Relatórios Médico-Legais

Importância da prova Prova: É o elemento demonstrativo da autenticidade ou veracidade do fato. Objetivo da prova: formar a convicção do juiz sobre os...
63 downloads 203 Views 7MB Size

Importância da prova Prova: É o elemento demonstrativo da autenticidade ou veracidade do fato. Objetivo da prova: formar a convicção do juiz sobre os elementos necessários para a decisão da causa.

Prova ilícita: quando agride uma regra do direito material.

Prova Ilegítima: quando afronta princípios da lei processual – Ex: Art. 564, IV, CPP (a nulidade ocorrerá por omissão de formalidade que constitua elemento essencial do ato)

Corpo de Delito Conjunto de elementos físicos ou materiais, principais ou acessórios, permanentes ou temporários, que corporificam a prática criminosa. Art. 158, CPP: Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado

Art. 161 - CPP. O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora

Perito Expert auxiliar da justiça com conhecimento em determinada área técnica ou científica que deve esclarecer um fato de natureza duradoura ou permanente. O perito médico é uma pessoa formada em Medicina que tem o registro no CRM e está à serviço da Justiça.

Peritos Oficiais: São aqueles inseridos na Estrutura Estatal – Servidores Públicos. São experts contratados pelo estado para prestar auxílio a justiça. O nível de escolaridade mínimo exigido é o de Ensino superior completo OBS: Súmula 361 STF: No processo penal é nulo o exame realizado por um só perito considerandose impedido o que tiver funcionado, anteriormente, na diligência de apreensão.

*súmula sem efeito pela redação do art. 159 do CPP (Lei 11.690/08)

Peritos Não Oficiais: Podem ou não ser servidores públicos, mas não pertencem aos quadros das Polícias Civis, Polícias Científicas ou Institutos de Perícia Criminal. São nomeados para exercer a função

Funções / Obrigações do Perito Verificar o fato, indicando a causa que o motivou, de acordo com sua opinião embasada cientificamente

Art. 160 – Os peritos elaborarão o laudo pericial, onde descreverão minuciosamente o que examinarem, e responderão aos quesitos formulados. Parágrafo único. O laudo pericial será elaborado no prazo máximo de 10 dias, podendo ser este prazo prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos

Laudo: é o resultado do trabalho técnico desenvolvido pelo perito " O relatório médico legal é a descrição minuciosa de uma perícia médica a fim de responder à solicitação da autoridade policial ou judiciária frente ao inquérito. Se esse relatório é realizado pelos peritos após suas investigações, chama-se laudo. E quando o exame é ditado diretamente a um escrivão e diante de testemunhas, dá-se-lhe o nome de auto" G.V FRANÇA

Partes do Relatório / Laudo



Preâmbulo



Quesitos



Histórico ou comemorativo



Exposição ou descrição



Discussão



Conclusão



Resposta aos quesitos * Art. 182. O juiz NÃO ficará adstrito ao laudo pericial

Quesitos: indagações feitas aos peritos sobre fatos que originaram o processo ou apresentam relevância para a investigação

Para Necropsias ou exames cadavéricos Houve morte? Qual a causa da morte? Qual o instrumento ou meio que a produziu? Foi produzida com o emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel? (resposta especificada) Art 121 2°, III.

Para Lesões corporais: 1. Houve ofensa à integridade corporal ou à saúde do (a) periciando(a)? 2. Qual instrumento ou meio que a produziu? 3. A ofensa foi produzida com o emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso ou cruel? 4. Resultou perigo de vida? 5. Resultou incapacidade para as ocupações habituais por mais de trinta (30) dias? 6. Resultou debilidade permanente de membro, sentido ou função, ou aceleração do parto? (resposta especificada) 7. Resultou incapacidade permanente para o trabalho, ou enfermidade incurável, ou perda ou inutilização de membro, sentido ou função, ou deformidade permanente, ou aborto? (resposta especificada)

Para Sexologia Forense Houve conjunção carnal que possa ser relacionada ao delito em apuração? Houve outro ato libidinoso que possa ser relacionado ao delito em apuração? Houve violência para essa prática? Qual o meio dessa violência? Da conduta resultou para o(a) periciando(a): incapacidade para as ocupações habituais por mais de trinta (30) dias, ou perigo de vida, ou debilidade permanente de membro, sentido ou função, ou aceleração do parto, ou incapacidade permanente para o trabalho, ou enfermidade incurável, ou perda ou inutilização de membro, sentido ou função, ou deformidade permanente, ou aborto? (resposta especificada) Tem o(a) periciando(a) idade menor de 18 e maior de 14 anos? É o(a) periciando(a) menor de 14 anos? Tem o(a) periciando(a) enfermidade ou deficiência mental? O(A) periciando(a), por qualquer outra causa não pode oferecer resistência? Da conduta resultou gravidez? O agente transmitiu para o(a) periciando(a) doença sexualmente transmissível?

