Boas práticas de higiene contribuem para a segurança dos ... - Diversey

Boas práticas de higiene contribuem para a segurança dos alimentos Dados das Indústrias de Alimentos e Bebidas A indústria de alimentos e bebidas re...
7 downloads 27 Views 2MB Size

Boas práticas de higiene contribuem para a segurança dos alimentos

Dados das Indústrias de Alimentos e Bebidas A indústria de alimentos e bebidas representa o maior faturamento da indústria de transformação e é a que mais emprega dentro deste setor. Por isso, há uma grande preocupação em produzir produtos de qualidade em um ambiente seguro para os colaboradores e manter a fidelidade do consumidor. 1,6 milhão de funcionários na indústria

R$ 613,8 bilhões de faturamento

R$ 204,6 bilhões em exportação Fonte: ABIA

Importância da qualidade nas indústrias Cada vez mais o consumidor está preocupado e atento com o alimento que consome .Isso faz com que ele busque mais informação sobre o que está comprando e sobre a indústria responsável por sua fabricação.

Como você decide se um alimento é seguro para o consumo após um recall? Descontos ou reembolsos

8,6%

Desculpas da empresa

11,9%

Novas regulamentações do governo

Fazer com que a marca da indústria esteja relacionada com segurança e qualidade é um grande diferencial e desafio para este setor.

22,9%

Feedback de conhecidos

29,2%

Resposta proativa da empresa

37%

Recomendação de profissionais da saúde

O que faz um alimento ser seguro para o consumo? Cultivado ou produzido localmente Frescos, não processados Saudáveis e nutritivos Naturais ou orgânicos Grandes marcas nacionais Popular entre meus conhecidos

Fonte: Hahn Public Research, Junho 2015

41,9% 35,2% 33,2% 30% 28,6% 13,4%

47,8%

Quais alimentos lhe causam maior preocupação de contaminação?

Frutos do Mar

47%

Carne

41,8%

Alimentos Prontos

34,8%

Verduras Frescas

Laticínios

24,7%

24,6%

Enlatados

13,6%

Causas de Contaminação dos alimentos • 43% dos recalls da indústria de alimentos e bebidas ocorrem por contaminação microbiana.

Principais desafios da segurança dos alimentos

• Existem mais de 30 tipos de microrganismos que podem causar doenças através dos alimentos (fonte CDC).

16%

• Há mais de 2.500 sorovares de Salmonela. • As operações manuais e, consequentemente, a não padronização de processos afetam a qualidade dos alimentos.

35% 21%

• A negligência nas boas práticas de higiene é um fator de origem na contaminação dos alimentos. • A falta de projeto sanitário nos equipamentos de processo contribuem para o aumento de contaminação e dificulta o processo de higienização.

Causas de recall

43%

28%

Educação e treinamento

Contaminação bacteriana Outras causas

57%

Rastreabilidade na cadeia Diferentes legislações entre países Outros

Fonte: SwissRe

Pesquisa realizada pelo GFSI

Cultura de Higiene Pessoal Mais de 250 doenças transmitidas por microorganismos patogênicos são espalhadas por mãos contaminadas. Estima-se que mais de 70% do 1,5 bilhão de episódios de diarréia que ocorrem no mundo anualmente são causados por contaminação dos alimentos. A experiência demonstrou que os programas educacionais bem implementados são um meio efetivo de melhorias na saúde.

Taxa de Lavagem de Mãos por Atividade

41%

antes do preparo de alimentos

26%

após beber ou tossir

23%

após manusear equipamentos ainda não higienizados

Fonte: Food Worker Handwashing Study

Fonte: Organização Mundial da Saúde

Projeto Sanitário Equipamentos e instalações com projetos sanitários contribuem para uma boa limpeza, reduzindo ou eliminando o risco de ser uma fonte de contaminação. De acordo com EHEDG (European Hygienic Engineering & Design Group) o projeto sanitário leva em consideração fatores como: DDLocalização e construção da fábrica; DDSeleção de materiais de construção e acabamentos de superfícies; DDSegregação de áreas de trabalho para controlar perigos; DDFluxo de materiais e produtos; DDMovimentação de pessoal;

DDDesign e instalação dos equipamentos de processo (superfícies de contato, drenagem, hermeticidade e acessibilidade, entre outros); DDProjeto e instalação de serviços e utilidades (água, ar, vapor, eletricidade etc).

