PAR IS

February 16, 2017 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Saia pareô com aplicações geométricas de couro: 600 ¤. • Vestido estampado de seda: 1.195 ¤. • Bota brogue com salto ana...

Description

da moda parisiense atual. Profissional da área, professora do Istituto Marangoni em Paris e personal stylist, ela visitou lojas que já conhecia bem e outras que foram sugeridas por franceses antenados. Seus comentários incluem a história de algumas grifes, de seus criadores, o conceito das marcas e até mesmo a sugestão de algumas peças que valem o investimento. O resultado é único. Voilà! Um guia feito sob medida por uma brasileira para brasileiros. Bom proveito e boas compras!

Dione Occhipinti

indispensáveis para quem quer conhecer a cena

Os endereços que fazem de Paris a capital da moda

do alto luxo ao luxo acessível + concept stores

as ruas de Paris selecionando endereços

PARIS

PARIS

por seis meses, Dione Occhipinti percorreu

do alto luxo ao luxo acessível + concept stores

Dione Occhipinti

Os endereços que fazem de Paris a capital da moda

PARIS do alto luxo ao luxo acessível + concept stores

Dione Occhipinti

Sobre este guia Produzir um guia de viagem é um grande desafio. Sobretudo um guia de moda de Paris, cidade-símbolo da alta-costura e dos grandes estilistas, mas também da simplicidade com elegância. O que Paris cria o mundo segue e a gente usa – mais cedo ou mais tarde. São inúmeras as grifes, os criadores e os endereços nesse que é considerado o principal mercado fashion mundial. Mas como selecioná-los? Além da variedade, há o dinamismo de um setor em constante mutação e efervescência. O que hoje é aclamado como “ultramoderno”, amanhã já pode ter se tornado ultrapassado. Aquela butique que estava ali até ontem pode ter desaparecido, sem deixar vestígios. O que fazer? A consultora de moda Dione Occhipinti confiou no seu conhecimento e talento para discernir o que tem fôlego para sobreviver e nos apresentou um dos mais completos guias de moda da capital francesa editado em português. Por mais de seis meses, Dione percorreu as ruas de Paris, fez uma seleção do que viu, do que já conhecia e do que ouviu ao conversar com parisienses de todos os estilos. Visitou inúmeros endereços e trouxe para os leitores brasileiros uma seleção do que vale a pena ser conhecido. Neste guia, você encontrará as grifes haute couture – a alta-costura que celebrizou a moda europeia nas últimas décadas – lado a lado com as grifes dos créateurs – aquelas que têm um diretor artístico, um criador, que dita as tendências mundiais. Você também conhecerá as concept stores, multimarcas onde a moda parisiense convive com o design, a música e as artes, criando um universo de contemporaneidade vibrante num conceito típico das cidades cosmopolitas.

Para que você possa aproveitar melhor o conteúdo, observe o seguinte:

___ paris é dividida em 20 regiões, ou arrondissements.

Eles estão indicados em placas de ruas e constam nos endereços (como o nosso CEP). O número 75008, por exemplo, indica que o local está em Paris (75 é o código geral da cidade) e no 8º arrondissement (em francês, 8ème). Neste guia optamos por simplesmente indicar o numeral ordinal (8º), já que todos os endereços ficam na capital da França.

___ a maioria das butiques parisienses tem mais de um endereço. Essa é uma estratégia típica daqueles que entenderam que cada região de Paris tem um público próprio e códigos específicos. A opção aqui foi apontar apenas um ou no máximo dois endereços de cada butique, mas há na descrição de todas as grifes a indicação do site da marca para pesquisa dos endereços mais próximos de onde você estiver. Não deixe de entrar na internet e conferir.

___ no final do guia há mapas que você poderá consultar para localizar as lojas citadas por região.

___ o símbolo m indica a estação de metrô mais próxima do endereço de cada grife mencionada. O metrô é o modo mais prático e rápido para circular por Paris e quase todos os mapas da cidade trazem a indicação das estações. No entanto, não deixe de circular a pé para ter uma experiência mais interessante e prazerosa.

___ para facilitar seu entendimento sobre a proposta e a categoria de cada marca, inserimos algumas referências de produtos e preços entre a descrição da grife e o endereço. São apenas exemplos do que estava à venda no momento da pesquisa e não devem ser usados como critério para compra de um produto específico.

___ além de ter feito a seleção de todos os endereços, a

autora ainda indica algumas marcas de sua preferência (com o destaque J’adore!) e outras que têm alguma característica especial, como um espaço diferenciado (Não Perca!!!) ou uma proposta que agrada mais ao gosto brasileiro (Fácil de Agradar), entre outros destaques.

