Lista de Exercícios - Monitorias
Monitoria de Geografia - 24/11 1) (FUVEST 2017) O período que vai de 1956 a 1967 é considerado como a primeira fase da industrialização pesada no Brasil. Barjas Negri. Concentração e desconcentração industrial em São Paulo 1880-1 990. Campinas: Unicamp, 1996.
Sobre as características da industrialização brasileira no período de 1956 a 1967, é correto afirmar que: a) houve uma associação entre investimentos no setor estatal e a entrada de capital estrangeiro, que propiciaram a instalação de plantas produtoras de bens de capital. b) a instituição do Plano de Metas, que teve como principal finalidade incrementar a incipiente industrialização do Rio de Janeiro e de São Paulo, marcou politicamente esse momento do processo. c) partiu do Estado Brasileiro, de caráter fortemente centralizador e nacionalista, a criação das condições para a nascente indústria têxtil que se instalava no país, por meio de diversos incentivos e isenções fiscais. d) ocorreu a implantação de multinacionais do setor automobilístico, que se concentraram em São Paulo, principalmente ao longo do eixo da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em direção a Ribeirão Preto. e) se trata de uma fase marcada pela política de “substituição de importações”, uma vez que se deu um incremento da indústria nacional, pela abundância de mão de obra.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
2) (FUVEST 2017) O desmatamento atual na Amazônia cresceu em relação a 2015. Metade da área devastada fica no estado do Pará, atingindo áreas privadas ou de posse, sendo ainda registrados focos em unidades de conservação, assentamentos de reforma agrária e terras indígenas. Imazon. B oletim do desmatamento da Amazônia Legal, 2016. Adaptado.
Tal situação coloca em risco o compromisso firmado pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21), ocorrida em 2015. O desmatamento na Amazônia tem raízes históricas ligadas a processos que ocorrem desde 1970. Com base nos dados e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta. a) O desmatamento, apesar de atingir áreas de unidades de conservação, que incluem florestas, parques nacionais e terras indígenas, viabiliza a ampliação do número de assentamentos da reforma agrária. b) As grandes obras privadas implantadas na Amazônia valorizam as terras, atraindo enorme contingente populacional, que por sua vez origina regiões metropolitanas que degradam a floresta. c) A grilagem de terras em regiões de grandes projetos de infraestrutura, a extração ilegal de madeira e a construção de rodovias estão entre as causas do desmatamento na Amazônia. d) A extração ilegal de madeira na Amazônia vem sendo monitorada por países estrangeiros devido às exigências na COP 21, pois eles são os maiores beneficiários dos acordos da Conferência. e) Os grandes projetos de infraestrutura causam degradação da floresta amazônica, com intensidade moderada e temporária, auxiliando a regularização fundiária.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
3) (UFSC 2016) Observe as figuras abaixo.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
Sobre a formação geológica do planeta Terra, é C ORRETO afirmar que: 01.
as placas tectônicas são bastante rígidas, por isso exercem pressão umas sobre as outras, originando, assim, vulcanismos e tsunamis.
02.
as placas tectônicas estão em constante movimento e vários terremotos são ocasionados pela energia liberada do choque entre elas.
04.
o Brasil está situado entre a Placa Antártica e a Africana, o que afasta o risco de qualquer tipo de tremor, mesmo de grau baixo.
08.
devido a fatores geológicos específicos, não é possível associar terremotos a vulcanismos.
16.
a litosfera é a camada rochosa que cobre a Terra.
32.
a teoria da “deriva continental” teve grande impacto quando foi criada em meados do século XX, contudo estudos mais recentes demonstram que ela não é verdadeira devido às causas e consequências do aquecimento global.
64.
a Terra continua em transformação porque as forças que vêm do interior do planeta mantêm os continentes em movimento.
RESPOSTA: _____
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
4) (UFSC 2017) Sobre a União Europeia, é correto afirmar que: 01.
teve sua origem na Comunidade Econômica do Carvão e do Aço, a partir dos anos 1950, no contexto da Guerra Fria.
02.
países como Dinamarca, República Checa e Sérvia, que faziam parte do bloco socialista, não foram aceitos na União Europeia porque não aderiram à economia de mercado.
04.
com a crise no Oriente Médio, a entrada de imigrantes na União Europeia foi facilitada por razões humanitárias e também porque representa um enorme potencial de mão de obra qualificada para os países que compõem o bloco.
08.
nem todos os países que fazem parte da União Europeia adotaram a moeda única, o Euro.
16.
uma das críticas à União Europeia no presente é o crescimento da xenofobia entre os cidadãos europeus, o que resulta em problemas políticos e culturais com as minorias étnicas.
32.
diferentemente do Mercosul e do Nafta, a União Europeia apresenta grande assimetria econômica e social entre os Estados membros.
RESPOSTA: _____
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
5) (UFPR 2ªFase 2017) Envolvendo trabalho, política, imaginário, saúde, cultura, redes, desejos, gênero etc., desde Marcel Mauss ([1950], 2005) e Abdelmaleck Sayad (1998) se compreende a migração como um fato social total. [...]. A mobilidade do trabalho há tempos constitui um dos principais fatores das migrações. Mais recentemente, embora perceptíveis já há algum tempo, políticas migratórias transnacionais, guerras, conflitos étnicos e religiosos, mudanças climáticas e orientação sexual têm se destacado como motivações relevantes de fluxos migratórios e como chaves de análise para a sua melhor compreensão e formulação de políticas públicas voltadas a migrantes, apátridas, deslocados e refugiados. (Travessia – Revista do Migrante, n.77, jul.-dez./2015, p.5.).
Com base no trecho acima e nos conhecimentos sobre o fenômeno da migração internacional, faça o que se pede: a) Escreva um texto de até 8 linhas, explicando porque migrantes e refugiados são considerados ora como uma solução, ora como um problema para os países de destino. b) Em no máximo 10 linhas, caracterize e diferencie migrantes econômicos, refugiados e apátridas. Dê exemplos, no contexto do mundo atual, de um caso de migração econômica e de um caso de fluxo de refugiados, identificando suas causas principais.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
GABARITO 1 - A 2 - C 3 - 82 (2+16+64) 4 - 25 (1+8+16)
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017