Lista de Exercícios - Monitorias
Monitoria Biologia - Revisão - 17/10 1. (Univali-SC) A revista CIÊNCIA HOJE (jan/fev de 1998) noticia a descoberta de uma nova espécie de lagarto nativo, na região de Linhares-ES. Os indivíduos adultos do sexo feminino originam descendentes sempre fêmeas, geneticamente iguais. Esses quando atingem a maturidade sexual, também geram novas fêmeas, que por sua vez repetirão o processo, mantendo assim uma população unissexual. Esse mecanismo reprodutivo ocorre também em outros animais: pulgões, alguns besouros e crustáceos, formigas e vespas. Trata-se de um tipo de reprodução: a. sexuada, cuja fecundação ocorre no período larval e permite a clonagem natural: a pedogênese. b. sexuada, c uja fecundação ocorre no período larval e permite a clonagem natural: a neotenia. c. sexuada, a qual consiste em produzir novos indivíduos a partir de um ovo, pela separação dos blastômeros, possibilitando a formação de vários clones: a oliembrionia. d. sexuada, na qual fêmea produz óvulos diplóides, dispensando a participação do espermatozóide. Este processo é chamado de partenogênese e representa um mecanismo natural de clonagem. e. assexuada, na qual a fêmea produz óvulos diplóides, dispensando a participação do espermatozóide. Este processo é chamado de partenogênese e representa um mecanismo natural de clonagem. 2. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. A famosa proporção 9: 3: 3: 1 relacionada à Segunda Lei de Mendel refere-se à proporção ____________esperada da ____________de dois indivíduos heterozigóticos quanto a dois pares de genes (AaBb) localizados em ____________de cromossomos: a. b. c. d. e.
genotípica - F2 - diferentes pares. fenotípica - F1 - diferentes pares. fenotípica - F2 - um mesmo par. genotípica - F1 - um mesmo par. fenotípica - F2 - diferentes pares.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
3. Os planos de controle e erradicação de doenças em animais envolvem ações de profilaxia e dependem em grande medida da correta utilização e interpretação de testes diagnósticos. O quadro mostra um exemplo hipotético de aplicação de um teste diagnóstico.
Considerando que, no teste diagnóstico, a sensibilidade é a probabilidade de um animal infectado ser classificado como positivo e a especificidade é a probabilidade de um animal não infectado ter resultado negativo, a interpretação do quadro permite inferir que: a. b. c. d. e.
a especificidade aponta um número de 5 falsos positivos. o teste, a cada 100 indivíduos infectados, classificaria 90 como positivos. o teste classificaria 96 como positivos em cada 100 indivíduos não infectados. ações de profilaxia são medidas adotadas para o tratamento de falsos positivos. testes de alta sensibilidade resultam em maior número de animais falsos negativos comparado a um teste de baixa sensibilidade.
4. Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação). Essa especiação não ocorre devido ao(à): a. b. c. d. e.
oscilação genética das raças. convergência adaptativa das raças. isolamento geográfico entre as raças. seleção natural que ocorre entre as raças. manutenção do fluxo gênico entre as raças.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
5. Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família S olanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica. Cores ao vento. Genes e fósseis revelam origem e diversidade de borboletas sul-americanas. Revista Pesquisa FAPESP. N° 170, 2010 (adaptado).
Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam: a. b. c. d. e.
facilidade em digerir todas as plantas desses locais. interação com as plantas hospedeiras da família A pocinaceae. adaptação para se alimentar de todas as plantas desses locais. voracidade indiscriminada por todas as plantas existentes nesses locais. especificidade pelas plantas da família S olanaceae existentes nesses locais.
6.Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento nessa região.
Qual é a árvore adequada para o reflorestamento dessa região? a. b. c. d. e.
1 2 3 4 5
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
7.
No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos. Qual é o padrão de herança observado para essa doença? a. b. c. d. e.
Dominante autossômico, pois a doença aparece em ambos os sexos. Recessivo ligado ao sexo, pois não ocorre a transmissão do pai para os filhos. Recessivo ligado ao Y, pois a doença é transmitida dos pais heterozigotos para os filhos. Dominante ligado ao sexo, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença. Codominante autossômico, pois a doença é herdada pelos filhos de ambos os sexos, tanto do pai quanto da mãe.
8. O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em decorrência: a. b. c. d. e.
do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido. da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido. da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado. da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original. da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
Gabarito 1 - D 2 - E 3 - B 4 - E 5 - E 6 - B 7 - D 8 - E
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017