VENDA NOVA
Ribeirão das Neves
Acervo Terra Viva
Piratininga
Experiências Agroecológicas na Região Metropolitana de Belo Horizonte
Venda Nova São João Batista Copacabana
Céu Azul
FEIRA TERRA VIVA
Isidoro Norte
NORTE
Furquim Jardim Werneck Felicidade
Planalto
Santa Amélia
Garças/Braúnas
PAMPULHA Pampulha
Belo Horizonte | MG
Jaqueline
Jardim Europa
Capitão Eduardo
Ribeiro de Abreu
Tupi/Floramar
“Incentivamos a integração entre os NORDESTE diferentes segmentos da cadeia Belmonte produtiva e de consumo de Gorduras produtos agroecológicos, orgânicos e artesanais.”
São Bernardo Primeiro de Maio Jaraguá
Confisco
São Paulo/Goiânia UFMG São Francisco Ouro Preto Cachoeirinha Sabará Santa Inês Castelo Cristiano Contagem Machado Boa Vista Antônio Jardim Carlos Mariano de Abreu Montanhês Instituto Concórdia Agronômico Caiçara Abílio Prado LESTE Machado Lopes Pompéia A feira acontece aos sábados, de 9:00 Glória Taquaril às 13:00, no quintal do Espaço Padre Eustáquio Floresta/Santa Tereza NOROESTE Barro Centro Suricato, localizado na região leste de Santa Francisco Preto Belo Horizonte, bairro Floresta. Efigênia Sales PUC Camargos Baleia O espaço pertence à Associação de Savassi Barroca Sarandi
QUEM? A Feira Terra Viva é um empreendimento de economia solidária que atua em rede pela construção da agroecologia e do comércio justo na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Reúne semanalmente produtores/as e consumidores/as de alimentos e produtos naturais que respeitam a saúde, as relações humanas e o meio ambiente. Acervo Terra Viva
ONDE?
a
Trabalho e Produção Solidária, Santa Maria formada por pessoas acometidas pelo sofrimento psíquico e norteada pelos princípios da Economia Solidária.
Município de Belo Horizonte Região Metropolitana de Belo Horizonte
CENTRO-SUL Cafezal Prudente Santo Serra de Morais Antônio Cabana Morro das Anchieta/Sion Pedras Croqui da feira Barragem Mangabeiras OESTE São Bento/ Sta. Lúcia Betânia
Bairro das Indústrias
Som
Belvedere
Barreiro de Cima
Estante
Ho Chi Minh
Roots Ativa
Wylogus
Shanti
Cogumelos
Vista Alegre
Limão
Estoril/Buritis/Pilar Oeste
Barreiro de Baixo
Estante
Estante
Caixa jardineiros
Lindéia
Bairro Floresta
Jardim América
FILA DO CAIXA
Nova Lima
Ervanário Lixo Consciência
Jatobá
Ibirité
Google Maps
Cardoso
Panchamama
Olhos D'Água
Bairro
BARREIRO Floresta
RAMPA DE ACESSO
Madri
Brotos Quintanda
Vera
Om Mani
Grano Santo
Panelinha
Regenerari
Bancada
Botica Veg
Oriza
Estante
Escada
Barreiro-Sul
Acervo Terra Viva
Brumadinho
COMO? A Rede Terra Viva nasceu em 2005 a partir da iniciativa de três consumidores que desejavam ter acesso a alimentos saudáveis. Um pequeno grupo de produtores de Belo Horizonte e Região Metropolitana foi reunido pelo trio e um sistema de entrega em domicílio de cestas de produtos orgânicos foi criado. As alianças entre produtores e consumidores logo se fortaleceram e se expandiram, transformando a iniciativa em uma feira mensal, a Feira Terra Viva, que depois passou a ser quinzenal e, desde 2013, acontece semanalmente. A Rede Terra Viva faz parte da Rede Brasileira de Comercialização Solidária e está registrada no Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários, do Ministério do Trabalho e Emprego.
PRODUÇÃO A maioria dos produtos ofertados é fruto do trabalho de agricultores/as, associações, cooperativas e assentamentos de Belo Horizonte e Região Metropolitana, tais como o Assentamento Ho Chi Minh, o Ervanário São Francisco de Assis, a Horta Frutos da União e o coletivo Roots Ativa. Estes sujeitos e organizações produzem alimentos orgânicos, agroecológicos, artesanais, produtos naturais de saúde, higiene e beleza e materiais de conscientização sobre consumo e alimentação saudável.
DESAFIOS Atualmente, os principais desafios da feira estão relacionados ao seu crescimento. O primeiro deles é aperfeiçoar o controle social à medida que a rede se expande e obter algum tipo de certificação para os produtos agroecológicos, satisfazendo a necessidade dos consumidores.
“A Feira Terra Viva contribui na geração de renda para dezenas de famílias, incluindo muitas em situação de vulnerabilidade social, por meio da cooperação, sem patrões, com as decisões tomadas pelo coletivo em assembleias mensais e em pleno aperfeiçoamento da autogestão.”
ECONOMIA SOLIDÁRIA A feira é um empreendimento financeiramente independente que busca se organizar em um sistema de autogestão. Atualmente, existem comissões de trabalho formadas pelos próprios produtores, que cuidam de suas demandas e decidem os preços de seus produtos. A renda destinada aos produtores, gestores e demais custos de operação é gerada, exclusivamente, durante as feiras semanais. A organização do espaço para a realização da feira é feita em mutirões, por feirantes e demais colaboradores. Essas e outras questões são discutidas e definidas em assembleia, chamada de “Encontro Vivo”, cuja periodicidade tem sido bimestral ou trimestral.
PARA SEGUIR A CAMINHADA Neste momento, a rede está empenhada em conquistar o Mercado Distrital de Santa Tereza para fazer deste espaço um centro de distribuição de produtos agroecológicos, orgânicos e da Economia Popular e Solidária. O objetivo é ampliar o número de produtores e a diversidade de produtos, além de dar a eles condições de desenvolverem outros projetos, além da feira.
Acervo Terra Viva
Endereço: Rua Souza Bastos, 175, Floresta (Quintal do Espaço Suricato) Contato:
[email protected] Site: www.feiraterraviva.org Facebook: www.facebook.com/redefeiraterraviva
Material produzido em março de 2016