AC2 – ESTILO UFCG 2010

SIMULADO – ETAPA III 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS SÁBADO 28 de outubro de 2017 – 1º DIA Redação, Língua Portuguesa, Inglês, História e Ge...
61 downloads 52 Views 442KB Size

SIMULADO – ETAPA III 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

SÁBADO 28 de outubro de 2017 – 1º DIA Redação, Língua Portuguesa, Inglês, História e Geografia.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS 01 02 03 04 05 D C C A B 06 07 08 09 10 D B A C C 11 12 13 14 15 A B A A B CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 16 17 18 19 20 C D A E B 21 22 23 24 25 A D E E A 26 27 28 29 30 E D A C A Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 1.

O texto em destaque expõe explicitamente do que trata, explicando o tema por meio de conceitos. Os textos literários, sobretudo aqueles em prosa – como conto, fábula e romance – apresentam o tema por trás do que acontece com os personagens. Vínculos, as Equações da Matemática na Vida trata do casamento do passado e no presente. Chega-se a resposta observando algumas características. É um texto não ficcional e logo no primeiro parágrafo dele há palavraschave: aliança e casamento. A partir do terceiro, surgem marcas temporais: antigamente, com o passar do tempo e atualmente.

2.

O ideal é preservar o “eu” e o vínculo afetivo, visto que o autor defende a ideia de um casamento atual como o “ganho do eu” a partir do vínculo estabelecido, o que é justificado em: “(...) o que é meu é meu, o que é seu é seu e o que é nosso é nosso. Talvez aí esteja a grande mágica que hoje buscamos, a de preservar a individualidade sem destruir o vínculo afetivo. Tenho que preservar o meu eu, meu processo de descoberta, realização e crescimento, sem destruir a relação. Por outro lado, tenho que preservar o vínculo sem destruir a individualidade, sem me anular.

3.

As três questões solicitam a habilidade de localizar informações explícitas em um texto. Itens desse tipo oferecem diferentes graus de complexidade, pois os dados solicitados podem vir expressos literalmente no texto ou na forma de paráfrase. Para responder corretamente, é preciso ter a habilidade de seguir as pistas fornecidas. No caso da pergunta relacionada ao texto Seja Criativo: Fuja das Desculpas Manjadas, o caminho para chegar à resposta é ficar atento ao que aparece no primeiro parágrafo, linha 3. É necessário retomar o texto e localizar a informação que completa a frase "Os pais não acreditam em... desculpas." Para responder ao item ligado ao poema Minha Sombra, o caminho é localizar a passagem que apresenta uma ideia semelhante à imitação, já que esse termo não aparece no texto. O sexto verso da primeira estrofe - "fazendo o que eu faço" - representa um jeito de dizer que se imita. A ideia aparece, portanto, na primeira estrofe, que mostra como é o comportamento da sombra pela manhã. Já a questão relativa ao texto Prezado Senhor, apresenta uma complexidade maior do que as anteriores. Para não se confundir com as alternativas propostas, o jovem tem de entender que o interesse dos alunos do Colégio Tomé de Souza não é o cotidiano, mas o cotidiano de nossa história. Ou seja, o texto especifica muitos interesses, mas que ficam subordinados a um que é geral: História do Brasil.

4.

5. 6.

7.

Neste item, que também avalia a capacidade de identificar o tema de um texto (como o de número 7), é preciso considerar que As Amazônias é predominantemente descritivo: muitos rios, belezas da floresta, matas sem fim, árvores altas, água em grande quantidade. Associar essas palavras citadas é o caminho para concluir que o assunto abordado são as características da região amazônica. O leitor deve ser capaz de perceber num texto um fato da opinião relativa a ele. O primeiro pode ser comprovado por qualquer um mediante dados. A opinião é pessoal e subjetiva. O que conta aqui é perceber que uma ideia subjetiva do autor aparece na frase "não cansa de admirar as belezas...". A resposta a este item exige o reconhecimento dos elementos que dão coesão ao texto. Dessa forma, identificam-se quais palavras estão sendo substituídas, principalmente para evitar repetições e facilitar a continuidade dele. O autor lançou mão da expressão "essa terapêutica atividade" para substituir outra e retomar uma ideia já citada: "uma pintura na garagem e na cozinha". É preciso identificar o locutor e o interlocutor do texto nos diversos domínios sociais e perceber as variações da fala. Em Assaltos Insólitos, "adentrar" é a única palavra das alternativas propostas raramente ouvida e que, portanto, caracteriza uso de linguagem formal.