Local em Momento da Perícia A perícia médica deve ser realizada em instituições oficiais não podendo ser realizada em delegacias, unidades militares, casas de detenção e presídios (Art. 95 do CEM) Art. 161 - CPP. O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora. Art. 162 - CPP. A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto. Parágrafo único. Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver, quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante.

Documentos Médico Legais “Toda anotação escrita que tem a finalidade de reproduzir e representar uma manifestação de pensamento” G.V França

- Notificações Compulsórias: São comunicações obrigatórias feitas pelos Médicos às autoridades competentes por razões sanitárias ou sociais como acidentes de trabalho, doenças infecto-contagiosas etc.

- Relatórios Médico-Legais: Narração detalhada da perícia. Se realizado pelo perito chama-se laudo; se narrado para o escrivão na presença de duas testemunhas, chamase auto.

- Parecer Médico: é um documento utilizado para dirimir divergências na interpretação dos resultados achados de uma perícia (o processo já está em curso ou a perícia já foi realizada devendo o parecerista apenas emitir uma opinião fundamentada acerca dos exames realizados) – feito por pessoa de renome. Tem a mesma estrutura do Laudo, mas sem a descrição.

- Atestado Médico: é a afirmação pura e simples, por escrito, de forma singela, resumida e objetiva de um fato médico e suas consequências ou de um estado de sanidade

- Prontuário: conjunto documental padronizado, organizado e conciso referente a anaminese e aos cuidados médicos prestados ao paciente. - Depoimento Oral: O depoimento oral deriva da oitiva do perito em juízo, com valor probatório de prova técnica, e não testemunhal. Dessa forma, quando o perito é chamado a falar em juízo sobre alguma divergência apontada pelas partes, ele atua na condição de perito, e não de testemunha.

Ano: 2015Banca: FUNCABÓrgão: PC-ACProva: Perito criminal Acerca do exame de corpo de delito previsto no Código de Processo Penal, assinale a assertiva correta. a)O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior. b)Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, podendo supri-lo a confissão do acusado. c)Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhai não suprirá a falta. d)Na falta de perito oficial, o exame será realizado por 03 (três) pessoas idôneas. E) Os peritos não oficiais prestarão o compromisso de bem e fielmente desempenharem o encargo.

Ano: 2015Banca: FUNCABÓrgão: PC-ACProva: Perito criminal Acerca das perícias em geral previstas na legislação processual penal, assinale a assertiva correta. A) Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver, quando não houver infração penal que apurar. b)A autópsia será feita pelo menos cinco horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto. c)Tratando-se de perícia complexa que abranja mais de uma área de conhecimento especializado, obrigatoriamente será designada a atuação de mais de um perito oficial. d)Os cadáveres serão sempre fotografados na posição de decúbito dorsal, bem como, na medida do possível, todas as lesões externas e vestígios deixados no local do crime. e)Para representar as lesões encontradas no cadáver, os peritos, sempre juntarão ao laudo do exame provas fotográficas, esquemas ou desenhos.

Ano: 2013Banca: FUNCABÓrgão: POLITEC-MTProva: Médico psiquiatra Sobre o Parecer médico-legal, marque a assertiva correta a)É um documento que exprime dúvidas sobre um relatório médico-legal e que pode ser solicitado pela autoridade oumesmo por outro perito. b)É umdocumento gerado por divergências emuma consulta médico-legal, cabendo ao perito relator a sua execução. c)Compõe-se de cinco partes: preâmbulo, exposição, descrição, discussão e conclusão. d)É o documento que atesta a veracidade de uma perícia forense E) É feito por um professor renomado na matéria ou por umgrupo de peritos de uma instituição oficial.