___ todas as informações foram verificadas pela

autora no momento da edição, mas, como dissemos anteriormente, mudanças podem ocorrer. Se você procura um endereço muito específico, confira antes pela internet para ter segurança.

___ se você não estiver com tempo de sobra, uma boa

alternativa é fazer suas compras nas grandes lojas de departamentos de Paris, onde você encontra grande parte das marcas citadas neste guia.

___ a galeries lafayette (ver pág. 86), a maior e mais

famosa loja de departamentos de Paris, nos apoiou na produção deste guia, sendo parcialmente nossa patrocinadora. As marcas à venda na loja principal, no Bd. Haussmann, estão assinaladas ao longo do texto.

40 Bd. Haussmann m Chaussée d’Antin - La Fayette

___ aproveite sua estada em paris e, caso tenha alguma

dúvida ou sugestão para melhorarmos as próximas edições, entre em contato: [email protected].

Lina Hauteville e Katia Becho

SUMÁRIO Haut de gamme: os endereços e as grifes que são o máximo em prestígio • Champs-Élysées, Saint-Honoré e arredores....10 • Saint-Germain e arredores....40 • Marais e arredores....48

O luxo acessível: alta qualidade a preços médios....50 Concept stores: os endereços da vanguarda conceitual....71 Mapas • Champs-Élysées, Saint-Honoré e arredores....78 • Saint-Germain e arredores....82 • Marais e arredores....85

Entenda os destaques NÃO PERCA J’ADORE! TAPETE VERMELHO EXCLUSIVO FÁCIL DE AGRADAR FIQUE DE OLHO! DO BEM! À VENDA NA GALERIES LAFAYETTE

REGIÕES DE PARIS

18 17 19 9

8

10 2

1

16

3

7

bois de boulogne

20

11 4

6 5

12

15 14

13

Página 10 e arredores 1º, 2º, 8º e 16º arrondissements Na margem direita do Rio Sena, você vai encontrar o triângulo de ouro da moda parisiense: as imediações da Rue Saint-Honoré, da Avenue George V e da Avenue Montaigne. Vitrine da capital francesa, essa é a região na qual as marcas de maior prestígio mundial escolhem para se estabelecer. Além da facilidade de caminhar por esse local, onde todos os grandes nomes da moda estão instalados, o passeio é extremamente agradável. Tem-se a oportunidade de transitar pela famosa Place de la Concorde, pelo entorno da Igreja da Madeleine, pela Place Vendôme e chegar aos pontos mais conhecidos de Paris, como a Avenue Champs-Élysées e o Arco do Triunfo. Aqui, você terá acesso ao que há de mais novo em matéria de moda mundial.

bois de vincennes

Página 40 Saint-Germain e arredores 5º, 6º, 7º, 13º, 14º, 15º arrondissements A primeira butique de luxo na rive gauche foi instalada pelo famoso designer francês Yves Saint Laurent, em 1966. Naquela época, esse era o local dos estudantes e boêmios da cidade, do “novo”, enquanto o luxo tradicional estava instalado na rive droite. Hoje, é lá que muitos franceses tradicionais (e exigentes), como a ex-modelo Ines de La Fressange, escolhem para viver. O bairro é agradável, com lojas menos lotadas que na região do triângulo, mas não tão vanguardista como a região do Marais. É o lugar ideal para um gostoso passeio com parada em bistrôs, cinemas e cafés à moda antiga, como o charmoso Café de Flore, que o filósofo Jean-Paul Sartre e a escritora Simone de Beauvoir costumavam frequentar.

Página 48 Marais e arredores 3º e 4º arrondissements O Marais é um dos bairros mais simpáticos da cidade e tem uma atmosfera alegre, viva e jovem. É patrimônio histórico da Unesco e guarda algumas reminiscências da Paris anterior às intervenções do Barão Haussmann, ocorridas em meados do século XIX e que transformaram a cidade a pedido de Napoleão III. E o Marais continua a se transformar. Antes era reduto de judeus e artistas, agora está repleto de lojas, bares descolados, restaurantes, brechós e galerias de arte. É onde a comunidade gay se encontra e onde todos encontram tudo o que há de vanguarda — não somente em matéria de moda. É no Marais que fica a linda Place des Vosges, o Museu Picasso, o Hôtel de Ville (a prefeitura de Paris) e o Centre Georges Pompidou (conhecido como Beaubourg), entre outras atrações. E enquanto muitas regiões de Paris ficam desanimadas aos domingos, no Marais esse dia ferve. Não perca!

