N°04 | 17 de maio de 2011
O “Boletim Eletrônico de Capacitação” é um informativo publicado quinzenalmente no portal da ANAC na internet e na intranet. O objetivo é divulgar as ações de capacitação que irão ocorrer no período e informar os eventos já realizados. O boletim é uma publicação da Superintendência de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas (SCD) da ANAC.
Examinador Credenciado ‐ Piloto Atendendo ao cronograma de eventos de capacitação de 2011, a Superintendência de Segurança Opera‐ cional em parceria com a Su‐ perintendência de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas – SCD, realizará no período de 13 a 16 de junho o curso “Examinador Credenciado ‐ Piloto”. O curso, que tem como finalidade preparar examinadores credenciados da aviação civil para realizarem verificações de proficiência técnica de tripulantes, possui 30 (trinta) vagas disponíveis. O evento de capacitação ocorrerá no Centro de Treinamento da ANAC, localizado no Rio de Janeiro. Para participar é necessária uma indicação formal da instituição à qual o aluno esteja vinculado contendo currículo, justificativa para participação no evento e comprovante de vínculo
empregatício e a aprovação da indicação pela Superintendência de Segurança Operacional (SSO) da ANAC. As aulas serão ministradas por instrutores da Superintendência de Segurança Operacional e o público‐alvo são pilotos instrutores de empresas aéreas, escolas de aviação civil, centros de treinamento, aeroclubes e órgãos de segurança pública regidos pelos RBHA 91, RBHA 135, RBAC 121, RBHA 141 e RBHA 142. Na ocasião serão abordados os seguintes assuntos: Ética na conduta do Examinador Credenciado; Avaliação das Habilidades de CRM; Fatores Humanos; Lei 7.183 – Aeronauta; RBAC 61; CBA – Código Brasileiro de Aeronáutica – Artigos 299 e 302; Introdução ao SGSO; Avaliação de Proficiência de Piloto; entre outros.
BOLETIM ELETRÔNICO DE CAPACITAÇÃO | N°04 | 17 de maio de 2011
Aprofundamento para o INSPAC: Submódulo Facilitação e Segurança São objetivos da função: aplicar procedimentos padronizados de inspeção das atividades da aviação civil, com vistas à manutenção dos padrões mínimos estabelecidos pela legislação brasileira, relativos à segurança da aviação civil; verificar o cumprimento das normas e métodos recomendados pela legislação brasileira relativos à segurança da aviação civil; identificar as não‐ conformidades existentes nas instalações aeroportuárias, bem como nas operações e atividades ali desenvolvidas; e elaborar relatórios de avaliação e inspeção.
Será realizado no período de 06 a 22/06, na sede da ANAC em Brasília, o curso “Aprofundamento para o INSPAC: Submódulo Facilitação e Segurança”, que irá preparar profissionais da Agência Nacional de Aviação Civil, designados pela Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária – SIA, para atuar em inspeções de segurança da aviação civil, de acordo com a legislação em vigor, no que se refere à segurança da aviação civil. O Inspetor de Segurança da Aviação Civil (Inspetor AVSEC) é o profissional da ANAC que concluiu, com aproveitamento, o curso de Inspetor em Segurança da Aviação Civil – INSPETOR AVSEC.
Treinamento para Instrutores em Segurança da Aviação Civil – AVSEC período de 13 a 17/06, no Centro de Treinamento da ANAC, localizado no Rio de Janeiro, o público‐alvo deste evento de capacitação são profissionais pertencentes ao efetivo da Agência, da Administração Aeroportuária Sede ou Local, de empresas de transporte aéreo
O Curso de Treinamento para Instrutores em Segurança da Aviação Civil é planejado com a finalidade de preparar instrutores certificados para a área de segurança da aviação civil, qualificando‐os a ministrar aulas nos cursos AVSEC. Agendado para o
2
BOLETIM ELETRÔNICO DE CAPACITAÇÃO | N°04 | 17 de maio de 2011
vínculo empregatício direto e comprovado; ser maior de 18 (dezoito) anos; apresentar vínculo empregatício concedido pela organização a que pertence, ou termo de compromisso de contratação expedido por empresa aérea, administração aeroportuária ou ESATA; e apresentar verificação de antecedentes criminais. Os servidores da ANAC devem ser indicados pela Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária – SIA ou pela Superintendência de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas – SCD para ministrar instrução em AVSEC.