LESÕES CORPORAIS Os exames de lesões corporais tem por objetivo: - Constatar eventuais lesões - Natureza do agente vulnerante - intensidade - extensão - localização - cronologia - consequências - Nexo de compatibilidade com o histórico

Tipo Penal – Art. 129

Descrição

Pena

Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:

É o caput do artigo. A forma simples de lesão corporal

Pena - detenção, de três meses a um ano.

Lesões corporais de natureza grave do parágrafo 1°

Pena - reclusão, de um a cinco anos.

Lesões corporais de natureza grave do paragrafo 2°

Pena - reclusão, de dois a oito anos.

Lesão corporal seguida de morte

Pena - reclusão, de quatro a doze anos.

Se resulta: I - Incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias; II - perigo de vida; III - debilidade permanente de membro, sentido ou função; IV - aceleração de parto: Se resulta: I - Incapacidade permanente para o trabalho; II - enfermidade incurável; III perda ou inutilização do membro, sentido ou função; IV - deformidade permanente; V - aborto: Se resulta morte e as circunstâncias evidenciam que o agente não quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo:

Classificação Doutrinária Quanto ao Elemento Subjetivo

Quanto a Intensidade

a) Dolosa simples (caput) b) Dolosa Qualificada (§§ 1º, 2º e 3º) c) Dolosa Privilegiada (§§ 4º e 5º) d) Culposa (§ 6º)

a) Leve (caput) b) Grave (§ 1º) c) Gravíssima (§ 2º) d) Seguida de Morte (§3º)

Bizú Lesões Graves: DPAI

Debilidade permanente de membro, sentido ou função Perigo de vida*** Aceleração do parto Incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias;

*** Perigo de vida é diferente de risco de vida!!! Perigo = Situação real, tecnicamente comprovada / Risco = possibilidade abstrata

Ano: 2013Banca: FUNCABÓrgão: PC-ESProva: Médico Legista As seguintes situações médico-legais são consideradas lesões corporais graves, COM EXCEÇÃO DE: a)incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias. B) risco de vida. c)debilidade permanente de membro. d)debilidade permanente de sentido ou função. e)aceleração de parto.

Ano: 2012Banca: FUNCABÓrgão: PC-ROProva: Médico Legista Quanto ao dano provocado, uma lesão por arma branca em uma mulher em que se lesionou a região bucinadora e, como consequência, ocorre presença de cicatriz deformante, com formação de queloide medindo 100 mm nesta região, é classificada como: a)lesão leve. b)lesão culposa. c)lesão cortante. D) lesão gravíssima. e)tentativa de homicídio.

AGENTES FISICOS MECANICOS: Ação Passiva Ação Ativa Ação Mista

LESÕES CONTUSAS 1) Edema Traumático Inchaço efêmero

- Não há saída de sangue dos vasos - Saída de líquido dos vasos para o espaço extracelular - Aumento do volume

LESÕES CONTUSAS 2) Rubefação Vermelhidão efêmera - Não há saída de sangue dos vasos - Dilatação dos vasos na região do trauma

LESÕES CONTUSAS 3) Escoriação

LESÕES CONTUSAS 4) Equimoses Infiltração, nas malhas dos tecidos, de sangue que extravasou de pequenos vasos dos tecidos abaixo da pele que se romperam por força do traumatismo

Petéquias

Pontos avermelhados do tamanho da cabeça de um alfinete

Sugilações

Pontos avermelhados agrupados (conjunto de petéquias)

Sufusão

Víbices

Mancha arroxeada Sugilações em forma consequente a sangramento de linhas paralelas mais intenso

LESÕES CONTUSAS 4) Equimoses - Petéquias

LESÕES CONTUSAS 4) Equimoses - Sugilações

LESÕES CONTUSAS 4) Equimoses - víbices

Espectro Equimótico de LeGrand:

Espectro Equimótico de LeGrand:

Malthus Fonseca Galvão

Ano: 2015Banca: FUNCABÓrgão: PC-ACProva: Perito Médico-Legista O espectro equimótico de Le Gran Du Saulle representa a cronologia das equimoses, EXCETO: a) nas áreas queratinizadas. b) nas regiões subungueais. c) no couro cabeludo. D) na conjuntiva. e) nas áreas de musculatura estriada.

