FACULDADE SÃO SALVADOR
EDITAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2016.2
SALVADOR SETEMBRO/2016
FACULDADE SÃO SALVADOR EDITAL N° 002/2016 PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA
A Direção Geral, no uso de suas atribuições, oficializa para 2016.2, o Programa Institucional de Monitoria da Faculdade São Salvador. A seleção será realizada para o preenchimento de 31 (trinta e uma) vagas para os estudantes matriculados nos cursos de graduação.
I. DEFINIÇÃO E ORGANIZAÇÃO
A prática de monitoria consiste na atuação em atividades acadêmicas, vinculadas à docência, de estudantes que auxiliam outros estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Os cursos de graduação da Faculdade São Salvador (FSSAL), ao aderirem à realização desta atividade visam, sobretudo, contribuir para a formação de estudantes que desejam investir na docência como profissão, auxiliar o trabalho docente. Além disso, tem o objetivo de propiciar a interação entre estudantes e professores, bem como facilitar o processo de construção de conhecimentos.
II. OBJETIVOS O Programa Institucional da Monitoria da Faculdade São Salvador tem como objetivos: I – Contribuir para a qualificação do ensino de graduação através do apoio à aprendizagem dos estudantes e do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas; II – Viabilizar espaços alternativos para adoção de práticas que favoreçam condições que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem; III – Estimular a interação entre discentes e docentes no processo de construção do conhecimento durante a formação acadêmica; IV - Fortalecer o potencial acadêmico dos monitores contribuindo para melhoria durante sua formação profissional e no desenvolvimento da prática docente; VI – Fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão. O presente edital foi escrito de acordo com o disposto no Regulamento de Monitoria da Faculdade São Salvador.
III. FINALIDADE
Art. 1º. A monitoria é uma atividade a ser realizada pelos discentes dos cursos de graduação da Faculdade São Salvador, que estejam cursando do 2º (segundo) ao 8º (oitavo) semestre do Curso. Art. 2º. O programa da monitoria tem como finalidade propiciar ao discente a participação em atividades acadêmicas de docência, auxiliando os professores das disciplinas que compõem o currículo do curso de graduação a que está vinculado.
Art. 3º O monitor receberá, ao final do exercício das suas funções, um certificado de monitoria que descreverá suas atividades e servirá como horas extracurriculares. Art. 4º. Cada monitor terá 01 (um) professor-orientador integrante do corpo docente da Faculdade São Salvador, que é o professor da disciplina para o qual o candidato foi aprovado, sendo o responsável por sua orientação direta. Art. 5º O professor-orientador deverá nortear as atividades desenvolvidas pelo monitor, disponibilizando/indicando material didático, exercícios, bem como esclarecendo possíveis dúvidas existentes. IV. DAS INSCRIÇÕES
Art. 6º Das inscrições: - As inscrições para o processo seletivo de monitoria deverão ser realizadas pelo estudante, na coordenação do seu curso, no período de 19 a 23 de setembro de 2016. A responsabilidade pelas inscrições será atribuída às Coordenações dos Cursos, representadas pelos seus coordenadores. - O candidato deverá informar a disciplina para a qual pretende desempenhar as atividades de monitor – imediatamente no ato da inscrição. Somente poderão ser escolhidas as disciplinas elencadas neste regulamento. O formulário de inscrição (Anexo B) deverá ser devidamente preenchido e entregue no ato da inscrição. Somente poderão ser escolhidas as disciplinas elencadas neste regulamento. - As inscrições são gratuitas; - Para se inscrever no processo de seleção do Programa de Monitoria são necessários os
seguintes requisitos:
Estar regularmente matriculado em Curso de Graduação da Faculdade São Salvador;
Ter cursado e sido aprovado, na Faculdade São Salvador, a disciplina a que se candidatou;
Ter a perspectiva de permanecer na função de monitor durante todo semestre letivo;
Ter disponibilidade para dedicar a carga horária necessária às atividades do programa.
As inscrições deverão ser realizadas na coordenação do seu curso de graduação e só será válida mediante entrega de TODOS os documentos abaixo listados: 1. Formulário de Inscrição, disponível no local de inscrição (anexo a este regulamento), preenchido e assinado; 2. Carta de Apresentação onde deverá informar, também, as razões pelas quais você se julga candidato apto para a vaga em questão; 3. Cópia do comprovante de matrícula; 4. Cópia do documento de identidade vigente com foto; 5. Cópia do histórico escolar atualizado.
