do Pleistoceno – 6.000 a 10.000 anos atrás. Os tigres dentes-de-sabre eram predadores corpulentos, fortes, com imensos caninos; colonizaram quase todos os continentes, até serem extintos. Em estudos recentes, pesquisadores obtiveram o DNA mitocondrial de duas espécies deles, o Smilodon populator, comum no Brasil, e o Homotherium serum, da América do Norte. Depois, compararam as "letras" químicas do DNA mitocondrial com as de vários felinos vivos, como leões, jaguatiricas e guepardos. A partir dessa análise foi montada a árvore filogenética de alguns carnívoros, representada pela imagem a seguir:
A partir da leitura dessa árvore, surgiram as seguintes afirmações.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
I. Na história evolutiva, os tigres dentes-de-sabre (Smilodon populator) tiveram ancestral comum com a jaguatirica (Leopardus pardalis). II. Os tigres dentes-de-sabre, hoje extintos, descendem de tigres (Panthera tigris). III. Não existe relação de parentesco entre gato (Felis silvestris catus) e dentes-de-sabre (Smilodon populator). IV. A partir das comparações entre os DNA desses carnívoros, espera-se que exista maior semelhança entre leão (Panthera leo) e tigre (Panthera tigris) do que entre hiena (Crocuta crocuta) e tigre dentes–de–sabre (Smilodon populator). Em relação a essas afirmações, assinale a alternativa correta. a. Todas as afirmações estão corretas. b. Apenas I e IV estão corretas. c. Apenas I e II estão corretas. d. Apenas I, II e IV estão corretas. e. Apenas II e III estão corretas.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
Gabarito: 01: (a) Mycobacterium tuberculosis e Canoparmelia texana; (b) A primeira é um procarionte que se reproduz de forma assexuada. A segunda é um líquen, que na verdade é formado pela interação mutualística de fungos e algas. A reprodução dos liquens pode ser através de sorédios, que são estruturas que possuem células da alga e hifas do fungo. 02: e 03: a 04: b 05: c 06: c 07: c 08: e 09: c 10: b
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017