Espectro Equimótico de LeGrand: Ano: 2012Banca: FUNCABÓrgão: PC-ROProva: Médico Legista Uma paciente relata ter sofrido agressão com socos no rosto há cerca de oito dias. Combase no “espectro equimótico de Legrand du Saulle”, qual a tonalidade da equimose que o perito irá encontrar ao exame, que confirmará o nexo temporal da lesão? A)Esverdeada. b)Avermelhada. c)Ausência de lesão. d)Amarelada. e)Azulada.

LESÕES CONTUSAS 5) Hematoma

http://se3.adam.com/content.aspx?productI d=125&pid=70&gid=8737

LESÕES CONTUSAS 5) Bossa Extravasamento de sangue de vaso calibroso em região em que se encontra sobre um plano ósseo

http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/mma/mmanoticias/2015/12/12/noticia_mma,325540/apos-mais-de-dois-anos-sem-lutarmike-pierce-sai-do-octogono-com-grande-galo-na-cabeca.shtml http://espn.uol.com.br/noticia/606838_cicero-marca-e-fluminensevence-corinthians-apos-fim-da-era-tite

Entorse Estiramento da capsula de uma articulação.

http://viefisioterapia.blogspot.com.br/2011/10/entorsede-tornozelo.html

Luxação

Luxação do cotovelo

Deslocamento permanente das superfícies articulares dos ossos de uma articulação

http://www.clinicadeckers.com.br/html/orienta coes/ortopedia/090_luxacao_dedo.html

http://www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/ ortopedia/090_luxacao_dedo.html

Luxação

Fratura É a solução de continuidade do osso

http://180graus.com/esporte/anderson-silva-ficaraseis-meses-afastado-veja-como-foi-a-grave-lesao

Fratura É a solução de continuidade do osso

http://180graus.com/esporte/anderson-silva-ficara-seis-mesesafastado-veja-como-foi-a-grave-lesao

FERIDA CONTUSA • Forma estrelada, sinuosa ou retilínea • Bordas Irregulares, escoriadas e equimosadas • Fundo irregular • Presença de pontes de tecido íntegro ligando as vertentes • Sangram menos que as lesões incisas • Integridade de vasos nervos e tendões no fundo da lesão • Ângulos obtusos • Retração das bordas

FERIDA CONTUSA

FERIDA CONTUSA

Feridas Incisas • Forma linear • Mais profundas na parte central, superficializando-se nos extremos • Bordas e vertentes regulares, que se coaptam perfeitamente • sem vestígio traumático – escoriações ou equimoses

Lesões Causadas por Ação Cortante • Esgorjamento: região cervical anterior • Degola: região cervical posterior • Decaptação • Esquartejamento: articulações

• Espostejamento: fora das articulações – Atropelamento ferroviário

Esgorjamento

Degola

Degola

Decaptação

Decaptação

Decaptação

Espostejamento

Lesão Cortocontusas • Instrumento com gume mais ou menos afiado • Lesões assemelham-se às incisas ou às contusas • Lesões devastadoras: decepam segmentos, fraturam/seccionam ossos, etc.

Lesões porduzidas por ação Cortocontundente

Feridas Pérfuro-Incisas • Instrumentos com ponta e gume • Mais profundas que largas • Maioria dos elementos da feridas incisas • Uma comissura aguda (gume) e outra arredondada (costas), ou as duas em ângulo agudo ou estreladas – depndendo do número de gumes • Podem ser: - Penetrantes - Perfurantes - Transfixantes

Feridas Pérfuro-Incisas

Feridas Pérfuro-Incisas

Feridas Pérfuro-Incisas

Lesões produzidas por ação perfurocontundente Armas Instrumentos fabricados para aumentar a capacidade de defesa ou ataque do ser humano. Armas Próprias  Armas Impróprias 

Lesões de Entrada Produzidas por PAF • Orla de escoriação, zona de Fisch ou contusão • Orla de enxugo ou limpadura • A forma do orifício e das orlas de escoriação e de enxugo dependem do ângulo de incidência do projétil

Sinal de Bonnet – Funil ou cone truncado de Pousold

Tiro no Crânio • Sinal de funil de Bonnet ou do cone truncado de Pousold  Lâmina externa: o ferimento de entrada é arredondado e regular.  Lâmina interna: o ferimento é irregular, maior que o da lâmina externa, dando à perfuração a forma de um funil ou de um tronco de cone.