V. DAS PROVAS, APROVAÇÃO E SELEÇÃO
Art. 7º Das provas: - a seleção constará de prova escrita, individual, preenchida à caneta azul ou preta, sendo proibido o uso de corretor ortográfico. - a prova específica de cada disciplina será realizada no dia 28 de setembro de 2016, das 14h Às 17h, e os assuntos da prova conforme divulgados neste edital (Anexo A). - os três últimos candidatos deverão permanecer na sala e entregar a prova juntos. - a falta ou atraso para realização da prova enseja a eliminação do candidato, não cabendo recursos para esta situação. - o resultado será divulgado no site www.saosalvador.edu.br e nos murais da instituição no dia 30 de setembro de 2016.
Art. 8º Da Aprovação e Seleção: - O ingresso nas funções de monitor realizar-se-á mediante seleção que compreenderá a realização de uma prova específica para cada disciplina. Somente em caso de empate entre candidatos, realizar-se-á uma segunda fase que consistirá numa apresentação oral de um tema, dentre três, sorteado no ato da avaliação. Desta forma será considerada a aptidão do candidato para o exercício da função, bem como sua disponibilidade para o exercício desta. - para aprovação, o candidato deverá obter nota superior ou igual a 7,0 (sete) na prova. - a classificação dos candidatos se dará pela maior nota na prova. - em caso de empate, será selecionado o candidato que melhor se destacar na entrevista com o professor-orientador da disciplina em referência. - o candidato aprovado deverá se apresentar no dia 03 de outubro de 2016, para assinatura do termo de monitoria. Passado o referido prazo, o candidato será eliminado e haverá convocação do candidato subsequente. - Os estudantes aprovados para o exercício da monitoria desenvolverão as atividades de forma voluntária.
VI. DAS ATRIBUIÇÕES
Art. 9º. Atribuições do(a) monitor(a): I.
Esclarecer as dúvidas e ajudar nas dificuldades dos demais estudantes relativas à disciplina que monitoram;
II.
Auxiliar os professores de sua área de concentração na realização de pesquisas, aplicação de atividades em sala de aula e planejamento de atividades afins;
III.
Realizar atividades de pesquisa e contribuir para o aprimoramento das relações entre docentes e discentes;
IV.
Realização de pesquisas e elaboração de artigos científicos, em colaboração com os professores de cada disciplina;
V. VI. VII. VIII.
Acompanhar as turmas ajudando na construção do conhecimento; Organizar e orientar grupos de estudo; Auxiliar o professor na preparação e seleção de material; Elaborar relatórios parciais e finais das atividades realizadas na monitoria.
Obs: O monitor é proibido de aplicar, corrigir avaliações, executar tarefas de aulas
práticas e semelhantes. VII. DAS VAGAS OFERTADAS Art. 10 A Faculdade São Salvador disponibilizará vagas para monitorias nas seguintes disciplinas, em 2016.2: CURSO
Administração
Ciências contábeis
Direito
Enfermagem
Fisioterapia
Nutrição
Pedagogia
DISCIPLINA
VAGAS
Matemática
1
Matemática Financeira
1
Informática
2
Prática Integradora Contábil
1
Direito Civil II
1
Prática Real IV Penal
2
Direito Constitucional I (NMPJ)
1
Direito ambiental
1
Prática Real I Cível (NMPJ)
3
Anatomia Humana
1
Fisiologia humana
1
Anatomia Humana
1
Anatomia do Aparelho Locomotor
1
Nutrição nos Ciclos Vitais I
1
Nutrição nos Ciclos Vitais II
1
Avaliação Nutricional
1
Estatística aplicada à saúde
1
DHPE III
1
Anatomia humana
1
Pesquisa e Prática Pedagógica I
1
Pesquisa social
1
Sociologia aplicada ao Serviço Social Serviço Social Instrumentalidade em Serviço Social
Acumulação capitalista, pobreza e desigualdade social
2
2
2
VIII. DAS CONDIÇÕES GERAIS
