Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

April 7, 2016 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Scorecard (BSC) e Seis Sigma. Web Aula 1 - Balanced Scorecard (BSC): conceito e processo. Até este momento da disciplina...

Description

Roteiro da Web aula 1 Aula-tema 7 – Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Web Aula 1 - Balanced Scorecard (BSC): conceito e processo

Até este momento da disciplina, você já viu que as empresas procuram satisfazer

as

expectativas

dos

clientes

para

conquistar

vantagem

competitiva. Mas, com o aumento da competitividade, já não basta satisfazer os clientes, é necessário encantá-los. O Balanced Scorecard, conhecido também como BSC, é uma ferramenta de gestão que auxilia os gestores nessa busca.

Para facilitar a compreensão do tema, esta Web Aula está organizada em três tópicos: • a contextualização do surgimento do conceito de BSC; • o conceito de BSC para você compreender sua definição; • e o processo que é utilizado para a prática do BSC.

Você já sabe que, a partir da metade do século XX, o ambiente das empresas

ganhou

desenvolvimento

de

dinamismo muitas

crescente.

propostas

Esse

para

dinamismo

auxiliar

levou

as empresas

ao a

conquistarem vantagem competitiva. Você viu no capítulo 3 do livro Tecnologias e ferramentas de gestão1 (Aula-tema 2 – Tecnologia de gestão: Qualidade) que a gestão contemporânea da qualidade surge como uma tecnologia de gestão com grande potencial para a melhoria contínua. Neste contexto, o BSC surge como uma 1

FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de Almeida; CAZELA, Moises Miguel (orgs.). Tecnologias e ferramentas de gestão. Edição especial para o Programa do Livro-texto da Universidade Anhanguera. Campinas: Alínea, 2009.

© DIREITOS RESERVADOS Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

ferramenta de gestão alinhada a essa proposta. O BSC também apresenta forte relação com a estratégia organizacional, meio pelo qual as empresas definem onde querem estar no futuro.

Como podemos entender o BSC? O BSC é uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho. Ele possui uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros. Os indicadores não financeiros têm o objetivo de trazer à tona coisas intangíveis que proporcionam valor para os clientes.

Como é o processo de BSC? Para as empresas colocarem em prática o BSC, são necessários quatro passos: Passo 1: Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da empresa. Por exemplo, definir indicadores ligados ao objetivo da empresa de ser a líder de mercado daqui a cinco anos. Passo 2: Comunicar e criar vinculações, envolvendo as pessoas no processo BSC, definindo os responsáveis e declarando os indicadores. Passo 3: Planejar e estabelecer metas para que as pessoas identifiquem quais são suas contribuições específicas Passo 4: Aprender e receber feedback estratégico, buscando melhorar continuamente o processo por meio das respostas retornadas.

Então, observe que a ferramenta também serve de comunicação estratégica para o envolvimento amplo das pessoas da empresa.

Já os indicadores do BSC devem ser formulados a partir de quatro perspectivas: 1. Perspectiva financeira

© DIREITOS RESERVADOS Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Conjunto de indicadores financeiros que levam em conta os objetivos estratégicos econômicos. Por exemplo, a taxa de redução de custos. 2. Perspectiva dos clientes Indicadores que permitem a identificação, a avaliação e a comunicação das propostas de valor dentro da empresa, em relação aos segmentos de clientes e mercados. Aqui poderia ser o nível de encantamento que se está conseguindo em relação às expectativas dos clientes. 3. Perspectiva dos processos internos Indicadores que estão direcionados para a elevação dos níveis internos de qualidade na busca pela excelência. Um bom exemplo pode ser o índice de redução de defeitos nos produtos ou de retorno dos clientes para manutenção do serviço. 4. Perspectiva do aprendizado e crescimento Conjunto de indicadores que visa a dar suporte à estrutura do BSC e motivar os funcionários a participarem das decisões da empresa. Neste caso, podemos falar em números que representam a intensidade de inovação de produtos e serviços que os funcionários estão alcançando. Agora você já sabe os principais aspectos do BSC como uma importante ferramenta de gestão.

© DIREITOS RESERVADOS Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

View more...

Comments

Copyright � 2017 SILO Inc.