8.

Para chegar à resposta correta, o leitor tem que analisar criticamente os textos e perceber que na versão dos índios macuxis, tudo nasce de elementos da natureza. Já para os negros nagôs isso ocorre pela vontade de Olorum. Dessa forma, contata-se a diferença que cada versão apresenta sobre a relação entre o criador e a criação.

9.

Com base no gênero do texto, o estudante tem de identificar o seu objetivo: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar etc. Ele deve perceber que para cada finalidade predominante há certas características linguísticas mais comuns. O texto do jornal O Estado de S.Paulo informa sobre como, no passado, o homem usou sua engenhosidade para medir o tempo. Apesar de em alguns trechos ele narrar e descrever, o que predomina é o informar. Para encontrar a resposta, é importante relacionar o gênero ao contexto de produção e ao suporte de circulação.

10. Está em jogo aqui saber lançar mão de elementos gráficos e não verbais (desenhos, fotos, gráficos etc) para ajudar a construir sentidos. Nesse caso, exige-se saber ler uma tabela. A análise da coluna de valores permite comparar com facilidade os números e verificar que os maiores recursos vão para Roraima. Algumas alternativas exigem não só localizar e recuperar uma informação, mas comparar e estabelecer relações entre dados da tabela. 11. Os sintomas que o paciente está apresentando são comuns em pessoas com idade avançada, pois artérias se enrijecendo e ossos se tornando mais porosos são claros sinais de envelhecimento. 12. O texto deixa claro que a cantora segue a filosofia do personal Marco Borges e, assim, ela consegue trabalhar muitos músculos de uma só vez e queimar mais calorias em menos tempo. 13. O humor da tirinha está no fato de Calvin chamar sua mãe, mas ela, com intenção de fazê-lo parar de gritar, mandou que ele fosse até ela que se encontrava na sala de estar, ignorando o fato de que Calvin havia pisado em cocô de cachorro. 14. A situação desconfortável, representada na charge, envolve pessoas que costumam tocar músicas em volume muito alto enquanto dirigem seus carros pelas ruas. 15. Essa música valoriza a simplicidade e o estado natural das coisas e pessoas. Ela própria apresenta intensa simplicidade em sua composição que combina com a valorização das coisas simples e naturais e das pessoas comuns. Nessa música, o narrador valoriza as pessoas e coisas ao seu redor, pois ele percebe que são esses elementos que tornam o mundo maravilhoso e essa constatação o deixa feliz.

