4.5. Pronome oblíquo átono “solto”

PROFESSOR: ÁTILA ABIORANA MATÉRIA: COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os pronomes oblíquos átonos são: me, te, se, nos, vos, lhe, lhes, o, a, os, as. 1- PRÓCLIS...
1 downloads 85 Views 554KB Size

PROFESSOR: ÁTILA ABIORANA MATÉRIA: COLOCAÇÃO PRONOMINAL

Os pronomes oblíquos átonos são: me, te, se, nos, vos, lhe, lhes, o, a, os, as.

1- PRÓCLISE - quando o pronome está antes do verbo Usa-se a próclise quando há palavras que, por eufonia “atraem” o pronome para antes do verbo. São elas: 1.1. PRONOMES INDEFINIDOS. {algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vário, quanto, tanto, qualquer, qual, um(outro), bastante, diverso, demais, mais, menos, cada, algo, tudo, nada, quem, alguém, ninguém, outrem, fulano, sicrano, beltrano, teltrano}. Ex.: Todos me deram apoio.

1.2. PALAVRAS NEGATIVAS (não, nunca, jamais, nem...). Ex.: Nunca nos preocupávamos naquele tempo.

1.3. CONJUNÇÕES E LOCUÇÕES CONJUNTIVAS SUBORDINATIVAS ADVERBIAIS 1) CAUSAIS: porque, pois, visto que, já que, dado que, na medida em que, que, visto como, uma vez que, como (anteposto à oração principal), porquanto.

2) CONCESSIVAS: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, posto que, apesar de que, por mais que, por menos que, não obstante, malgrado, conquanto. 3) CONDICIONAIS: se, caso, desde que, contanto que, a não ser que, sem que. 4) COMPARATIVAS: como, assim como, tal qual, que, do que, (tanto) quanto / como. 5) CONSECUTIVAS: tal que, tanto / tanta que, de sorte que, de modo que, de forma que, tamanho que. 6) CONFORMATIVAS: conforme, como, segundo, consoante, de acordo com que

7) FINAIS: para que, porque, a fim de que. 8) PROPORCIONAIS: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais... mais, quanto mais... menos, quanto menos... mais, quanto menos... menos. 9)TEMPORAIS: quando, enquanto, logo que, assim que, antes que, depois que, mal, sempre que Exemplo: Não pedirei desculpas, embora me sinta culpado.

1.4. PRONOMES RELATIVOS (que, quem, o qual, onde, cujo...). Ex.: Ficamos em uma colina de onde se avistava o mar. 1.5. ADVÉRBIOS não seguidos de vírgula (aqui, hoje, sempre, talvez...). Ex.: Hoje me arrependo do que fiz. 1.6. EM + SE + GERÚNDIO (gerúndio regido de preposição em). Ex.: Nessa terra, em se plantando tudo dá. 1.7 PRONOMES DEMONSTRATIVOS (isto, isso, aquilo...). Ex.: Aquilo lhe fez muito bem.

1.8. FRASES OPTATIVAS (expressam desejo) de sujeito anteposto ao verbo. Ex.: Deus te crie, meu filho. 1.9. FRASES EXCLAMATIVAS. Ex.: Quanta mentira se disse a respeito dela! 1.10. FRASES INTERROGATIVAS. Ex.: Quem lhe entregou a carta? 1.11. INFINITIVO FLEXIONADO REGIDO DE PREPOSIÇÃO. Ex.: A situação levou-os a se posicionarem contra a greve. 1.12. OBS.: A próclise é sempre correta, exceto em: A) início de oração; B) após pontuação. C) Com infinitivo impessoal preposicionado seguido de o,a, os, as.

2- MESÓCLISE - quando o pronome está no meio do verbo Se não houver obrigatoriedade de PRÓCLISE, essa colocação pronominal ocorrerá quando o verbo estiver no: 2.1. FUTURO DO PRESENTE: “Dir-me-á o leitor que a beleza vive de si mesma!” (M.A.) 2.2. FUTURO DO PRETÉRITO: “Dar-me-iam água para lavar as mãos?” (G. Ramos)

OBSERVAÇÃO: 1ª) Havendo fator atrativo de próclise, essa colocação prevalece sobre a mesóclise. Ex.: Não te entregarei os documentos hoje.

3.ÊNCLISE – pronome após o verbo Normalmente é usada quando não houver fator atrativo de PRÓCLISE ou verbo no futuro do presente ou do pretérito, caso em que se faz MESÓCLISE.

CONSIDERAÇÕES GERAIS 4.1. Após PONTUAÇÃO, PRÓCLISE proibida: Recentemente, pediram-me explicação sobre democratização. Recentemente, por causa das eleições, me pediram explicação sobre democratização. 4.2. FUTURO E PARTICÍPIO: ÊNCLISE proibida. Diria –te a verdade se ele houvesse falado-me tudo (errado) Dir-te-ia a verdade se ele houvesse me falado tudo (certo) 4.3. INFINITIVO e GERÚNDIO sempre admitem a ÊNCLISE mesmo se houver fator de atrativo de próclise. EX.: Não desesperar-se seria a primeira providência. (certo) Não se desesperar seria a primeira providência.(certo)

4.4. APOSSÍNCLESE: havendo duas palavras como fator de atração, o pronome poderá ficar entre ambas ou após elas. (Apossínclise – duplo fator de atração) A fé é a certeza das coisas que se não veem.

