7 Segredos da Mulher Líder
7
SEGREDOS DA MULHER LÍDER
1
“Produtividade não tem a ver com ser burro de carga, manter-se ocupado ou varar noites. Tem mais a ver com prioridades, planejamento e proteger seu tempo com unhas e dentes.”
Margarida Tartakovsky
7
SEGREDOS DA MULHER LÍDER Por Cristina Gomes
1 - Postura Se fracassar, ao menos que fracasse ousando grandes feitos, de modo que a sua postura não seja nunca a dessas almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota. Theodore Roosevelt A postura está ligada à sua imagem, que está ligada ao equilíbrio, ao tom de voz, à maneira de se vestir e, literalmente, à postura física. Você tem que ter uma postura de equilíbrio, tendo controle nas decisões e atitudes. Não aja por impulso. Sempre que perceber que está perdendo o controle, respire, saia do ambiente por alguns minutos e volte sem querer ser perfeita ou estar 100% certa. Equilíbrio tem tudo a ver com deixar-se ser vulnerável. O tom de voz também está ligado à postura e, consequentemente, ao equilíbrio. Uma Mulher Líder representa sua postura pelo tom de voz firme e calmo. Vista-se de maneira adequada para o ambiente. Isso não quer dizer usar roupas de grife, quer dizer usar roupas com as quais você se sinta bem e que provem quem você é. A Mulher Líder chega antes da roupa ou dos acessórios. Observe sua postura física: não deixe o queixo muito alto, nem muito baixo. Seus ombros têm que estar sempre alinhados, como se você estivesse vestindo uma camisa com ombreiras. Sua maneira de sentar e gesticular tem que ser de uma Mulher Líder. Visualize Mulheres Líderes com cuja postura você gostaria de se espelhar, comece a pesquisar os itens acima e molde-os ao seu jeito. Exemplos de grandes Mulheres Líderes, cujas posturas eu observo e com as quais gosto de me espelhar, são Chieko Aoki e Alcione Albanesi. São estilos diferentes, porém gosto de variar de acordo com ambientes que exigem que eu seja diferente na minha postura.
3
7 Segredos da Mulher Líder
2 - Não agir como homem Quando as mulheres começaram a assumir cargos de liderança, se espelharam nos homens como líderes. Eles eram os únicos em quem se espelhar. Mas homem é diferente. Por exemplo, homem não consegue administrar muitas coisas ao mesmo tempo. Ele é mais focado, mas em apenas uma coisa. Não digo que o certo seja administrar várias coisas ao mesmo tempo ou administrar somente uma coisa, mas sobre foco vamos falar em outro momento. A questão é que trazemos exemplos de modelos masculinos. As mulheres, então, começaram a assumir cargos de liderança copiando o estilo masculino. Algumas chegam a agir exatamente como homens. No entanto, as mulheres têm um desejo maior de equilibrar a vida profissional com a vida pessoal, enquanto a maioria dos homens ainda pensa na vida profissional como maneira de sustentar a familiar. Para o homem, tudo bem estar trabalhando, pois consegue o sustento. Mas a mulher quer e precisa do equilíbrio entre trabalho e família. Assim, nosso estilo tem que ser diferente. Querida Mulher Líder, não queira masculinizar seu estilo de liderança. Seja feminina, seja mulher, tenha suas fraquezas e exija ser tratada como mulher. Às vezes, nós mesmas assumimos papéis masculinos sem perceber e depois exigimos que os homens tenham delicadeza conosco, sendo que nós mesmas mostramos ser mais fortes e não precisarmos ser tratadas como mulher. Assuma que precisa ser tratada como mulher.
3 - Saber aonde quer chegar Pense: você sabe aonde quer chegar? Aonde está indo e por quê? Faço essa pergunta para várias Mulheres Líderes, e a maioria me responde com um olhar para o alto e uma respiração profunda. Por que corremos tanto? O que realmente queremos? Qual é meu salário? Quanto preciso para ter a minha tranquilidade? Quanto gasto com babá, empregada, escola de filhos, despesas pessoais, domésticas, sociais etc... Vale a pena? O que eu quero provar com isso? O que eu quero para minha vida? Aonde quero chegar? Quando responder a tudo isso, não deixe de colocar prazo e como vai chegar. Rascunhe em um caderno essa resposta e vá atrás de ser quem realmente você quer ser!