Art. 11. A monitoria será coordenada pelas Coordenações dos Cursos de Graduação. Art. 12. A função de monitor tem a natureza de atividade acadêmica voluntária. Art. 13. A participação no Programa Institucional de Monitoria da Faculdade São Salvador não cria vinculo empregatício de qualquer natureza, mesmo nos casos em que haja concessão de desconto na mensalidade durante o período de vigência da monitoria. Art. 14. A carga horária na monitoria será de no mínimo 4h (quatro horas) e no máximo 8h (oito horas) semanais que deverão ser dedicadas às atividades acadêmicas. Estes deverão atuar de acordo com normas e turnos disponibilizados. Art. 15. Os monitores devem apresentar sob a orientação do Coordenador do Coordenador do Curso e com a participação do corpo docente do curso de graduação da Faculdade São Salvador, trabalho científico que tenha desenvolvido durante suas atividades em um evento específico, seja em forma de seminários, oficinas ou atividades afins dirigidas ao restante do corpo discente e docente, quando solicitado. Art. 16. Mensalmente são realizadas reuniões entre os monitores, o Coordenador do Curso e os Professores-orientadores, nas quais são recebidos os relatórios efetuados e discutidos com os monitores o andamento das atividades e dos projetos de pesquisa. Art. 17. O Monitor será desligado de suas atividades quando incorrer em infração disciplinar, ou quando não estiver cumprindo suas atividades de modo satisfatório, ouvido o respectivo professor-orientador e os demais professores da mesma área de atuação do monitor. § 1º A frequência do monitor será registrada através de assinatura em lista de presença às atividades. O monitor que tiver ausência abaixo de 50% das atividades de monitoria deverá realizar reposição destas. O monitor que tiver ausência igual ou superior a 50% perderá o desconto concedido e será afastado das atividades. § 2º Para o caso de desligamento de monitor, imediatamente será cancelado o seu benefício (desconto na mensalidade), sendo transmitido para o monitor suplente com melhor classificação no processo seletivo, quando for o caso. Art. 18. Os casos omissos são resolvidos pela Direção Geral, ouvido a Coordenação Acadêmica, a Coordenação do Curso e o professor-orientador. Salvador, 14 de setembro de 2016 Rúbia Carla Pinto de Almeida Diretora Geral
ANEXO A CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Disciplina
Conteúdo/Bibliografia recomendada
Matemática
Conteúdo: Complementos de Matemática Elementar; Elementos da Teoria dos Conjuntos; Relações e Funções; Geometria Analítica e Plana; Estudo das Cônicas; Funções; Logaritmo; Limites
Matemática Financeira
Informática
Prática Integradora Contábil
Direito Civil II
Prática Real IV Penal
Bibliografia: MEDEIROS SILVA, S. Matematica. São Paulo : Atlas, 198 VIEIRA SOBRINHO, J. Matematica Financeira. São Paulo : Atlas, 2000 WEBER, J.E. Matematica pra Economia e Administracao. São Paulo : Harba, 1977 Conteúdo: Juros simples e compostos.Descontos simples e compostos, Real e Nominal. Rendas. Tipos de taxas. Bibliografia: VIEIRA SOBRINHO, José Dutra – Matemática Financeira. São Paulo: Atlas MATHIAS, Washington Franco – Matemática Financeira. São Paulo: Atlas Conteúdo: Lógica Computacional, Componentes dos Sistemas Computacionais, Software Básico e Software Aplicativo Bibliografia: VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. GIL, Antonio de Loureiro. Fraudes informatizadas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999 Conteúdo: Utilização de software, técnicas de atividade contábil, Obrigações Societárias e Civis. Bibliografia: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: 2015. Conteúdo: Distinção entre Direitos Obrigacionais e Direitos Reais; Distinção entre Obrigação e Responsabilidade. Modalidade das obrigações. Bibliografia: DINIZ, Maria Helena. Curso De Direito Civil Brasileiro : Teoria Das Obrigações. 23ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007. VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: teoria geral das obrigações e teoria geral dos contratos. 7ª .ed. São Pulo: Atlas, 2007 Conteúdo: Relaxamento da Prisão em Flagrante; Rito Processual; Fixação da Competência
Direito Constitucional I
Direito Ambiental
Prática Real I Cível
Anatomia Humana (Enfermagem e Nutrição)
Fisiologia humana