Tiro no crânio - Entrada

Efeitos do Tiro EFEITOS SECUNDÁRIOS: Resultado da ação dos gases, dos resíduos da combustão e de fragmentos do próprio projétil Zona de Tatuagem: Grãos de pólvora combusta ou não aderem à pele ao redor do orifício de entrada – não saem com a lavagem

Tiro à curta distância

Tiro encostado  Lesão em câmara de mina ou boca de mina de Hoffmann: O projétil perfura a pele e abre caminho para os elementos do cone de explosão. Com barreira óssea Sinal de Werkgaertner: lesão cuja forma imita a massa de mira. Sem barreira óssea. Sinal de Benassi: queimadura/esfumaçamento do plano ósseo Sinal de Schusskanol - esfumaçamento das paredes do conduto produzido pelo projétil entres as lâminas interna e externa de um osso chato, a exemplo dos ossos do crânio

Tiro encostado Ano: 2012Banca: FUNCABÓrgão: PC-ROProva: Médico Legista A descrição de um orifício de entrada de projétil de arma de fogo com buraco de mina de Hoffmann, escoriação de massa de mira (sinal deWerkgartner), zona de esfumaçamento, zona de tatuagem, equimoses e queimaduras, está relacionada com: a)tiro disparado a grande distância. b)tiro disparado de arma de fogo de grosso calibre. c)tiro disparado a curta distância. d)lesão produzida por projéteis múltiplos. E)tiro encostado.

Sinal de Benassi

Mina de Hoffmann

Ano: 2015Banca: FUNCABÓrgão: PC-ACProva: Perito Criminal O respectivo sinal de balística resulta da impregnação de grãos de pólvora incombusta que alcançam o corpo e se incrustam na pele, orientando a perícia quanto à posição da vítima e do agressor. Trata-se do sinal de: a)orla de enxugo. b)zona de chamuscamento. c)orla de escoriação ou contusão. d)zona de esfumaçamento. E)zona de tatuagem.

Ano: 2015Banca: FUNCABÓrgão: PC-ACProva: Perito Criminal Nos disparos de projéteis de arma de fogo em que resulta em orifício de entrada com a forma irregular, denteada ou com entalhes, pela ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos, bem como bordas evertidas e presença do Sinal de Werkgartner. A definição refere-se a uma espécie de tiro: a) à curta distância. b) à média distância. C) encostado. d) quase encostado. e) à longa distância..

Ano: 2015Banca: FUNCABÓrgão: PC-ACProva: Perito Criminal No estudo da balística forense, trata-se de ferida de entrada de projétil de arma de fogo quando, diante de tiro com cano encostado, há superfície óssea no local do disparo. Tal sinal diz respeito à : a) boca de fechadura. b) aréola equimótica. c) rosa de tiro de Cevidalli. d) orla de enxugo. E) boca de mina de Hoffmann.

Ano: 2013Banca: FUNCABÓrgão: POLITEC-MTProva: Perito Médico Legista - Psiquiátrica Uma lesão em sedenho NÃO pode ser causada por instrumento: a) perfurante. b) perfurocortante. c) perfurocontundente. D) contundente. Mini-Bizú e) cortante.. Lesão em sedenho= ferida transfixiva através das partes moles, feita por arma branca, projétil ou outro corpo estranho. O sedenho tem um orifício de entrada e outro de saída Lesão em fundo de saco (ou fundo cego) = apenas orifício de entrada

Energias de ordem física não mecânica Energia elétrica -

Natural - Fulminação - Fulguração

-

Artificial - Eletroplessão ou eletrocussão

Energias de ordem física não mecânica Energia elétrica -

Artificial – Marca de Jellinek - Eletroplessão ou eletrocussão:

Queimadura elétrica  Resultado do efeito Joule  Podem apresentar as marcas do condutor

 Lesão esbranquiçada de consistência endurecida  Forma circular ou elíptica  Representa a porta de entrada da corrente elétrica

Energias de ordem física não mecânica Energia elétrica artificial

Ano: 2013Banca: FUNCABÓrgão: POLITEC-MTProva: Perito Médico Legista - Psiquiátrica A marca elétrica de Jellinek: A)pode estar ausente se a pele estiver úmida. b)émais frequente nos choques de alta-tensão. c)tem bordas elevadas e amolecidas. d)imita a forma do condutor e reproduz em alto relevo as irregularidades de sua superfície e)costuma sermais extensa do que profunda.

