CE

GRAZY SOUZA GRAMÁTICA 1.FCC CEMA – 2016 – SUPERIOR - A forma verbal que deverá obrigatoriamente flexionar-se no plural para estabelecer a concordân...
8 downloads 141 Views 331KB Size

GRAZY SOUZA GRAMÁTICA

1.FCC CEMA – 2016 – SUPERIOR - A forma verbal que deverá obrigatoriamente flexionar-se no plural para estabelecer a concordância de acordo com a norma padrão da língua está entre parênteses em: (A) A partir da aprovação do Acordo do Clima, (parecer) ter surgido alguns questionamentos acerca das ações concretas para conter o aquecimento global. (B) Não (haver) dúvidas de que é necessário reverter, o mais rápido possível, o processo responsável pelo aumento da temperatura do planeta acima de 2 ºC. (C) Ao longo da 21ª Conferência do Clima, realizada em Paris, (ocorrer) uma série de debates interessantes a respeito da redução da emissão de CO2. (D) Aos 196 países (caber) pôr em prática as propostas que apresentaram durante a COP-21 com o objetivo de lidar com o problema do efeito estufa. (E) Foi o encontro entre 196 países em Paris − 21ª Conferência do Clima − que lhes (permitir) discutir propostas para combater o aquecimento global.

2. FCC CEMA – 2016 – SUPERIOR - FCC - Todos os verbos estão empregados conforme a norma-padrão da língua portuguesa em: (A) Os países que participaram da Conferência do Clima se proporam a tomar algumas medidas para alcançar as metas traçadas. (B) Os líderes que medeiam a discussão sobre o clima têm demonstrado dificuldade em levar os países a um consenso. (C) Ambientalistas interviram no debate sobre o clima, mas seus argumentos se chocaram com os interesses de alguns países. (D) O Acordo do Clima contêm cláusulas importantes, as quais, se virem a ser respeitadas, poderão suscitar mudanças significativas. (E) Os participantes da Conferência do Clima manteram-se reticentes diante da proposta de se reduzir as extrações de petróleo. utivo e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.

3. FCC- TCE/CE- 2015 - Está plenamente adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na seguinte frase: (A) A perspectiva ética aonde Coutinho manifesta todo o respeito pela pessoa que retrata é uma das características nas quais seus filmes se distinguem. (B) O paternalismo e o sentimentalismo, posições das quais muitos se agarram para tratar o outro, não são atitudes por onde Coutinho tenha mostrado qualquer inclinação. (C) As expressões coletivistas, com cujas Coutinho jamais se entusiasmou, são chavões em que se deixam impressionar as pessoas de julgamento mais apressado. (D) As pessoas por quem Coutinho se interessasse eram retratadas de modo a ter destacados os atributos pelos quais ele se deixara atrair. (E) Os paradigmas já mecanizados, nos quais muitos se deixam nortear, não mereciam de Coutinho nenhum crédito, pois só lhe importava a singularidade de cuja as pessoas são portadoras.

4. FCC- TCE/CE- 2015 - As leis? Ora, como são os homens que elaboram as leis, eles usam essas leis a seu favor, dão a essas leis um caráter coercitivo, tornam essas leis um instrumento de penalização das mulheres adúlteras. Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: (A) elaboram-nas − usam-lhes − dão-lhes − tornam-lhes (B) as elaboram − usam-nas − dão-nas − as tornam (C) elaboram-lhes − as usam − lhes dão − lhes tornam (D) elaboram-nas − lhes usam − dão a elas − tornam-lhes (E) as elaboram − usam-nas − dão-lhes − tornam-nas

5. FCC- TCE/CE- 2015 - Ocorre a transposição correta da voz ativa para a passiva, preservando-se a concordância adequada, no segmento: I. Em vez de contemplar a distância grupos, classes ou segmentos = em vez de ser contemplado a distância por grupos e segmentos II. para conhecer a história de cada um = para se conhecer a história de cada um III. fixa a câmera, abre os olhos e os ouvidos = a câmera é fixada, os olhos e os ouvidos são abertos. Atende ao enunciado APENAS o que está em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

6. FCC- TCE/CE- 2015 - Os tempos e os modos verbais estarão corretamente articulados na frase: (A) Eduardo Coutinho, morto em 2014, destacara-se como um mestre dos documentários, cuja arte contemplasse o depoimento vivo, sempre que rejeitava o retrato estereotipado das pessoas. (B) A exemplo do que houvesse na arte de Eduardo Coutinho, o primeiro passo de toda política deveria ter levado em conta o respeito pela condição singular do outro, conquanto, para isso, surgiam dificuldades. (C) Caso não fizesse dessa obsessão um eixo de sua trajetória, Coutinho não viveria como um artista crítico, para quem já houvesse arte encarnada no corpo e suspensa no espírito do outro. (D) Em seu processo criativo, Coutinho saberia ver e ouvir e, consequentemente, havia se acercado da história de cada um como um processo sensível e inacabado, sem que fosse necessário ajustar conceitos. (E) A obsessão que Coutinho demonstraria pela cena da vida era similar à que tivesse pela arte, e isso fez com que seja quase impossível, para Coutinho, opor personagem a pessoa.

7. FCC- TER/SP 2017 - O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora... (1º parágrafo). Quanto à pontuação do período acima, podese: I. acrescentar uma vírgula imediatamente antes da conjunção “e”, uma vez que separaria orações com sujeitos diferentes. II. substituir a conjunção “e” por dois-pontos, pois o que se segue pode ser entendido como uma explicação da primeira parte da frase. III. isolar com vírgulas a expressão “em contato”, uma vez que se trata de locução adverbial, sem alteração do sentido original. Está correto o que consta em (A) I e II, apenas. (B) II, apenas. (C) I, II e III. (D) II e III, apenas. (E) I e III, apenas.

8. FCC – TER/SP – 2017 - Considere a relação entre o vocábulo “que” e a expressão entre colchetes nas seguintes passagens do texto. I. ... estão conectadas mais a máquinas e menos a pessoas, de [uma maneira] que jamais aconteceu na história da humanidade. (1º parágrafo) II. Um estudante universitário observa [a solidão e o isolamento] que acompanham uma vida reclusa ao mundo virtual... (2º parágrafo) III. Ele lembra que [seus colegas] estão perdendo a habilidade de manter uma conversa... (2º parágrafo) IV. [Nenhum aniversário, show, encontro ou festa] pode ser desfrutado sem que você se distancie... (2º parágrafo) V. ... [as intermináveis horas] que os jovens passam olhando fixamente para aparelhos eletrônicos... (3º parágrafo)

Tem função pronominal, por se referir à expressão entre colchetes e equivaler a ela em termos de sentido, o vocábulo “que” sublinhado APENAS em (A) II, III e V. (B) I, III e IV. (C) I, II e V. (D) I, II e IV. (E) III, IV e V.