GUIA PARA ESTUDO Nº 04 - 27/08/2017
Escolhendo a melhor parte Por Ivonaldo Lopes
“Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! " Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". Lucas 10:38-42 Um estudo recente avaliou o nível da satisfação das pessoas, os pesquisadores fizeram as mesmas perguntas que haviam sido feitas 50 anos atrás, e constataram algo muito preocupante: “as pessoas estão mais atarefadas e insatisfeitas”. O estudo mostrou que 50 anos atrás as pessoas possuíam basicamente 15 prioridades e 30 desejo; comparado com os dias atuais esse número saltou para 30 prioridades e 160 desejos, sendo que tanto as prioridades como os desejos estão associados a algo material, ou seja, eles estão depositando suas expectativas nas coisas efêmeras desse mundo. A estadia de Jesus na casa das irmãs Marta e Maria registrado em Lucas 10:38-42 revela um pouco do que estamos vivendo nos dias de hoje, principalmente, quando tomamos por exemplo o comportamento de Marta, que no olhar de Jesus enxergou uma pessoa “preocupada e inquieta com muitas coisas”. Jesus ao repreender Marta em nenhum momento quis passar a ideia de que temos que nos tornar pessoas desocupadas e acomodadas, mas quis mostrar que precisamos definir o que é mais importante. O acúmulo de muitas coisas podem nos levar a perder a capacidade de definir o que de fato e necessário, é como abrir seu guarda roupas e perceber que nele não há mais espaço, pois você até hoje guarda nele o que não é mais necessário. Jesus diz a Marta: “apenas uma coisa é necessária”, ou seja, naquele momento nada era mais importante do que desfrutar da presença de Jesus.
Precisamos parar, parar tudo, e olhar para nossa vida, avaliar nossas rotinas, nossas prioridades, nossos desejos, e definir o que é mais necessário. Jesus disse que “Maria escolheu a melhor parte”, e essa parte ninguém poderá tirar dela, pois ela colocou como prioridade, estar os pés de Jesus. Sem dúvida, essa é a melhor parte!
Reflita no texto acima e responda: 1. Como você avalia as escolhas de Marta e Maria? 2. De onde vêm nossas inquietações e preocupações? 3. Analise sua rotina diária e defina o que tem sido sua prioridade até aqui. 4. O que tem lhe impedido de desfrutar da melhor parte?