Consequências da contaminação Custos com Recall O custo direto com recall de uma indústria de alimentos é, em média, 30 milhões de reais. Impacto na marca

Cálculo de custo de recall*

Preço do produto que sofreu recall

Quantidade de produtos

Custo de notificações 4%

Custo de transporte 10%

Custo para o Varejo de produtos que sofreram recall

Custo direto do recall

*fórmula aproximada

Respostas dos consumidores sobre o comportamento após recall de um produto**

21%

55%

15%

Trocariam de marca temporariamente Nunca mais comprariam mais nenhum produto da marca que sofreu recall Nunca mais comprariam o produto que sofreu recall

**Fonte:Harris Poll

“Após 2 meses da Operação Carne Fraca, ainda há reflexos nas exportações brasileiras,como uma redução da ordem de 3,5% a 4% no preço para alguns mercados.” UOL Economia, maio/2017.

“As empresas de carnes brasileiras perderam U$ 1,5 bilhões em valor de mercado no último mês, após Operação Carne Fraca.” Consultoria Economática, abril/2017.

Como prevenir?

DDGestão operacional de programas de boas práticas (HACCP, PPHO, BPF etc); DDProcessos e procedimentos de higienização implementados e padronizados; DDPrincípios e práticas de higiene pessoal disseminados entre os funcionários; DDTreinamento de toda a cadeia para garantir que as regras e padrões sejam atendidos; DDAuditoria e ações de melhoria em Projetos Sanitários.

Soluções integradas

LMS (Learning

BARREIRAS PARA A HIGIENE PESSOAL

DFC (Direct Food Contact)

Plataforma de e-learning que permite a gestão do conhecimento e vídeos customizados.

Equipamentos e produtos de higiene pessoal que controlam de forma automática o acesso dos colaboradores com garantia de uma higiene pessoal eficaz.

Plataformas de produtos, equipamentos e serviços para redução de contaminação nas Indústrias processadoras de alimentos.

SERVIÇOS BASEADOS NO CONHECIMENTO DIVERSEY

SECURECARD

ENGENHARIA SANITÁRIA

Uma gama completa de serviços e treinamentos que auxiliam na verificação das instalações, auditorias de processos, projeto sanitário e redução de consumo, entre outros.

Ferramenta de gestão e criação de PPHOS que permitem fácil visualização das tarefas e rastreabilidade dos processos de higienização e assim garantir uma limpeza eficaz.

Projetos e consultoria no design de equipamentos com padrão higiênico especificados por entidades como EHEDG.

Management System)

Benefícios alcançáveis

Padronização dos processos de higienização da planta.

Controle no consumo de produtos de higienização.

Automatização nos procedimentos de aplicação de químicos, reduzindo o tempo de operação.

Conhecimento em toda cadeia e que auxilia no controle da qualidade até o destino final.

Atingimento do padrão de qualidade no produto final.

Experts que ajudam na identificação de falhas no processo permitindo proatividade e rapidez no retorno aos consumidores.

Segurança dos funcionários no uso dos químicos.

Projetos sustentáveis com menor consumo de água, energia e emissão de CO2

Somos o fornecedor líder de soluções inteligentes e sustentáveis para produtos de limpeza e higiene. Por meio da integração de novos serviços e sistemas habilitados pela tecnologia, nossas soluções geram maior produtividade, segurança alimentar e prevenção de infecções e assim elevar o nível de satisfação e experiência de nossos clientes. Para saber mais, visite www.diversey.com

Outros sites consultados Food Safety Brasil - foodsafetybrazil.org EHEDG - https://www.ehedg.org CDC - https://www.cdc.gov GFSI - www.mygfsi.com

© 2017 Diversey. Todos os direitos reservados.