e de empresas prestadoras de serviços auxiliares incumbidos de ministrar instrução na área de segurança de aviação civil. Os objetivos do curso são: reco‐ nhecer a importância da utilização das técnicas de ensino para o êxito da ins‐ trução; identificar as atribuições do instrutor AVSEC durante o curso; e ministrar a instrução aplicando a metodologia adequada e utilizando os princípios gerais da aprendizagem e da motivação. Para participar os interessados devem atender os seguintes requisitos: ter sido aprovado no curso Básico em Segurança da Aviação Civil; possuir, no mínimo, ensino médio completo ou curso equivalente; ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com
As inscrições estão abertas até o dia 24/05, e poderão ser feitas através do formulário on‐line disponível no Cronograma de Capacitação 2011 na Internet e Intranet da Agência.
Workshop de Representantes Credenciados – SAR Os representantes são profissionais de empresas fabricantes de produtos aeronáuticos que estão autorizados a emitir laudos e pareceres técnicos que são avaliados pela ANAC antes da aprovação ou não de um produto aeronáutico – por exemplo, o equipamento de comunicação (VHF) ou outro componente de uma aeronave.
No período de 13 a 17/06, será realizado a cada dia o “Workshop de Representantes Credenciados – SAR”. O evento tem como finalidade oferecer atualização periódica aos Representantes Credenciados em Engenharia e em Fabricação – RCE/RCF.
3
BOLETIM ELETRÔNICO DE CAPACITAÇÃO | N°04 | 17 de maio de 2011
Os interessados poderão fazer a inscrição através do formulário on‐line disponível no Cronograma de Capacitação 2011 na Internet e Intranet da Agência.
Espera‐se que as informações adquiridas na ocasião facilitem o desempenho das atividades dos representantes e, consequentemente, a adoção de melhores práticas nos processos de certificação.
Técnicas de Apresentação Oral Com o objetivo de ensinar o profissional a preparar e apresentações de forma eficaz, agradável e direta, a Superintendência de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas – SCD irá realizar o curso “Técnicas de Apresentação Oral”, no período de 14 a 16 de junho, no Centro de Treinamento da ANAC, localizado no Rio de Janeiro.
para realização de apresentações focadas em resultados práticos. O evento de capacitação foi idealizado para aqueles colaboradores que necessitam conduzir reuniões e apresentações estratégicas para a Agência. Para participar é preciso fazer a inscrição até o dia 25/05, através do formulário on‐line disponível no Cronograma de Capacitação 2011 na Internet e Intranet da Agência.
Saber vender uma idéia é tão importante quanto tê‐la! As técnicas de apresentação servem para obter o melhor resultado possível de uma palestra ou reunião. São habilidades que preparam os palestrantes a terem controle da apresentação e da audiência.
Veja abaixo os módulos que serão apresentados no curso: Módulo 1 ‐ Elementos da boa comunicação Módulo 2 ‐ Como causar uma boa impressão
Neste curso, o desempenho de grandes oradores é analisado, desde a comunicação não‐verbal às palavras, e através da prática, o aluno desenvolve e aperfeiçoa habilidades necessárias
Módulo 3 ‐ Etapas da apresentação Módulo 4 ‐ Prática I Módulo 5 ‐ Prática II – Avaliação.
4
BOLETIM ELETRÔNICO DE CAPACITAÇÃO | N°04 | 17 de maio de 2011
Fique Atento: AVALIAÇÃO: Em todos os cursos constantes deste catálogo serão aplicados instrumentos de avaliação da aprendizagem dos participantes, tais como Ficha de Observação, Ficha de Avaliação do Desempenho, Estudos de Caso e provas subjetivas e/ou objetivas, devendo o avaliado obter, no mínimo, 70% de aproveitamento, exceto nos cursos que utilizam a metodologia TRAINAIR (80%) e outros submetidos à legislação específica. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Os coordenadores têm como missão preparar o curso, avaliar os resultados e principalmente o progresso dos participantes. Para isso, trabalham, previamente, na preparação das aulas e na seleção de bons instrutores para que seja oferecido o que temos de melhor e mais atual sobre os temas abordados.
Eventos de Capacitação Realizados
Para conhecer o Catálogo de Capacitação 2011, clique aqui.
5