Bibliografia: MESSA, Ana. Prática Penal para o Exame da OAB. São Paulo: Atlas, 2009 CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. Vol. II. São Paulo: Saraiva, 2008. Conteúdo: Constituição e Poder Constituinte; Teoria dos D. Fundamentais; Teoria da Norma Constitucional Bibliografia: SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 23ª Ed. SÃO PAULO: Malheiros, 2004. FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 32ª ed. SÃO PAULO: Saraiva, 2006. Conteúdo: Meio Ambiente e Constituição Federal; Política Nacional do Meio Ambiente; Dano Ambiental Bibliografia: ANTUNES, Paulo de Bessa. Curso de Direito Ambiental. Rio de Janeiro, Editora Renovar, 2010. FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2004. SILVA, José Afonso da. Direito Ambiental Constitucional, 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002 Conteúdo: Processo de Conhecimento; Petição inicial e resposta do réu; Formas alternativas de Solução de Conflito. Bibliografia: DELLORE, Luiz. Manual de Prática Civil. São, Paulo: Método, 2009. CASELLA, J. E. Manual de Prática Forense. São Paulo: Saraiva, 2008. CINTRA, Antônio Carlos de Araújo. GRINOVER, Ada Pelegrini & DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 16. ed. São Paulo: Malheiros. Conteúdo: Padrão anatômico normal, variação anatômica e anomalia; Sistema respiratório; Sistema reprodutor masculino e feminino. Bibliografia: DANGELO, J.G.; FATTINI, C.A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3 ed. São Paulo: Biblioteca Biomédica, 2007. NETTER, F.H. Atlas de Anatomia Humana. 2. ed. Porto Alegre: Artmed: 2001. SPENCE, Alexander P. Anatomia Humana Básica. 2ª .ed. São Paulo: Manole, 1991 713 p. Conteúdo: Sistema reprodutor masculine; Sistema reprodutor feminine; Sistema nervosa Bibliografia: GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5ª ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981. JACOB, S.W. FRANCONE; C.A.; LOSSOW, W.J.
Anatomia Humana (Fisioterapia)
Anatomia do Aparelho Locomotor
Nutrição nos Ciclos Vitais I
Nutrição nos Ciclos Vitais II
Avaliação Nutricional
Anatomia e Fisiologia Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. MACMINN, R.M.H. Atlas colorido de anatomia humana. São Paulo: Manole, 2003. Conteúdo: Padrão anatômico normal, variação anatômica e anomalia; Sistema respiratório; Sistema reprodutor masculino e feminino. Bibliografia: DANGELO, J.G.; FATTINI, C.A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3 ed. São Paulo: Biblioteca Biomédica, 2007. NETTER, F.H. Atlas de Anatomia Humana. 2. ed. Porto Alegre: Artmed: 2001. SPENCE, Alexander P. Anatomia Humana Básica. 2ª .ed. São Paulo: Manole, 1991 713 p. Conteúdo: Ossos do crânio; ossos dos MMII; Músculos dos MMSS Bibliografia: DANGELO, J.G.; FATTINI, C.A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3 ed. São Paulo: Biblioteca Biomédica, 2007. NETTER, F.H. Atlas de Anatomia Humana. 2. ed. Porto Alegre: Artmed: 2001. SPENCE, Alexander P. Anatomia Humana Básica. 2ª .ed. São Paulo: Manole, 1991 713 p. Conteúdo: Recomendações nutricionais; Cálculo de dietas; Elaboração de cardápios. Bibliografia: MAHAN, K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. 10. ed. São Paulo: Rocca, 2002. SIZER, F. Nutrição: conceitos e controvérsias. 8. ed. São Paulo: Manole, 2003. ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em obstetrícia e pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2009. Conteúdo: Necessidades nutricionais na infância (préescolar e escolar) e adolescência, Cálculo de dietas para o adulto. Bibliografia: MAHAN, K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. 10. ed. São Paulo: Rocca, 2002. SIZER, F. Nutrição: conceitos e controvérsias. 8. ed. São Paulo: Manole, 2003. VITOLO, MR. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2008. Conteúdo: Antropometria, Exames bioquímicos, Sinais e Sintomas Bibliografia:
Estatística aplicada à saúde
DHPE III (nutrição)
Pesquisa e Prática Pedagógica I
