Federação Portuguesa de Rugby – DTA A World

October 23, 2017 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Federação Portuguesa de Rugby – DTA www.fpr.pt. A World Rugby informou da entrada em vigor de duas novas emendas às Leis...

Description

Federação Portuguesa de Rugby – DTA

A World Rugby informou da entrada em vigor de duas novas emendas às Leis do Jogo: - revisão do Protocolo do Vídeo-Árbitro (“TMO”); - não largar o colega de equipa no ar/ obrigação de baixar o colega de equipa ao chão em segurança; - fora de jogo no ruck e placagem; - fora de jogo na formação ordenada. As emendas entram em vigor de imediato, com excepção da revisão do Protocolo do Vídeo-árbitro (TMO) que deverá ser adoptada apenas nas competições que se iniciam após o dia 1 de Janeiro de 2019, tais como o Super Rugby, o Torneio das Seis Nações e o Campeonato do Mundo. No caso dos campeonatos portugueses e dos jogos da Selecção Nacional de XV, esta alteração não tem aplicabilidade, pelo que não vamos apresentar tradução portuguesa da mesma. Em relação às restantes emendas, o que muda? Lei 9.26 “Em jogo geral, qualquer jogador pode levantar ou apoiar o colega de equipa no ar. Estes jogadores devem baixar o colega ao chão em segurança logo que a bola estiver conquistada por qualquer equipa. Sanção: Pontapé livre.” Esta emenda tem como prioridade a segurança dos jogadores (especialmente os que estão no ar). Pretende eliminar algumas acções perigosas de equipas que baixavam o jogador no ar e na posse da bola alguns metros à frente do ponto de conquista. Lei 15.4 – Fora de jogo no ruck “Existe uma linha de fora de jogo para cada equipa paralela à linha de ensaio e que passa pelo último ponto dos participantes no ruck. Se esse ponto estiver sobre ou atrás da linha de ensaio, será essa linha a linha de fora de jogo.” Na imagem, retirada do livro das Leis do Jogo 2019 (http://laws.worldrugby.org/), estão assinaladas as linhas de fora de jogo de cada equipa. A atleta amarela encontra-se em posição de fora de jogo no ruck. Com esta emenda, a Lei agora refere que a linha de fora de jogo no ruck passa pelo último “ponto” dos participantes no ruck. Anteriormente referia “pelo último pé dos…” Esta alteração contempla a probabilidade de haver jogadores deitados no chão (por exemplo, o jogador placado) no local do ruck.

www.fpr.pt

Federação Portuguesa de Rugby – DTA Lei 19.30 – Fora de jogo na formação ordenada “30. Depois de se iniciar a formação ordenada, o médio de formação da equipa sem posse de bola deve: a) Ocupar uma posição com ambos os pés atrás da linha da bola e ficar perto da formação ordenada, mas não deve ocupar o espaço entre o flanqueador (“3ª linha asa”) e o jogador “número 8”; ou b) …” Na imagem infra (retirado de rugbyreferee.net), se considerarmos que a equipa vermelha conquista a bola na talonagem, o médio de formação azul não poderá pressionar o adversário colocando-se no espaço entre os asas e o N. 8. Esta situação dantes era um problema de gestão para o árbitro, em que tentava evitar situações de conflito. Agora é proibido por lei, portanto o jogador infractor sujeita-se a ser penalizado com Pontapé de Penalidade.

www.fpr.pt

View more...

Comments

Copyright � 2017 SILO Inc.