Lista de Exercícios - Monitorias
Monitoria Geografia - Revisão - 27/10 1.
Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela: a. b. c. d. e.
fertilização natural dos solos. expansão da fronteira agrícola. intensificação da migração de retorno. homologação de reservas extrativistas. homologação de reservas extrativistas.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
2. A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico. FISCH, G.; MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amazônica, v. 28, n. 2,1998 (adaptado).
O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de: a. b. c. d. e.
resfriamento da umidade da superfície. variação da amplitude de temperatura. dispersão dos ventos contra-alísios. existência de barreiras de relevo. convergência de fluxos de ar.
3. As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais. ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babaçu, pela libertação do coco preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural, Quito, 2006 (adaptado).
A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da: a. constante violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses, paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios. b. falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. c. escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus, causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso público aos recursos hídricos. d. progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da sojicultura nos chapadões do Meio-Norte brasileiro. e. dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais localizados no interior de suas propriedades.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
4. A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. Q bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos. JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela: a. b. c. d. e.
retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa. demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana. presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades. aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário. predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
5.
A imagem representa o resultado da erosão que ocorre em rochas nos leitos dos rios, que decorre do processo natural de: a. b. c. d. e.
fraturamento geológico, derivado da força dos agentes internos. solapamento de camadas de argilas, transportadas pela correnteza. movimento circular de seixos e areias, arrastados por águas turbilhonares. decomposição das camadas sedimentares, resultante da alteração química. decomposição das camadas sedimentares, resultante da alteração química.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
Gabarito: 1 - C 2 - E 3 - E 4 - E 5 -
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017