LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA Onde estamos hoje ...

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA Onde estamos hoje? | Contexto histórico e geopolítico atual 1) (Enem 2011) As migrações transnacionais, intensificadas e...
4 downloads 231 Views 354KB Size

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA Onde estamos hoje? | Contexto histórico e geopolítico atual 1) (Enem 2011) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas. IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são a) b) c) d) e)

a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração. a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes. o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes. a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados. a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

2) (UFRGS 2017) Observe a imagem abaixo:

No dia 23 de junho de 2016, foi realizado um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, cujo resultado foi favorável à saída da União. Assinale a alternativa que indica uma das consequências dessa decisão.

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA a) A anulação do referendo pela Suprema Corte europeia, por causa de suas supostas irregularidades; b) A formação de um novo governo trabalhista em substituição ao anterior, liderado por Jeremy Corbyn. c) A renúncia do primeiro ministro David Cameron e a composição de um novo gabinete conservador, encabeçado por Thereza May. d) A declaração de independência da Irlanda do Norte, favorável a permanência na União Europeia. e) A dissolução da União Europeia e do Mercado Comum Europeu, por causa da saída de um de seus sócios fundadores.

3) (ENEM 2016) A Operação Condor está diretamente vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Depois do Brasil (e do Paraguai de Stroessner), foi a vez da Argentina (1966), Bolívia (1966 e 1971), Uruguai e Chile (1973) e Argentina (novamente, em 1976). Em todos os casos se instalaram ditaduras civil-militares (em menor ou maior medida) com base na Doutrina de Segurança Nacional e tendo como principais características um anticomunismo militante, a identificação do inimigo interno, a imposição do papel político das Forças Armadas e a definição de fronteiras ideológicas. PADRÓS, E. S. et al. Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985). história e memória. Porto Alegre: Corag, 2009 (adaptado). Levando-se em conta o contexto em que foi criada, a referida operação tinha como objetivo coordenar a a) b) c) d) e)

modificação de limites territoriais. sobrevivência de oficiais exilados. interferência de potências mundiais. repressão de ativistas oposicionistas. implantação de governos nacionalistas.

4) (ENEM 2012) Texto I A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço. ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de São Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA Texto II Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos. Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado). A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois: a) b) c)

d)

e)

o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque. a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário. a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos. o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado. a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.

5) (ENEM 2016) Texto I

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA Texto II Metade da nova equipe da Nasa é composta por mulheres Até hoje, cerca de 350 astronautas americanos já estiveram no espaço, enquanto as mulheres não chegam a ser um terço desse número. Após o anúncio da turma composta 50% por mulheres, alguns internautas escreveram comentários machistas e desrespeitosos sobre a escolha nas redes sociais. Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 10 de Mar. 2016. A comparação entre o anúncio publicitário de 1968 e a repercussão da notícia mostra a a) b) c) d) e)

elitização da carreira científica. qualificação da atividade doméstica. ambição de indústrias patrocinadoras. manutenção de estereótipos de gênero. equiparação de papéis nas relações familiares.

6) (ENEM 2016)

SATRAPI. M. Persépolis. São Paulo: Cia. das Letras, 2007 (adaptado).

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA

A memória recuperada pela autora apresenta a relação entre a) b) c) d) e)

conflito trabalhista e engajamento sindical. organização familiar e proteção à infância. centralização econômica e pregação religiosa. estrutura educacional e desigualdade de renda. transformação política e modificação de costumes.

7) (UFRGS 2017) Assinale a alternativa correta sobre as principais características históricas da sociedade brasileira, a partir da segunda metade do século XX a) Altas taxas de migração para o interior e acelerado processo de concentração populacional nas áreas rurais do país. b) Pacto democrático considerado como fundamento político da sociedade, o qual pôs fim as recorrentes rupturas institucionais ocorridas durante a Primeira República. c) Perda de protagonismo internacional ocasionada pelo término da Guerra Fria, caracterizando o isolamento político do Brasil na primeira década do século XXI. d) Considerável retração da produção cultural, ocorrida em função das constantes crises econômicas e da redução do mercado consumidor do país. e) Processo de ampliação da cidadania, através da conquista de direitos políticos, sociais e civis que foram consolidados com a promulgação da Constituição de 1988. 8) (ENEM 2016) Batizado por Tancredo Neves de "Nova República", o período que marca o reencontro do Brasil com os governos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos. O álbum dos presidentes: a história vista pelo JB. Jornal do Brasil, 15 nov. 1989. O período descrito apresenta continuidades e rupturas em relação à conjuntura histórica anterior. Uma dessas continuidades consistiu na a) b) c) d) e)

representação do legislativo com a fórmula do bipartidarismo. detenção de lideranças populares por crimes de Subversão. presença de políticos com trajetórias no regime autoritário. prorrogação das restrições advindas dos atos institucionais. estabilidade da economia com o congelamento anual de preços.

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA 9) (ENEM 2015)

Na charge há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionada ao a) b) c) d) e)

elevado preço das mercadorias no comércio. aumento da demanda por produtos naturais. crescimento da produção de alimentos. hábito de adquirir derivados industriais. uso de agrotóxicos nas plantações.

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA 10) (ENEM 2013) Disneylândia Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong E produzem com matéria-prima brasileira Para competir no mercado americano [...] Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul [...] Crianças iraquianas fugidas da guerra Não obtêm visto no consulado americano do Egito Para entrarem na Disneylândia ANTUNES, A. Disponível em: www.radio.uol.com.br. Acesso em: 3 fev. 2013 (fragmento). Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações: a) b) c) d) e)

Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo. Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais. Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias. Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro. Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017