7 características das consultorias financeiras de excelência

7 características das consultorias financeiras de excelência Nº 1 – Bom background no mercado em finanças Quem já contratou a consultoria que você est...
2 downloads 15 Views 527KB Size

7 características das consultorias financeiras de excelência Nº 1 – Bom background no mercado em finanças Quem já contratou a consultoria que você está pesquisando? Ter uma boa rede de contatos e ter tido bons clientes são boas indicações de que a consultoria em questão tem desenvolvido um bom trabalho. Certifique-se de que a consultoria que você irá contratar seja validada pelo mercado e conte com sócios que possuam comprovada experiência em finanças, tendo atuado junto a grandes empresas do mercado. Isso é um indício importante porque grandes empresas buscam sempre ser bastante seletivas em suas contratações, tendo complexas demandas, também. Outro exemplo de reconhecimento deste background é ser contratada por grandes empresários que se fizeram MBA em instituições reconhecidas internacionalmente como Stanford, Harvard e MIT, pois sua experiência e seus contatos lhes deram a oportunidade de conhecer o trabalho da consultoria em questão. Isto também é uma excelente prova de que tanto a empresa quanto os seus consultores tiveram seus conhecimentos validados pelo mercado.

Nº 2 – Trabalhar com soluções completas Quantas e quais soluções a consultoria que você está pesquisando é capaz de entregar? Finanças é uma área que pode se desdobrar em diversos tipos de problemas e abordagens. Dependendo do seu tipo de negócio e dos seus objetivos, pode ser necessário atuar em mais de uma frente ao mesmo tempo, demandando um pouco mais de flexibilidade e abrangência dos profissionais que estejam te ajudando. Uma consultoria financeira muitas vezes exige mais de um tipo de solução para os problemas identificados, logo, é importante saber se esta consultoria é capaz de resolver todos os seus problemas financeiros sem a necessidade de indicar a terceirização de parte da solução apresentada. Isso evitará o surgimento de custos inesperados e, pior que isso, o possível abandono da consultoria antes de finalizar o projeto.

Analise um pouco a sua demanda na conversa com a consultoria e veja que, por exemplo, algumas trabalham apenas com gestão financeira e não sabem trabalhar com investimentos e vice-versa. Definitivamente, você pode optar por uma empresa que entregue mais pelo mesmo custo.

Nº 3 – Habilidade com números Quais das empresas de consultoria que você está pesquisando demonstra acurada habilidade com números? Muitas consultorias criam soluções sem se debruçar nos números das empresas, aplicando soluções pré-moldadas, ajustando seus principais números aos seus modelos. Seu consultor deve ser alguém comprovadamente inteligente, analítico e que se sinta confortável analisando números e raciocinando sobre eles de cabeça. Além disso, deve sentir-se confortável com qualquer volume de informações, sendo capaz de personalizar suas conclusões, de acordo com o seu negócio. Tudo isso é muito importante porque em geral muitas decisões de empreendedores são tomadas em cima da hora e nas vezes que o consultor acompanhar o empreendedor em uma reunião de negócio se faz necessário que ele seja capaz de fazer cálculos mentais assertivos sobre possíveis decisões que o empreendedor poderá tomar.

Nº 4 – Rapidez na interpretação de análises Como você não terá muito tempo a perder, é importante que a consultoria que esteja pesquisando possa entregar as soluções focadas no que será mais eficiente em trazer resultados enfocando o que trará mais impacto ao seu negócio. Saber o que é mais importante em uma análise financeira é um grande diferencial no momento de um consultor se mostrar hábil e em dar uma resposta a um determinado problema. Para isso ele precisa gostar de números e ter forte experiência na área para ter a velocidade necessária que o empreendedor precisa para tomar suas decisões.

Nº 5 – Possuir equipe dedicada Como funciona a estrutura da empresa que você está pensando em trazer para te ajudar? Contratar um consultor independente que não terceiriza parte do serviço operacional pode ser um grande risco para sua empresa, pois, dependendo da quantidade de trabalho necessária para cumprir suas obrigações, o consultor poderá ficar sobrecarregado e começar a não cumprir com os prazos acordados. É sempre importante saber se a consultoria investe em pessoas para auxiliar em várias outras atividades necessárias ao negócio. Ainda, se essa consultoria possui uma ou várias equipes dedicadas ao seu negócio isso é um bom sinal de que a qualidade das soluções será um diferencial.

Nº 6 – Gostar do que faz Por fim, como tudo na vida, gostar do que faz é fundamental. Um consultor tem que demonstrar para você que tem brilho nos olhos. Tem que mostrar que busca estar sempre disposto a resolver os desafios que ele buscou se desenvolver. Demonstra, mais do que empolgação, envolvimento e desejo de ver o seu sucesso. Assim como o empreendedor, trabalha em tempo e fora de tempo, o consultor que gosta do que faz está sempre buscando melhorar e você poderá comprovar isso observando o histórico de como sua empresa se reinventou com o passar do tempo. Um bom consultor empresarial é um profissional que já obteve sucesso ajudando seus clientes e transforma isso em propulsão para ajudar ainda mais empresas.

Conclusão Agora você está um passo à frente dos demais empresários que buscam aumentar suas lucratividades e reduzirem seus gastos. Assine a nossa newsletter para acompanhar nossos próximos conteúdos feitos pensando em como ajudar você a tomar as melhores decisões para o seu negócio. Ler é sempre uma excelente forma de buscar novas ideias e inspiração.

Lembre-se de buscar soluções novas para os problemas de sempre! Por falar em consultorias de excelência, quero tomar a liberdade de te dar uma grande sugestão. Entre em contato com a MAB para saber como você pode adquirir nossas orientações financeiras para o seu negócio. Até a próxima! Marco Bezerra Marco Bezerra é fundador da MAB Gestão Financeira, consultoria especializada em Gestão Financeira, Check-Up Financeiro, Análise do Valor de Negócios e Análise de Viabilidade. Formou-se Engenheiro Aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e, por ter adquirido fortes habilidades matemáticas, foi convidado a trabalhar em banco e fundo de investimentos no Mercado Financeiro, analisando a saúde financeira de ações de empresas que estão na bolsa. E descobriu seu verdadeiro talento: ajudar empreendedores a descobrir oportunidades de investimentos, o valor de seus negócios e a aplicar as melhores práticas em gestão financeira.