Ciências Humanas e suas Tecnologias 16. O Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências europeias do final do século XIX e início do século XX, subtraindo qualquer tipo de direito da população local sobre o território. Durante vários séculos o continente foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as consequências das intervenções de outrora. 17. O imperialismo foi uma política de expansão territorial, cultural, econômica e ideológica. Uma das características mais marcantes do período foi o neocolonialismo, pois a África, Ásia e Oceania tiveram seus territórios transformados em colônias pelos países dominadores, implicando o controle político e a anexação de território. 18. Embora tenham sido influenciados por diferenças culturais, étnicas e religiosas, os conflitos no Sudão basearam-se principalmente no controle do território e seus recursos naturais, sobretudo o petróleo, responsável por grande parte da renda gerada no país. 19. No socialismo o governo comanda os meios de produção e controla a economia, decidindo o que e como produzir. Não há concorrência entre as empresas. 20. A regionalização do mundo em Norte e Sul foi definida com base em critérios econômicos e sociais. Assim sendo, os países da América Latina e África, apresentam graves problemas sociais e econômicos, tais como, elevada taxa de mortalidade infantil e de analfabetos além de uma má distribuição da renda. 21. A globalização é a forma avançada do capitalismo. O capitalismo busca o lucro.Com a globalização, houve um avanço na tecnologia (internet) e nos meios de comunicação e transportes. A internet agiliza as notícias, acaba com espaços isolados e agiliza a compra e venda (aumentando assim, o lucro) .Além disso, a internet é um ótimo meio de marketing (propaganda). 22. Segregação socioespacial, ou seja, o acesso aos espaços mais valorizados ou menos valorizados da cidade é determinado pela renda das pessoas. Os bairros mais bem dotados de infraestrutura são ocupados por uma elite com maior poder aquisitivo, enquanto a população mais pobre ocupa bairros carentes de infraestrutura. 23. A Segunda Guerra Mundial teve início em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia para recuperar o Porto de Dantzig e os territórios perdidos para Ester país quando da assinatura do Tratado de Versalhes. 24. O período regencial é normalmente entendido como “de crise”, perceptível pelas grandes rebeliões que ocorreram nas diversas regiões do Brasil, levadas a cabos pelas camadas excluídas do poder, agravadas pela exclusão econômica e social em alguns casos. Apesar de sabermos que o tráfico não permanecerá por muito tempo, ele ainda existiu por quase 20 anos após a abdicação de D. Pedro I. A Lei de 1831 do ministro Feijó não foi cumprida, dada à tendência da elite tradicional em manter o braço escravo na lavoura (situação que se modificou em grande parte fruto das pressões inglesas). 25. Entre as várias justificativas encontradas em favor do Golpe da Maioridade, os liberais afirmavam que a chegada de Dom Pedro II ao poder seria uma forma de se garantir a contenção dos vários movimentos, revoltas e crises que ameaçaram a unidade do território brasileiro. 26. Em torno de 1850, no Vale do Paraíba, a economia cafeeira encontrara um destino lucrativo. Em trajetória ascendente, o café alcançara o auge. Entretanto, a economia cafeeira da região do Vale do Paraíba entra em declínio a partir das duas décadas finais do século XIX. Terras esgotadas, erodidas, a escassez de mão-de-obra escrava, a dificuldade na incorporação de novas áreas, entre outras razões, explicam tal declínio. Se por um lado isto ocorria naquela região, por outro o café entrava em expansão em uma nova área chamada de Oeste Paulista. Esta região de planalto possuía um terreno com inclinações suaves, adequado à prática agrícola. Além do clima temperado favorável, ali se encontrava a terra roxa, de alta produtividade.

27. A tabela mostra um grande aumento da entrada de escravos no Brasil, nos três anos subsequentes à decretação do Bill Aberdeen. É claro que a expansão da cafeicultura nesse período, embora significativa, nem de longe acompanhou o crescimento da importação de escravos. Seria mais correto, portanto, dizer que o aumento do tráfico deveu-se ao receio de que sua extinção ocasionasse uma dramática falta de mão de obra, levando os fazendeiros a formar um estoque de escravos. 28. A guerra civil americana ou Guerra de Secessão (separação), ocorreu de 1861 a 1865. Dentre as razões para tal conflito estão na discórdia entre a burguesia industrial nortista, que não aceitava a extensão da escravidão para as novas terras do Oeste americano, pois impediria a ampliação do mercado interno para o escoamento da produção industrial nortista. 29. Ku Klux Klan é um grupo de pessoas que se reúne sob a bandeira da segregação racial e da crença na superioridade do “homem branco”. O Klan foi fundado como um clube social em Pulaski, no Tennessee, em 1866, por seis estudantes universitários, sendo inicialmente uma fraternidade em que seus fundadores se dedicavam a pregar peças com cavalgadas noturnas vestidos de branco e usando carapuças para que não fossem reconhecidos. A partir disso, o grupo ganhou reconhecimento pelo terror que causava à população negra da época, passando a atrair novos membros que chegavam em grandes números, o que culminou em uma grande expansão do grupo pelos territórios ao sul dos Estados Unidos. 30. Os escravos que lutaram na Guerra do Paraguai receberam alforria, porque a condição para o alistamento era a cidadania (que lhe era concedida no ingresso às forças armadas). Entretanto, quando voltaram ao país, viram seus familiares e amigos ainda na condição de escravidão. Essa contradição gerou uma situação dramática.