FESTIVAL DO MINUTO 2017 Centro Universitário de Barra Mansa – UBM Curso de Jornalismo REGULAMENTO 1.
Participação
1.1 O Festival do Minuto é dirigido a todos os alunos e ex-alunos do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM. O evento integra a programação da Jornada da Comunicação, e será realizado no dia 09 de junho de 2017. 1.2 São permitidos, no máximo, dois (02) vídeos por candidato. 1.2.1 Entende-se por candidato um aluno ou grupo de alunos do UBM. 1.3 São permitidas gravações de QUALQUER tipo de câmera: webcam, celular, máquina digital, filmadora, tablet e outros. 2. Objetivo 2.1 O evento visa estimular a criatividade e incentivar a produção cinematográfica por parte dos acadêmicos, uma vez que por intermédio da leitura e análise de imagens e de ferramentas utilizadas pelo cinema, o trabalho com essa linguagem, entre outros aspectos, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias. 3. Inscrição 3.1 A inscrição é gratuita. Estarão aptos os vídeos, inéditos, produzidos em 2017, em qualquer formato midiático, desde que sejam entregues em DVD nos formatos wmv/avi/mp4. 3.2 Inscrição do candidato será feita no ato da entrega do vídeo. 4. Da inscrição 4.1 O prazo de inscrição é de 18 de maio até 06 de junho de 2017. 4.2 A inscrição deve ser realizada no Laboratório Multimeios, de segunda à sexta, de 13 às 22 horas, com o funcionário Luciano Fonseca e constará de: a) Uma cópia em DVD contendo o título da obra inscrita, nome(s) do(s) autor(es), tempo do vídeo e trilha sonora utilizada. 4.3 Os participantes terão até o dia 08 de junho de 2017 para substituir os DVDs defeituosos, sob pena de cancelamento da inscrição. 5. Duração das obras 5.1 As obras inscritas deverão ter a duração de 1 minuto, não incluídos os créditos. 5.2 As obras poderão ser produzidas nos gêneros de ficção e não-ficção. 5.2.1 - Tema: Notícias falsas (Fake News) Notícias falsas (Fake News) é exatamente o que parece - falsificadas, infladas, ou artigos, notas, posts nas redes sociais com informação totalmente falsa, publicados como se fossem notícias verdadeiras. A maioria das histórias ou versões são criadas para atrair cliques (e, assim, inflar a receita de anúncios), muito na linha de notícias sensacionalistas de capas de alguns tabloides, onde não há qualquer compromisso com a verdade. Observa-se uma utilização mais intencional de notícias falsas desde o ano passado, principalmente as que emergiram durante a eleição nos Estados Unidos.
O termo “Fake News” (notícias falsas) foi empregado fortemente para influenciar a opinião durante a eleição americana, utilizando as tradicionais plataformas de informação, com pedras angulares da internet moderna, como Google e Facebook, estes inundados com histórias falsas. Ninguém é inocente nessa batalha. Notícias falsas atraem e aumentam a audiência. Naturalmente, quem planta notícias falsas tem alguma intenção. Em geral, desconstruir uma tese ou alguém. A divulgação de notícias falsas também não é uma invenção ou um subproduto da Internet. Elas existem há séculos e sempre foram utilizadas para detonar inimigos políticos ou desafetos, comprometendo reputações. O boato é considerado a mídia mais antiga do mundo, que existe e sempre foi usado como estratégia para propósitos nem tão nobres assim, desde a origem dos folhetins e jornais. Visava destruir reputações e carreiras de desafetos políticos e até relacionamentos conjugais. Refletir sobre os efeitos e consequências das notícias falsas não só sobre o Jornalismo, mas principalmente sobre a Sociedade, é o objetivo dos Festival do Minuto, ao debater temas como manipulação da informação, violência, preconceito, intolerância e liberdade de expressão através de conteúdos audiovisuais. 5.3 Os vídeos deverão dedicar no máximo 10 (dez) segundos para inserção dos créditos dos responsáveis por sua realização, incluindo créditos de trilha sonora (independentemente dela ser de domínio público ou não), de imagens e outros materiais de terceiros. 6. Não é permitido 6.1 Vídeo que desrespeite a legislação vigente. 6.2 Violar a privacidade de terceiros. 6.2.1 No caso de utilização de imagem de terceiros, deverá ser apresentada autorização de uso de imagem. 7. Seleção 7.1 A seleção e a premiação dos trabalhos serão realizadas por uma Comissão Julgadora formada por professores e ex-professores do Curso de Jornalismo e convidados pela Coordenação do Curso. 7.2 A Comissão avaliará os filmes selecionados segundo os critérios abaixo, atribuindo-lhes valores de 0 a 5 para cada quesito: a) Criatividade b) Originalidade c) Aproveitamento da técnica utilizada. 7.3 Os dois filmes que obtiverem maior pontuação na avaliação da Comissão Julgadora serão declarados o primeiro e o segundo colocados do Festival do Minuto 2017. 7.3.1 – Em caso de empate, a decisão caberá a Comissão Julgadora. 7.4 – Também será promovido um Júri Popular entre o público presente na exibição, com voto individual em cédula que deverá ser depositada em urna, mediante assinatura em lista de votação. O filme que obtiver a maior votação será declarado o vencedor do Júri Popular do Festival do Minuto 2017. 8. Premiação 8.1 Os dois primeiros colocados pela Comissão Julgadora e o vencedor do Júri Popular do Festival do Minuto 2017 receberão certificados e premiação, a ser definida pela Coordenação do Curso de Jornalismo. 8.2. A exibição e premiação das obras inscritas serão realizadas no dia 9 de junho de
junho de 2017, a partir de 18h30, no Salão Nobre Professor Jayme Dantas, campus Barra Mansa do UBM, como parte da programação da Jornada da Comunicação. 9. Disposições gerais 9.1 No ato da inscrição, o participante aceita, implicitamente, todas as disposições deste Regulamento. 9.2 As decisões de Seleção e Premiação terão caráter irrecorrível. 9.3 Os autores das obras são os únicos responsáveis pelo conteúdo de seus trabalhos, incluindo sua trilha sonora. 9.4 Caso a obra apresentada não esteja de acordo com a regulamentação do evento o participante será desclassificado automaticamente.