DECOM1061 PRG Jornalismo de Dados - UFSM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME (T-P) DE...
4 downloads 26 Views 119KB Size

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO:

CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO

NOME

(T-P)

DECOM1061

JORNALISMO DE DADOS

(2-2)

OBJETIVOS - ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de :

Planificar e produzir em Base de Dados (BDs) para a estruturação, organização e apresentação das informações jornalísticas. Distinguir em profundidade suas características e os desafios da produção jornalística a partir da inclusão do Jornalismo em Base de Dados nas rutinas produtivas. Conhecer as ferramentas de pesquisa em bases de dados para criação, raspagem e visualização de dados. Identificar e reconhecer as principais diferenças entre a Pirâmide clássica da notícia e a Pirâmide do Jornalismo de dados. Consultar bancos de dados e planilhas. Praticar filtragem de informações em grandes quantidades de dados.

PROGRAMA: de relatos multimídia. Histórias jornalística. Visualização de dados.

de

vida

em

profundidade.

Investigação

TÍTULO E DISCRIMINAÇÃO DAS UNIDADES

UNIDADE 1 – DEFININDO JORNALISMO DE DADOS 1.1 1.2 1.3 1.4

– – – –

Conceito de Jornalismo de Dados. Exemplos. Jornalismo tradicional e Jornalismo de Dados. O Jornalismo de Dados e sua função na contextualização jornalística. O Jornalismo de Dados como fonte jornalística.

UNIDADE 2 – OPERAÇÃO DE BANCO DE DADOS 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5

– -

Planificação e esquematização de Base de Dados. Características das Bases de Dados I: Flexibilidade e Estruturação. Elaboração digital de planilhas. Pesquisa de informações públicas e Dados abertos. “Raspagem” de dados.

UNIDADE 3 – NARRATIVA JORNALÍSTICA BASEADA EM DADOS 3.1 – A Pirâmide invertida clássica. 3.2 - A Pirâmide Deitada (J.Canavilhas). 3.3 - A Pirâmide Diamante (P. Bradshaw). 3.4 - A pirâmide do Jornalismo de Dados. 3.5 - Características das Bases de Dados II: Arquivamento e Recuperação de Dados.

PROGRAMA: (continuação)

UNIDADE 4 – REPRESENTAÇÃO VISUAL DE DADOS QUANTITATIVOS 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6

– –

O uso e a relevância das Bases de Dados no saber-fazer jornalístico. Organização de Base de Dados. Humanização de relatos multimídia. Histórias de vida em profundidade. Investigação jornalística. Apresentação e visualização em Base de Dados.

Data: ____/____/____

Data: ____/____/____ ______________________ Coordenador do Curso

___________________________ Chefe do Departamento