GÊNEROS TEXTUAIS O QUE OBSERVAR?

HIPERTEXTOS = textos digitais • Observar: linguagem e o assunto. • Hipertexto: possiblidades de leitura, maior liberdade para o leitor interpretar e interagir com a diversidade textual.

NARRAÇÃO: Narrar=contar uma história, um fato

• Narrador 3ª pessoa (onisciente): narra e não participa da história • Narrador 1ª pessoa (onisciente): narrador personagem: narra e participa da história • Tempo: espaço(ambiente) – personagens

EXEMPLO DE NARRAÇÃO: O Coveiro Millôr Fernandes

“Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. “

DESCRIÇÃO: DESCREVER= DETALHAR LUGARES, OBJETOS, ANIMAIS E PESSOAS.

• Descrição objetiva: poucos adjetivos = mais curta e rápida • Descrição subjetiva: muitos adjetivos = mais longa e lenta

EXEMPLO DE OBJETIVIDADE: “A garota era loura, olhos azuis, extrovertida, dinâmica e inteligente. Entrou na passarela, demonstrou toda a sua competência e sagrou-se como vencedora.”

EXEMPLO DE SUBJETIVIDADE: “A cama larga, coberta com uma colcha rendada, ocupava quase todo o quarto aconchegante com suas almofadas de seda e paredes cobertas de retratos familiares [...] O retratos familiares eram antigos, amarelados e convencionais com seus grupos de homens e mulheres de preto, cercados de crianças de cachos e botinhas.” Telles, Lygia Fagundes. As meninas. Rio de janeiro: Rocco, 1998.

DISSERTAÇÃO: Exige TESE sobre um TEMA.

• Dissertar é argumentar ou expor um posicionamento, um entendimento sobre um tema. geralmente o tema é cotidiano e atual. • Na dissertação temos uma ordem na escrita: título(ou não), introdução, desenvolvimento e conclusão.

EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO (adaptado)

“O principal problema das estatais é que são mal administradas. Desperdiçam dinheiro, não geram lucros e, ao contrário disso, estão endividadas. Nos últimos anos de recessão, as empresas privadas demitiram funcionários em massa, enquanto as estatais não demitiram. No passado, desempenharam papel importante na economia, promovendo o desenvolvimento econômico

EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO (adaptado)

Hoje, porém, as circunstâncias mudaram e elas ocupam espaços que poderiam ser ocupados pela livre iniciativa. São um problema econômico, pois o governo não dispõe de recursos para sustentá-las e elas funcionam mal. São também um problema político, pois o governo, de certa forma, perdeu o controle sobre elas.”

INJUNÇÃO E PRESCRIÇÃO: o texto injuntivo ou prescritivo pode ser uma ordem, um conselho, um manual, uma receita e etc. os verbos estão no imperativo.

Cuidado!!! Embora sejam muito parecidos, não são exatamente iguais. Prescrição deve ser seguida à risca. A injunção é um conselho, uma possibilidade.

EXEMPLOS DE INJUNÇÃO E PRESCRIÇÃO Manual de Instruções “Instalação: Prefira sempre os serviços da Rede de Assistência Técnica Brastemp para realizar desde a instalação até a manutenção de seus produtos com tranquilidade e segurança.

1° passo: Veja se a tomada onde o produto será instalado tem o novo padrão plugue, segundo o INMETRO. 2° passo: Verifique se a tensão da rede elétrica no local de instalação é a mesma indicada na etiqueta do plugue da sua lavadora.

(ENEM-2014) A História, mais ou menos Negócio seguinte. Três reis magrinhos ouviram um plá de que tinha nascido um Guri. Viram o cometa no oriente e tal e se flagraram que o guri tinha pintado por lá. Os profetas, que não eram de dar cascata, já tinham dicado o troço: em Belém, da Judeia, vai nascer o Salvador, e tá falado. Os três magrinhos se mandaram. Mas deram o maior fora. Em vez de irem direto para Belém, como mandava o catálogo, resolveram dar uma incerta no velho Herodes, em Jerusalém.

(ENEM-2014) A História, mais ou menos Pra quê! Chegaram lá de boca aberta e entregaram toda a trama. Perguntaram: Onde está o rei que acaba de nascer? Vimos uma estrela no oriente e viemos adorá-lo. Quer dizer, pegou mal. Muito mal. O velho Herodes, que era um oligão, ficou grilado. Que rei era aquele? Ele é que era o dono da praça. Mas comeu em boca e disse: joia. Onde é que esse guri vai se apresentar? Em que canal? Quem é o empresário? Tem baixo elétrico? Quero saber tudo.

(ENEM-2014) A História, mais ou menos Os magrinhos disseram que iam flagrar o guri e na volta dicavam tudo para o coroa. VERISSIMO, L. F. O nariz e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1994.

Na crônica de Verissimo, a estratégia para gerar o efeito de humor decorre do(a) A) linguagem rebuscada utilizada pelo narrador no tratamento do assunto. B) inserção de perguntas diretas acerca do acontecimento narrado. C) caracterização dos lugares onde se passa a história. D) emprego de termos bíblicos de forma descontextualizada. E) contraste entre o tema abordado e a linguagem utilizada.

FUNÇÃO SOCIAL DOS TEXTOS: Além da comunicação, os textos auxiliam na CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, na IDENTIDADE DE UMA CULTURA, na HISTÓRIA, no DIVERTIMENTO, na IMAGINAÇÃO, REFLEXÃO e etc.

TEXTOS PODEM SER VERBAIS E NÃO VERBAIS – CUIDADO!!!!!! VERBAIS: ESCRITOS (não precisa ter verbo obrigatoriamente) NÃO VERBAIS: VISUAIS (nada escrito)

Atenção!!!!! Um texto pode ter a presença de imagens e algo escrito. Sempre fique atento para aquilo que PREDOMINA.

GÊNEROS ARGUMENTATIVOS E SUAS ESTRUTURAS FUNÇÃO SÓCIO-COMUNICATIVA DO GÊNERO:

Gênero argumentativo: argumentar é defender Função sócio-comunicativa

fazer crer/ fazer aceitar/ convencer Sempre necessita de uma tese ou proposição

Tese: Ideia defendida + juízo de valor (opinião bem clara) Exemplo: O ser humano é incoerente com a sua própria história. (isso é um posicionamento, portanto é A TESE).

Argumentação precisa da tese e dos argumentos. Argumentos: por quê? Quais os motivos para esta tese? Argumentos precisam de estratégias discursivas ou recursos discursivos (meio pelo qual vou expor meus argumentos).

Texto argumentativo apresenta uma estrutura básica dividida em: Introdução: posicionamento

Argumentação: citação de autoridade ou possibilidade de acontecimentos ou dados e ainda fatos históricos. Ou seja, precisa-se de algo que comprove os argumentos. Conclusão: retomada de ideias , pergunta retórica (que não precisa de resposta) ou uma solução.

Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão. continua->

Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias. Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. continua->

“E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia. DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado).

1.(ENEM-2013) Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que A) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes. B) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.

C) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico. D) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes. E) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.

Charge

Quadrinho

1 quadro Atualidades Geralmente apresenta uma crítica no final

Mais de 1 quadro Personagens em diálogo Humor ou moral

Para interpretar é preciso questionar 3 pontos: Quais as possibilidades de interpretação? Onde estão os detalhes= informações implícitas? Qual o motivo da imagem? Contexto? Situação sócio-política?

Observar a POLISSEMIA (vários sentidos dos textos, imagens e palavras)

Exemplos de charge e quadrinho:

#Pergunte! pergunte.mundoedu.com.br