HAUT DE GAMME A expressão haut de gamme* é utilizada pelos franceses para indicar a alta qualidade de um produto ou serviço, o que geralmente vem acompanhado por altos preços. Aqui, o critério foi a qualidade do design, dos materiais utilizados nas peças, do acabamento e do ambiente das butiques.

* Pronuncia-se [ô de gam].

8 1

2

[ Femininas ou unissex ]

16

CHAMPS-ÉLYSÉES E ARREDORES

[BALENCIAGA]

Sob a direção artística de Nicolas Ghesquière, a Balenciaga ressurgiu e explodiu nos últimos tempos. A marca, baseada em Paris, foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga e seu estilo faz referência aos anos 1980, quando Christian Dior criou a expressão “arquiteto da moda”. Dior dizia que a moda é uma orquestra que somente Cristóbal sabia dirigir. E os outros designers? Apenas a seguiam. Nicolas Ghesquière foi substituído recentemente por Alexander Wang na direção criativa da marca, mudança que parece buscar uma moda mais “usável” e menos conceitual. As bolsas da linha Giant 21 são mania mundial há quase dez anos. O modelo Padlock é meu favorito: bolsas modernas, coloridas, e poucos sabem dizer qual é sua marca (fica o mistério!). Os sapatos, criados pelo talentoso designer Pierre Hardy, são de vanguarda e belíssimos. A Balenciaga foi uma das primeiras marcas a propor o tênis abotinado, e seus modelos permanecem diferenciados; constituem verdadeiros mosaicos hipermodernos ao mesclar cores e tecidos. • Jaquetas de couro com caimento perfeito: 1.200 ¤. • Saia pareô com aplicações geométricas de couro: 600 ¤. • Vestido estampado de seda: 1.195 ¤. • Bota brogue com salto anabela: 595 ¤. • Tênis avant-garde, cano alto: 375 ¤. • Bolsa Giant: 1.275 ¤. • Bolsa Padlock com alça: 1.095 ¤. • Mala preta, tamanho médio, linha Giant: 1.050 ¤. • Case em couro para computador com ou sem tachinhas: 345 ¤.

A coleção masculina da Balenciaga é moderna e construída arquitetonicamente. Os cortes são clássicos, ajustados ao corpo, numa mistura de materiais e cores. • Camisetas coloridas com estampas modernas: 195 ¤. • Calça moderna com corte ajustado e barra afunilada: 295 ¤. • Trench-coat com couro na gola: 1.300 ¤. • Sapato masculino estilo western de couro de camelo: 535 ¤. ---------------336 Rue Saint-Honoré (1º) m Tuileries • E outros endereços • www.balenciaga.fr

haut de gamme | 11

[BALMAIN] NÃO PERCA

Mais um caso de renascimento da marca — graças ao excelente trabalho de um designer e de uma talentosa styling. Emmanuelle Alt, atual editora-chefe da Vogue francesa, foi consultora de Christophe Decarnin, nome que lançou Balmain ao topo das marcas mais desejadas por fashionistas e celebridades nessa década. Em abril de 2011, o jovem Olivier Rousteing assumiu a direção artística da grife, que faz sonhar com seu estilo sexy e rock glamour. A butique da marca, concebida por Joseph Dirand, é um templo de luxo e sofisticação e vale uma visita. • Calças jeans distressed: 625 ¤. • Calça biker de tecido brilhante: 3.480 ¤. • Jaquetas de couro estilo biker: 4.295 ¤. • Sapatos e botas rock glamour: 1.575 ¤. ---------------44 Rue François 1er (8º) m Franklin D. Roosevelt • www.balmain.com

[BARBARA BUI]

Nesta grife, encontram-se o equilíbrio entre a simplicidade elegante e o romantismo rock’n’roll. As peças são sofisticadas, com um toque de androginia, e agradam a mulheres de todas as idades. Os acessórios, como bolsas, sapatos e bijoux, são especialmente atraentes. A butique da Avenue Montaigne tem 550 m2 de pura sofisticação. • Tops edição desfile trabalhados: a partir de 600 ¤. • Regatas simples: 120 ¤. • Blazers bicolores assimétricos, de linho e de algodão: 1.105 ¤. ---------------50 Avenue Montaigne (8º) m Franklin D. Roosevelt • E outros endereços • www.barbarabui.com

[CÉLINE]

Céline Vipiana fundou a marca de prêt-à-porter de luxo no final da Segunda Guerra Mundial e, a partir de então, suas roupas e acessórios são os mais desejados pelas francesas de todas as gerações. Seu estilo é elegante, sóbrio e discreto, com linhas simples e retas. A atual designer, Phoebe Philo, tem evoluído

View more...

Comments

Copyright � 2017 SILO Inc.