GUIA PARA ESTUDO Nº 07 - 17/09/2017

Jesus a fonte da cura

Por Ivonaldo Lopes

“Ao pôr do sol, o povo trouxe a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças; e ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles”. Lucas 4:40 A doença é inerente à existência do ser humano. Ela faz parte da herança deixada pelo pecado e nos coloca em uma condição de vulnerabilidade e fragilidade, nos levando a reconhecer a necessidade de tratamento. Por mais que a inteligência humana tenha demonstrado ao longo dos tempos um avanço significativo na busca de solucionar os problemas relacionados às enfermidades, percebe-se que ainda há uma barreira que impede os homens mais inteligentes de solucionar alguns problemas. A vida humana ainda é um grande mistério para o próprio homem, e se tratando de doenças elas parecem possuir um poder de abrangência e evolução incontroláveis, principalmente, as que atingem diretamente a nossa alma, pois este é um terreno que sem dúvidas traz muitas interrogações para todos nós. O texto acima revela a todos que Jesus quando esteve entre nós, encarnado em forma humana, atuou também como médico. Em certa ocasião Ele afirma que veio para aqueles que se consideram doentes: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores"(Marcos 2:17). É interessante ressaltar nessa passagem que Jesus revela um outro tipo de doença no ser humano, não apenas as que costumeiramente Ele curava, como a paralisia, a lepra ou a cegueira. Ele nos faz olhar mais profundamente e enxerga em nós uma condição que torna todo ser humano contaminado por uma doença devastadora e mortal, essa doença chama-se pecado. Jesus revela que a primeira necessidade de cura no ser humano, não é a cura física, mas a cura espiritual, a cura da alma, como Ele assim fez com o paralítico ao dizer: “Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: ‘Filho, os seus pecados estão perdoados’"(Marcos 2:5). Uma igreja saudável é aquela

que reconhece que o pecado nos torna doente e que, sem demora, nos leva a buscar a cura naquele que é o único que pode resolver esse problema: Jesus Cristo.

Reflita no texto acima e responda: 1. Em que aspecto Jesus considerava os homens como sendo carentes de médico? 2. Em que sentido Jesus pode ser comparado a um médico? 3. Como podemos associar o pecado a uma doença? 4. O que nos impede de buscamos a cura em Jesus?

@ibrthe