4
7 Segredos da Mulher Líder
4 - Desapegar Por instinto, a mulher é apegada a diversas coisas. Observe por que é apegada e aonde isso a leva. Apegue-se a coisas que realmente importam. Não se apegue a nada que não seja importante e que exija energia além da sua capacidade. Mulheres têm o hábito de fazer mil coisas e se apegar acreditando que é a única pessoa no mundo que pode fazer aquilo bem-feito, guardar e administrar objetos que não servem para nada. No trabalho, têm o hábito de não delegar a outras pessoas por gostar muito de fazer aquilo e realmente fazem muito bem –, porém, consomem tempo e energia que poderiam usar em outras atividades mais importantes e mais agradáveis. Faça uma lista do que você tem e observe do que você realmente precisa. Faça uma lista de suas responsabilidades profissionais e observe o que pode delegar. Desapegue-se e economize dois itens mais importantes na nossa vida: tempo e energia.
5 - Tempo 70% - 30%
A Mulher Líder utiliza 70% do seu tempo acompanhando, ouvindo e ajudando sua equipe
e 30% com a mão na massa. Tenha clareza desses números e, caso esteja fazendo menos ou a porcentagem esteja invertida, reveja URGENTEMENTE! Analise o que você pode delegar. Fazendo os passos acima, tenho certeza de que já terá eliminado vários itens e passará mais tempo com sua equipe, principalmente com sua família.
6 - Comunicar-se Fale claramente o que você quer. Quando digo claramente, digo falar tudo mesmo! Aonde você quer chegar, quais são seus objetivos, por que você quer, quando você quer.
5
7 Segredos da Mulher Líder
Quando resolvi entrar para o mundo do desenvolvimento humano, comuniquei as pessoas mais próximas aonde eu queria chegar com minha carreira e por que queria, com isso pedi ajuda para as pessoas. Para meu marido, pedi que me ajudasse nas compras para casa, como varejão e supermercado, para minha equipe pedi que evoluíssem para me substituir e não deixar a empresa em que eu trabalhava perder qualidade com a minha saída. Para meus amigos, pedi para compreenderem a minha ausência. E para meus filhos, pedi para me ausentar mais e dependerem menos de mim. Não tome decisões e deixe-as dentro da sua cabeça, achando que as pessoas vão adivinhar o que você quer. Comunique-se, fale abertamente o que e como você quer. Você vai se surpreender como as pessoas vão entendê-la e, principalmente, ajudá-la.
7 - Visão sistêmica Já foi o tempo em que nossa mãe dizia que tínhamos que limpar a casa porque tínhamos que saber fazer para contratar alguém que fará como nós. Ninguém vai fazer como nós. Apenas nós fazemos do nosso jeito. O que temos que ter é a visão sistêmica de nossa casa. Entendemos o sistema e entendendo o sistema, podemos “maestrar”, como maestros, o que queremos. Se você for contratar uma doméstica para limpar sua casa, a mínima exigência que você deve ter é que ela tenha experiência em serviços domésticos. Não necessariamente da sua maneira, mas que atenda às necessidades da casa. Você tem a visão do sistema e do que ele precisa para funcionar, assim você vai “maestrar” da sua forma, contratando uma pessoa com experiência. No seu trabalho, você não precisa ser expert em Excell para pedir uma planilha com os dados que você precisa. Você não precisa entender de tudo, mas precisa entender o sistema. Já fui diretora administrativa e meu departamento abrangia cinco áreas distintas: Recursos Humanos, Financeiro, Qualidade, Jurídico e Suprimentos. Não entendia de todos, mas “maestrava” cada um do seu jeito, contratando e preparando equipes a partir da minha visão sistêmica do negócio. Eu sabia o que a “casa” precisava e preparava os “músicos” de acordo com o que a “orquestra” exigia.
6
www.mulherlider.com.br www.facebook.com/mulherlider
[email protected] @mulherlider