GUIA PARA ESTUDO Nº 06 - 10/09/2017
Confissão e Arrependimento: O exemplo de Davi
Por Erivan Pedro
"Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria(...) Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável(...) Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.” Salmos 51:3-6,10,12 Certa vez, vi a seguinte ilustração e resolvi guardá-la para um momento como este: “Certo pregador foi a uma penitenciária, perguntando de cela em cela aos prisioneiros por que estavam ali. Pareciam até santos, dizendo que nada tinham feito para estar ali. Outros eram os culpados. Por fim, encontrou um preso que, com voz trêmula e olhos lacrimosos, disse-lhe que era um grande criminoso e merecia uma pena maior do que houvera recebido. Disse o servo de Deus: ‘Graças a Deus, achei um pecador’”. Alguém que busca uma vida restaurada, que está num processo de “poda”, precisa necessariamente entender o valor da confissão e do arrependimento. Davi não deixou de ser um homem segundo o coração de Deus porque cometeu os erros que conhecemos (e os que não conhecemos também), no entanto, ele teve que experimentar a angústia e depressão que o fingimento lhe causou, a ponto de, como ele mesmo descreve, envelhecer-lhes os ossos (Sl 32:2). Ele teve que confessar e se arrepender. Um arrependimento externo passa por pedidos de desculpas, orações públicas, penitências, vestes rasgadas, etc. Não gostamos destas coisas. Quando repreendemos aqueles a quem amamos, como um filho, um amigo, esposo(a) ou namorado(a), esperamos mudanças. Então, ele(a) faz cara de triste e no momento seguinte repete. Assim como nós, Deus também não gosta de algumas atitudes, e como nos ama, nos repreende, mas com uma certa diferença: Ele não pode ser
enganado com “teatro”. Crer no Deus da Bíblia é difícil pois é crer em um Deus que vê as intenções do coração. Assim como Ele restaurou seu servo Davi, fará o mesmo por você mediante arrependimento e confissão sinceros!
Reflita no texto acima e responda: 1. Em sua opinião, porque é tão difícil ou quais são as barreiras que impedem a confissão dos erros? 2. Existem áreas em sua vida que necessitam de confissão e arrependimento? Gostaria de compartilhar? 3. E quanto ao seu progresso, consegue identificar áreas restauradas em sua vida que são fruto de confissão e arrependimento? Gostaria de compartilhar?
@ibrthe