EDITAL CONCURSO BOLSA DE INVESTIGAÇÃO Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) da FCT - (PTDC/IIMGES/6923/2014)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para o entro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, no âmbito do projecto “The process of public sector accounting change as a result of IPSAS adoption in the Iberian Peninsula” (PTDC/IIMGES/6923/2014), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nas seguintes condições: 1.

Área Científica: Economia e Gestão

2.

Requisitos de admissão: licenciado nas áreas da Gestão, Administração Pública, Economia, Contabilidade, Fiscalidade, Contabilidade e Finanças Públicas e áreas afins, com domínio da língua inglesa (oral e escrita), do uso de ferramentas informáticas, nomeadamente ao nível de programas de Microsoft Office e SPSS, e tratamento de bases de dados.

3.

Plano de trabalhos: executar as tarefas incluídas no plano de trabalho do projeto, nomeadamente apoio na recolha, tratamento e análise de dados, apoio à organização das reuniões e eventos e assegurar as tarefas administrativas inerentes ao projeto no âmbito dos procedimentos exigidos pela FCT e pela instituição proponente.

4.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - em vigor.

5.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), sob a orientação científica da Professora Dra. Patrícia Gomes.

6.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em Março de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 24 meses.

7.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745 euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

8.

Métodos de seleção: são utilizados dois métodos de seleção: avaliação curricular (ponderação de 60%), e entrevista profissional de seleção (ponderação de 40%).

8.1 A avaliação curricular (AC) tem por base os seguintes critérios: Critérios Classificação obtida na licenciatura

% 15%

Domínio da língua inglesa (oral e escrita) 50% Experiência em projetos de investigação 20% Apresentação de comunicações em congressos na área

15%

Fatores ≥ 10 e < 14 valores ≥ 14 e < 16 valores ≥ 16 valores Suficiente Bom Muito bom 1 ano 2 anos ≥ 3 anos Congresso nacional Congresso internacional

Pontos 2 4 6 2 4 6 2 4 6 0,5/cada 1/cada

8.2 A entrevista profissional de seleção (EPS) terá a duração máxima de 30 minutos e tem em conta os seguintes fatores:  Motivação e interesse pelo lugar (25%);  Capacidade de expressão, argumentação e fluência verbal (25%);  Sentido de trabalho em equipa (25%);  Compatibilidade com o perfil do posto de trabalho (25%) Este método será valorado através dos seguintes níveis classificativos: Classificação qualitativa Insuficiente Reduzido Suficiente Bom Elevado

Classificação quantitativa 4 8 12 16 20

8.3. Ordenação final dos candidatos: a ordenação final dos candidatos que completem o procedimento é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 20 valores, em resultado da média aritmética ponderada das classificações quantitativas obtidas em cada método de seleção de acordo com a seguinte fórmula: OF = AC*(60%) + EPS*(40%) em que: OF = Ordenação final AC = Avaliação curricular EPS = Entrevista profissional de seleção

9.

Composição do Júri de Seleção: Patrícia Gomes (Presidente do júri) Sónia Monteiro (1ª Vogal) Rita Abreu (2ª Vogal)

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do CICF, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email. Os resultados do concurso serão também comunicados aos restantes candidatos através de correio eletrónico. 11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 25/01/2016 a 08/02/2016. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, formulário de candidatura disponível no site do IPCA1, certificado de habilitações de licenciatura com discriminação das classificações obtidas nas unidades curriculares, e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o seguinte endereço: [email protected]. Barcelos, 22 de janeiro de 2015

_______________________________ (Agostinha Patrícia Silva Gomes)

1

Pode obter o formulário no seguinte link: (http://www.ipca.pt/index.php?module=pagemaster&PAGE_user_op=view_page&PAGE_id=169&MMN_position=147:118:233).