O programa Caminhos da Energia visa sensibilizar a população da necessidade de descobrir o equilíbrio perfeito entre consumo, produção energética e sustentabilidade. Apresenta o diálogo entre pesquisadores, representantes de concessionárias e historiadores sobre as diferentes fontes de energia: sejam finitas ou renováveis. A informação é o melhor caminho para a sensibilização, a formação de opinião e o exercício do cidadão no controle, na atuação pessoal e profissional e na mudança de atitude. Esta série estimula o espírito crítico movido por debates e pelas informações veiculadas. Que caminhos escolher diante de tantas vantagens e desvantagens? Com que tipo de dependência cada um deles nos aprisiona ou liberta? Qual o legado que deixaremos para as próximas gerações, se continuarmos a ignorar as consequências do aquecimento global, esgotando nossas riquezas naturais? Caminhos da Energia nos impulsiona à reflexão e instiga o espírito crítico, por meio de posicionamentos antagônicos em relação às fontes de energia que propiciam uma melhor qualidade de vida. Cada tipo de energia nos é apresentada com suas vantagens e desvantagens. E é esta dicotomia que nos inquieta e nos chama à corresponsabilidade para o futuro do planeta. O conhecimento e a pesquisa fortalecem a nossa opinião e nos tornam partícipes na construção de um mundo melhor para gerações que estão por vir.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PROGRAMA 1 – Energia é tudo - O aquecimento global Tipo de atividade: grupo (esta atividade pode ser dividida, caso seja necessário, em vários dias de produção para que o grupo tenha tempo de discutir e amadurecer suas ideias) Objetivo: sensibilizar a comunidade para os efeitos do aquecimento global e levar à reflexão para uma mudança de comportamento. 1ª etapa: após assistir ao trecho do vídeo do Programa 1 (9:00 a 13:58) sobre o aquecimento global, os grupos se dividirão de acordo com os temas: a) Aquecimento global – o que é?; b) Origem; c) Consequências; d) Prognósticos; e) O que podemos fazer para melhorar?. Os trabalhos deverão ser apresentados em mídias criativas e de fácil entendimento: cartilhas, histórias em quadrinhos, jornais, músicas, propaganda, filmes e tantas outras que atinjam a comunidade. 2ª etapa: cada grupo apresentará o seu trabalho, e os demais grupos farão a crítica para aperfeiçoamento do trabalho, tendo como foco: o material atingirá a comunidade? O que pode ser aperfeiçoado? 3ª etapa: o moderador abre o debate e, junto com os demais grupos, é decidido se o trabalho está pronto para ser apresentado à comunidade. 4ª etapa: os grupos apresentam seus trabalhos à associação da comunidade para decidirem a melhor forma de apresentá-los.

PROGRAMA 2 – Tudo é energia - Planejando o futuro da minha comunidade Tipo de atividade: pesquisa de campo (esta atividade pode ser dividida em etapas de produção, para que o grupo tenha tempo de colher os dados, discuti-los e divulgá-los). Objetivo: sensibilizar a comunidade pelas consequências do consumismo e pelo excesso ou a inadequação do uso da energia; destacar os talentos da comunidade para as diversas mídias. Resumo da atividade: o Programa 2 apresenta a evolução do homem que, ao sair do sedentarismo, precisa cada vez mais de energia. A reeducação do homem no que se refere ao consumo de energia, por exemplo, é fator preponderante para a sua eficácia. 1ª etapa: visite a sua comunidade ou o seu bairro e registre os fatos que você observou na falta de responsabilidade no uso da energia. Seja em relação à utilização da água, da energia elétrica ou de combustível. 2ª etapa: os dados coletados serão levados para o grupão; nesse momento, formar-se-ão grupos de trabalho cuja missão será formular um projeto que propicie melhor qualidade de vida e o uso consciente de energia. O projeto de sensibilização da população deverá ser divulgado por meio de cartaz, música, rádio, jornal. Os grupos serão formados de acordo com a mídia escolhida.3ª etapa: após a elaboração dos projetos, eles serão apresentados a representantes influentes da comunidade, para que selecionem aquele que atende melhor a desequilíbrio – consumo – energia elétrica – sustentabilidade.

MUDANDO O COMPORTAMENTO Tipo de atividade: gincana / Objetivo: sensibilizar os participantes para uma mudança de comportamento para o bem da sociedade. Resumo da atividade: o jogo consiste em dar uma missão a cada equipe; cada missão consiste em realizar tarefas que serão apresentadas, posteriormente, ao grupão. Os participantes terão uma semana para cumprir as tarefas, e será vencedora a equipe que apresentar a atividade de forma eficaz e mais criativa. Para julgar os trabalhos, serão selecionadas pessoas representativas da comunidade: integrantes da associação de bairro ou da comunidade, diretor de escola, professores e tantos quanto o moderador considerar que são relevantes no processo educacional da comunidade; os critérios para avaliação das equipes serão: a) Apresentação dos itens 1 e 2: clareza (1,0), apresentação (1,0), relevância (2,0), criatividade (1,0); b) Projeto – pertinência (3,0), criatividade (2,0). 1ª etapa: o moderador seleciona os líderes e pede a eles que formem suas equipes; cada equipe se identificará com um nome. 2ª etapa: cada equipe recebe a missão: l -entrevistar dois trabalhadores da comunidade que lidem com o lixo; que problemas ele vê no seu trabalho; relato de um fato curioso; que recado ele dá para a comunidade; ll -apresentar cinco flagrantes na comunidade que evidenciem a falta de compromisso do cidadão com a natureza; lembrar aos grupos que, no caso de fotos e filmagens, não se pode identificar a pessoa por uma questão do direito de preservação da imagem;