Esquema especial para o evento Som na Vida, no Parque ... - COR-Rio

Esquema especial para o evento Som na Vida, no Parque dos Atletas O Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, receberá, entre quin...
0 downloads 27 Views 243KB Size

Esquema especial para o evento Som na Vida, no Parque dos Atletas O Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, receberá, entre quinta-feira e sábado, dias 13, 14 e 15 de julho, o evento Som da Vida. Para que o público possa chegar e sair do local , a Prefeitura do Rio montou um esquema especial de trânsito e transportes, com reforço da frota dos ônibus convencionais que circulam na região e também do sistema BRT. A operação será iniciada às 15h, com o fechamento da pista lateral da Av. Salvador Allende, sentido Av. Embaixador Abelardo Bueno. Somente ônibus fretados que tiverem como destino o Parque dos Altetas terão acesso à avenida, a partir da Avenida das Américas. Não é recomendada a utilização de automóvel particular. Ao todo, a ação contará com a participação de 180 homens em campo, entre Guardas Municipais, controladores da CET-Rio e apoiadores de tráfego, e serão utilizados 14 veículos operacionais e 25 motocicletas, com o objetivo de manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento. Além disso, 10 painéis de mensagens variáveis (PMVs) serão usados para informar sobre as condições de trânsito, interdições e rotas de desvio. Técnicos da SMTR estarão monitorando a operação através de câmeras no Centro Integrado de Mobilidade Urbana do Centro de Operações Rio (CIMU - COR), e implantarão ajustes na programação dos semáforos, caso seja necessário. A SEOP - Secretaria de Ordem Pública - atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

INTERDIÇÃO: A pista lateral da Avenida Salvador Allende, sentido Av. Embaixador Abelardo Bueno, ficará interditada ao tráfego durante todo o período do evento, sendo o bloqueio iniciado às 15h desta quinta-feira (13/07).

COMO CHEGAR: Para chegar ao evento, a Prefeitura recomenda a UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO, sobretudo o sistema BRT que estará operando 24 horas. Os serviços de linha do sistema BRT que atendem a região:   

50 – Jardim Oceânico – Centro Olímpico 51 – Terminal Recreio – Vila Militar 53 – Sulacap – Jardim Oceânico

As linhas de ônibus regulares que atendem a região, todas operadas pelo Consórcio Transcarioca, são:      

348 – Riocentro – Candelária (Via Linha Amarela) 352 – Riocentro – Candelária (Via Linha Amarela) 368 – Riocentro – Candelária 613 – Vargem Grande – Del Castilho (Via Linha Amarela) 800A – Terminal Olímpico – Taquara (Via Estr. do Guerengue) 856A – Terminal Olímpico – Terminal Taquara (Via Rua André Rocha)

Durante a saída do evento, em razão da possível concentração de usuários nas vias adjacentes, ocorrerá o fechamento temporário das Estações BRT Riocentro e Olof Palme do corredor Transolimpico, das 22h às 2h, dos dias 13, 14 e 15. Neste período, o embarque e desembarque de usuários deversá ser realizado no Terminal Parque Olímpico. A medida se deve à solicitação dos órgãos de trânsito e de segurança, visando evitar aglomerações nas travessias e acessos das estações. Portanto os usuários devem se dirigir até o Terminal Centro Olímpico para efetuar o embarque no sistema BRT, que possui capacidade para atendimento e embarque de um grande público. É necessário o uso do cartão do Bilhete Único tanto para o pagamento dos ônibus quanto o embarque no sistema BRT. É recomendado aos usuários que cheguem ao local com o cartão pré-carregado para o embarque no sistema BRT e evitar filas. RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:



UTILIZAR TRANSPORTE PÚBLICO, em especial o BRT;



Por razões de segurança, passageiros somente devem realizar o embarque nos locais devidamente sinalizados e pedestres devem fazer a travessia das vias apenas em locais com semáforos. Use os transportes regulamentados pela Prefeitura;



A Prefeitura recomenda ao público que for ao evento que adquira cartões do Bilhete Único (BU) com a respectiva carga de créditos para agilizar o embarque tanto na ida quanto na volta do evento. O BRT funcionará 24 horas;



Com o bloqueio da pista lateral da Av. Salvador Allende, é recomendado aos motoristas que estiverem na região do Recreio dos Bandeirantes que utilizem a Av. das Américas e a Av. Ayrton Senna para acessar a Linha Amarela durante o horário do evento;



É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.

TAXIS PARA SAÍDA DO EVENTO: 

Por ocasião da saída do evento, em razão da possível concentração de usuários nas vias adjacentes ocorrerá o fechamento temporário da pista lateral da Avenida Salvador Allende, sentido Curicica. Os usuários que desejam fazer uso dos táxis regulamentados deverão se dirigir até a Avenida Olof Palme para embarque.

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) vai atuar com 96 guardas por dia no evento gospel "Som da Vida", que acontece nos dias 13, 14 e 15 de julho, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Do efetivo total, 70 guardas farão o patrulhamento em geral e o ordenamento urbano, promovendo o bem-estar do público e dos moradores da região. Os outros 20 guardas serão empregados no trânsito, atuando no controle dos pontos de bloqueios definidos pela CET-Rio e na fiscalização dos veículos, para coibir irregularidades no entorno da arena e na Av. Salvador Allende.

A Comlurb garante a limpeza no entorno do Parque dos Atletas, nos dias 13,14 e 15 de julho. Trinta e dois garis vão atuar e serão utilizados uma varredeira mecânica e um caminhão compactador. Sessenta contêineres estarão dispostos ao longo do acesso para que o público deposite o lixo no lugar certo.