A fé é a certeza das coisas que não se veem.

4.5. Pronome oblíquo átono “solto” entre verbos de uma locução. A gramática tradicional considera um uso coloquial deixar o pronome oblíquo átono solto sem hífen entre os verbos de uma locução. Tal prática, no entanto, é aceita por gramáticas contemporâneas. A maioria das bancas examinadoras aceitam tal construção.

1 .(CESPE/A.U.E.G./AUDITOR INTERNO) “...Não menos temeroso é o conhecimento que se transmite por gerações por meio da arte. Partindo da premissa de que a arte imita a vida e, por consequência, ...”

( ) A colocação do pronome átono antes do verbo, em “se transmite” (L.1), é obrigatória devido à presença do pronome relativo “que” no início da oração subordinada.

2. (CESPE/DETRAN/ANAL. DE TRÂNSITO) ( ) Considerando-se que a mesóclise é desaconselhável em expedientes oficiais, é preferível iniciar período com a construção “Lhe enviaremos mais informações oportunamente” a iniciá-lo com a construção “Enviar-lhe-emos mais informações oportunamente”.

3. (CESPE/HEMOBRÁS/CARGOS N.SUPERIOR) “A preocupação é pertinente porque em todo o mundo graves problemas vêm-se instalando e demandando dos governos novos mecanismos de avaliação para a incorporação tecnológica na assistência médico-hospitalar de alta complexidade e de alto custo em geral.”

( )Em “vêm-se” (L.2), a substituição do hífen por espaço provoca erro gramatical, por deixar o pronome átono sem apoio sintático.

4. (CESPE/MCT/CARGO N.SUPERIOR) No trecho “divulgá-la-ei como a maior riqueza” (L.1), a colocação do pronome antes da forma verbal ou depois dela são opções que manteriam a correção gramatical do trecho. “Quando a minha doutrina estiver completa, divulgá-la-ei como a maior riqueza que os homens jamais poderão receber de um homem.”

5. (CESPE/SEAD/CEHAP/PB/CARGOS N. SUPERIOR) “. As ruas não se deixam modelar pela sinuosidade e pelas asperezas do solo: impõem-lhes antes o acento voluntário da linha reta.” ( ) Preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se deslocar o pronome átono, em “se deixam” (L.1), para depois do verbo, escrevendo: deixam-se.

6. (CESPE/STJ/ANALISTA ADM.) “Pode-se dizer, no que concerne à complexidade, que há um polo empírico e um polo lógico e que a complexidade aparece quando há simultaneamente dificuldades empíricas e dificuldades lógicas.” ( ) Reforça-se a ideia de possibilidade, coerente com a argumentação desenvolvida no texto, e mantém-se sua correção gramatical, ao se utilizar, em lugar de “Pode-se dizer” (L.1), o tempo verbal de futuro do pretérito, da seguinte forma: Poderia-se dizer.

7.(CESPE/MIN. INTEGRAÇÃO/ANAL. TÉC. ADM.). “Atualizando um pouco a distinção, poder se-ia dizer que é como se os animais viessem com um software instalado, de fábrica, o qual os condiciona e limita durante toda a existência.” ( ) A substituição de “poder-se-ia dizer” pela forma menos formal poderia se dizer preservaria a correção gramatical do texto, desde que fosse respeitada a obrigatoriedade de não se usar hífen, para se reconhecer que o pronome se está antes do verbo dizer, e não depois do verbo poderia

(IDECAN, SEMAE TOCANTINS, ESCRITURÁRIO) pronomes oblíquos átonos.Assinale a alternativa correta quanto à colocação dos A. Muitos obrigaram-se a respeitar as regras estabelecidas, não importaram-se em infringir padrões antigos. B. Quando me perguntarem, talvez me lembre desse episódio fortuito. C. O homem que lamenta-se de seus infortúnios talvez depare- se com situação pior no futuro. D. Em se fechando a porta, começará a reunião e isto resolver-se-á aqui mesmo. E. Se iniciará amanhã a votação do projeto de lei, e se decidirá o futuro dos servidores públicos.

9. (INMET, METEOROLOGISTA, SUPERIOR) Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal. (A) Observei o aluno que dirigia-se ao pátio. (B) Quanto me pagará pela tradução do livro? (C) Ouvindo-o cantarolar reconheci sua voz imediatamente. (D) Encontrar-me-iam, caso minha presença à reunião fosse imprescindível. (E) Convém contar-lhe toda a verdade.

10. (CETRO, SEMAE PIRACICABA, ESCRITURÁRIO) Assinale a alternativa correta quanto à colocação dos pronomes oblíquos átonos. (A) Talvez a procure na loja. (B) O homem que lamenta-se de seus infortúnios, dificilmente terá um lugar ao sol. (C) Muitos obrigaram-se a respeitar as regras estabelecidas. (D) Se iniciará amanhã a campanha de vacinação. (E) Por mostrarem-se treinados, os meninos venceram a competição.