Energias de ordem física não mecânica Energia elétrica -

Natural – Marca de Lichtenberg - Fulminação ou Fulguração:       

Lesão em formato arboriforme Queimaduras Hemorragia muscular Rotura de vasos grossos Fraturas Congestão e hemorragia dos globos oculares Equimoses subpleurais e subpericárdicas

Classificação de Hoffmann - Queimaduras

Classificação das

Descrição

Queimaduras 1º Grau

Vermelhidão simples / só a epiderme é afetada / vasodilatação capilar

2º Grau

Vermelhidão / Flictenas = Bolhas (sinal de Chambet)

3º Grau

Coagulação necrótica dos tecidos moles / vai até os planos

musculares / feita geralmente por chamas ou sólidos 4º Grau

Mais destrutivas que as de 3º, caracterizam-se pela carboniação do plano ósseo

Calor QUEIMADURAS Sinal de Montalti

Frio GELADURAS Classificação das

Descrição

Geladuras

1º Grau

Palidez ou rubefação local e aspecto anserino da pele

2º Grau

Eritrema (vermelhidão) e formação de bolhas de conteúdo claro e hemorrágico

3º Grau

Necrose dos tecidos moles com a formação de crostas enegrecidas aderidas e espessas

4º Grau

Gangrena e desarticulação

Radiação

Tanatologia É a parte da Medicina Legal que estuda a morte e o morto, e suas repercussões na esfera jurídico-social Morte Real (ou clínica ou ainda de todo o corpo): morte por parada cardiorrespiratória irreversível A morte é um processo em que as células vão morrendo, cada uma a seu tempo, dependendo da maior ou menor necessidade de oxigênio. Celulas cerebrais: 3-7 minutos Células musculares: várias horas

Tanatologia Reação Vital Infiltração hemorrágica, coagulação do sangue, retratilidade dos tecidos, presença e tonalidade das equimoses, aspecto das escoriações, reações inflamatórias, embolias, evolução dos calos de fraturas, etc

Tanatologia Tipos de Morte quanto à causa jurídica Morte Natural: é aquela decorrente de doença ou envelhecimento  Morte Violenta: é aquela resultante de crime, suicídio ou acidente, mesmo 



que ocorre em momento posterior ao evento que lhe deu causa. Deve haver nexo causal. Morte Suspeita: é a morte inesperada, sem sinais de violência, mas que ocorreu em condições estranhas

Ano: 2012Banca: FUNCABÓrgão: PC-ROProva: Médico Legista Quais as características encontradas em feridas provocadas por ação cortante que ajudam a diferenciá-las daquelas provocadas por ação contundente? a)Irregularidade das bordas, fundo de lesão irregular e sujo, afastamento das bordas das feridas. B)Regularidade das bordas, fundo regular, formato linear, presença de cauda de escoriação. c)Predomínio da profundidade sobre o comprimento, aproximação das bordas das feridas, paredes da ferida irregulares e rugosas. d)Centro da ferida sujo, pouco hemorrágico, bordas irregulares, ausência de cauda de escoriação. e)Perfil de corte irregular, vertentes cortadas de formato anárquico, fundo sujo, bordas regulares.

Ano: 2012Banca: FUNCABÓrgão: PC-ROProva: Médico Legista Quais as características encontradas em feridas provocadas por ação cortante que ajudam a diferenciá-las daquelas provocadas por ação contundente? a)Irregularidade das bordas, fundo de lesão irregular e sujo, afastamento das bordas das feridas. B)Regularidade das bordas, fundo regular, formato linear, presença de cauda de escoriação. c)Predomínio da profundidade sobre o comprimento, aproximação das bordas das feridas, paredes da ferida irregulares e rugosas. d)Centro da ferida sujo, pouco hemorrágico, bordas irregulares, ausência de cauda de escoriação. e)Perfil de corte irregular, vertentes cortadas de formato anárquico, fundo sujo, bordas regulares.

Ano: 2009Banca: FUNCABÓrgão: PC-ROProva: Delegado de Polícia Ao ler um laudo cadavérico, um delegado encontra a seguinte descrição: ferida na região occipital, com sinais de Benassi e de Werkgaertner. Esta ferida caracteriza: a) saída de tiro. b) entrada de tiro à distância. c) característica de instrumento de ação corto-contundente. d) entrada de tiro com cano encostado com plano ósseo logo abaixo. e) entrada de tiro de arma de projéteis múltiplos.