SILVA, S. C. Tratado de Alimentação. Nutrição & Dietoterapia. São Paulo: Roca. 2007. TIRAPEGUI, J.; RIBEIRO, S. M. L. Avaliação Nutricional Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2011. KRAUSE, M. V.; MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S. Alimentos, nutrição & dietoterapia. São Paulo: Roca. 2013. Conteúdo: Estatística descritiva, noções básicas de probabilidade, introdução à estatística analítica. Bibliografia: BERQUO, E.S. Bioestatística. São Paulo: EPU/EPUSP, 2005. LAURENTI, R. Estatística de Saúde. São Paulo: EPU, 2005. MOORE, David. A estatística básica e sua prática. São Paulo: LTC, 2000 Conteúdo: Inquéritos Alimentares, cálculo de dieta para idoso, Adequação de dietas. Bibliografia: TIRAPEGUI, J.; RIBEIRO, S. M. L. Avaliação Nutricional Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2011. MAHAN, K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. 10. ed. São Paulo: Rocca, 2002. Conteúdo: Planejamento pedagógico para a Educação Infantil; Caracterização de espaços de educação; Práticas Pedagógicas para o Ensino Fundamental. Bibliografia:
Pesquisa Social
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora da UNESP, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes à Pratica Educativa. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. Conteúdo: Estrutura do projeto de pesquisa Bibliografia: SPECTOR, Nelson. Manual para redação de teses, projetos de Pesquisa e Artigos Científicos. 2ª. Ed. rio de janeiro: Guanabara, 2001, 150p. MARCONI, Marina Andrade. Técnica de Pesquisa. 5ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2002,282p RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 32ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
Sociologia aplicada ao Serviço Social
Instrumentalidade em Serviço Social
Acumulação capitalista, pobreza e desigualdade social
Conteúdo: Karl Marx e a critica ao capitalism; Ideologia; Alienação; Mais valia; Manifesto comunista Bibliografia: BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. 5ª.ed.Petrópolis:Vozes,2003 747p. LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. 7ª ed. São Paulo; Atlas, 1999. ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. 6. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002 884p. Conteúdo: Assistente social na divisao socio tecnica; Processo de racionalização dos meios e instrumentos de trabalho; O fetiche dos instrumentos e tecnicas; Instrumentais do Serviço Social Bibliografia: AMARO, Sarita. Visita Domiciliar: guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE, 2003. CFESS. O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos. 10º ed. São Paulo: Cortez, 2011. GUERRA, I. A instrumentalidade do serviço social. São Paulo: Cortez, 1995. Conteúdo: A produção capitalista e a reprodução das relações sociais; As relaçoes sociais mistificadas; A reprodução do capital e a totalidade da vida social; Acumulação , trabalho e desigualdades sociais Bibliografia: DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e práticas. 6 ed. São Paulo: Gaia, 2000. BARBIERI. José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial. Saraiva. São Paulo, 2006. FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental: para a cidade sustentável.
ANEXO B FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE MONITORIA – 2016.2
1. IDENTIFICAÇÃO Nome do candidato ______________________________________________________________________ Matrícula:________________________Semestre:_________Turno:________________ E-mail:____________________________________Celular:______________________
2. CURSO / DISCIPLINA Curso / Disciplina a que está se candidatando: ______________________________________________________________________
3. DADOS ACADÊMICOS A) Já exerceu Monitoria em semestres anteriores? ( ) Sim ( ) Não. Em caso afirmativo por quanto tempo? ( ) um semestre ( ) até dois semestres B) Atualmente está trabalhando? ( ) Sim ( ) Não
4. CARTA DE APRESENTAÇÃO Anexe a este formulário uma carta de apresentação onde deverá informar as razões pelas quais você se julga o melhor candidato para a vaga em questão.
Afirmo estar ciente das condições gerais do Programa de Monitoria da Faculdade São Salvador contidas no Edital de Abertura de Seleção para Monitores – 002/2016, e que as informações prestadas por mim neste formulário são verdadeiras.
Salvador/BA, ____ de setembro de 2016
______________________________________ ASSINATURA DO ESTUDANTE